quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

“The BMW files” - por Hugo Figueiredo

Antes que pudessem pensar que a rubrica sobre a minha colecção dos modelos Jagermeister tivesse caído nas “brumas da memória”, aqui está então o segundo capítulo dos…

“The BMW files”

“BMW Files” nº2… o BMW M1

Pois é, o tempo não tem sido favorável à escrita lúdica, é verdade… mas aproveitando o embalo do campeonato que se avizinha e pelo interesse que o “Troféu M1” tem suscitado, achei pertinente abordar o próximo BMW da minha já extensa lista com o belo M1 de que sou feliz proprietário. Assim sendo, apresento-vos a edição da Fly para o BMW M1 com que Kurt König disputou o campeonato DRT de 1982:


Resta-me acrescentar que DRT corresponde a “Deutsche Rennsport Trophäe“ e foi uma competição alemã disputada nos finais dos anos 70 e inícios dos 80 para carros de Grupo 2 e 4, que corrida em paralelo com o DRM que envolvia os Grupos 5 e 6 e posteriormente o regulamento de Grupo C. O BMW M1 de Kurt König disputou a Divisão I do DRT, obtendo este piloto a 8ª posição com 81 pontos, subindo em 1983 para 6º com 124 pontos (fonte: http://wsrp.ic.cz/tablerstrophae.html#1982-).
Ao invés do artigo anterior, disponho de uma foto do veículo real, e vou compará-la com uma imagem frontal da miniatura:










Do pouco que é possível comparar, talvez salte à vista a dimensão pouco realista das entradas de ar circulares debaixo dos faróis. Os “logos” do conhecido sponsor aparecem nos locais correctos, embora pareça que o “logo” do capôt esteja ligeiramente deslocado para cima: no carro real a linha inferior das letras coincide com a linha inferior dos faróis escamoteáveis, ao passo que na miniatura este encontra-se mais acima… talvez pela necessidade de colocar o emblema da BWM, que é bem perceptível no modelo, mas pouco visível no carro real.
Outro pormenor que parece destacar-se respeita à largura do grande “alleron” traseiro. Este aparenta ser quase da largura dos guarda-lamas na imagem do modelo real, mas na miniatura parece um bocado estreito, como esta foto apresenta:


Como se pode ver, as aletas laterais parecem não ter a largura do interior do guarda-lamas. Mas são apenas pormenores, e o ângulo da imagem do modelo real não é esclarecedora. Como não posso precisar o ano da fotografia do carro real, e sabendo que Kurt König disputou o DRT com este carro em 1982 e 1983, poderia ser um modelo posterior.
Assim sendo, tenho de admitir que estou perante um belo modelo histórico, bem reproduzido pela Fly e com as cores da Jagermeister, melhor fica… um candidato ao “melhor BMW da minha colecção”, votação que para a qual confesso estar com muitas dificuldades em atribuir um vencedor… se é que posso fazer tal!

Até ao próximo “BMW Files”, com a promessa de vir a falar de um modelo de outro fabricante, a Revell (só para não enjoar da Fly…) Até lá, fiquem bem, e desfrutem de mais algumas imagens do belo M1:


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