segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Toféu BMW M1 (1) - Texto de Hugo Figueiredo

O pódio da primeira prova do troféu BMW M1, com Paulo Mendes a levar a melhor sobre os oponentes

Nos carros, o belo colorido destes modelos, com alguns de rara beleza
O “Troféu BMW M1” iniciou-se na passada sexta-feira dia 16 com 9 pilotos a comparecerem. Paulo Mendes é o primeiro líder, após uma corrida muito disputada. Algumas ausências foram notadas: após ter dado nas vistas nos treinos, Rui Mota não compareceu à prova. A aguardada presença de Acácio Sousa gorou-se, mas o vistoso modelo que este piloto preparou foi entregue a Paulo Oliveira.

A qualificativa rodou-se na calha “vermelha”, o que acabou por acalmar os receios dos pilotos que haviam sido sorteados para rodarem primeiro na ordem de saída. Emídio Peixoto obteve a “pole", confirmando o até então favoritismo que lhe era atribuído, ao parar o cronómetro com um tempo de 8.139 s. Paulo Mendes consegue o segundo posto, Francisco Matos o terceiro e Luís Azevedo em quarto lugar fecharam o lote dos pilotos da segunda manga. Paulo Oliveira foi relegado para a 1ª manga por 20 milésimos, seguido de Augusto Amorim, Vítor Lopes, António Maia e Hugo Figueiredo, pela ordem respectiva.
A primeira manga teve Paulo Oliveira como o piloto melhor cotado


A 1ª manga foi dominada de fio a pavio pelo BMW verde e branco do Paulo Oliveira, cuja supremacia não permitiu veleidades dos oponentes. Augusto Amorim e Vítor Lopes pareceram em espaços lutar pela segunda posição, ao passo que António Maia via-se “aos papéis” com a estabilidade do seu bólide e em consequência disso teve muitas saídas de pista, que o Hugo Figueiredo aproveitava uma vez que o seu modelo apresentava um ritmo muito lento, fruto de uma preparação sofrível. Com o andamento da manga, o Paulo Oliveira aumentava a vantagem, mas as novidades começavam a surgir para o meio do pelotão. Vítor Lopes sofre algumas falhas mecânicas que o forçaram a um par de visitas à “box”, entregando assim o 2º lugar a Augusto Amorim. Discretamente, o Hugo aparecia a 2 voltas deste último, distância que durou desde a metade da manga até à entrada da última calha. No entanto, as dúvidas foram desfeitas rapidamente, já que o Hugo não conseguia tirar proveito de uma calha mais favorável e até perdeu outra volta, terminando a 3 de Augusto Amorim. Vítor Lopes obteve o penúltimo lugar da manga, e o “apito final” foi música para os ouvidos de António Maia, a pôr fim a uma corrida muito difícil.

A segunda manga, proporcionou uma das lutas mais equilibradas entre a totalidade dos pilotos participantes

Com uma boa marca obtida pelo Paulo Oliveira (213 voltas), os pilotos da 2ª manga sabiam que teriam de se esforçar, mas com o arranque desta, rapidamente se percebeu que “a música era outra”. Com um ritmo frenético e algumas trocas de liderança, Emídio Peixoto assume a liderança com o Francisco Matos sempre na sua sombra. Paulo Mendes sofre alguns percalços e atrasa-se ligeiramente, ao passo que o Luís rodava num ritmo também rápido, mas insuficiente para perseguir a dianteira. A vantagem que o Emídio conseguia com os seus tempos rapidíssimos era no entanto minimizada com alguns deslizes, principalmente na calha “branca”, que permitiram ao Francisco Matos e ao Paulo Mendes aproximarem-se. Num final de prova a pedir nervos de aço, Paulo Mendes consegue uma boa vitória sobre o Emídio por sensivelmente meia volta. Para se perceber o equilíbrio desta manga, o terceiro classificado ficou igualmente a pouco mais de meia volta do Emídio, mas foi por 5 metros que assegurou o último lugar do pódio. Todos os pilotos desta manga conseguiram classificar-se à frente dos da 1ª, já que o Luís Azevedo conseguiu mais duas voltas do que o Paulo Oliveira.

No final, Paulo Mendes salta imediatamente para o primeiro lugar da tabela, mas o Emídio minimizou o prejuízo ao obter os bónus da “pole” e volta mais rápida.

Após uma prova bem disputada, espera-se a presença de mais pilotos para continuar com o bom espectáculo. Espera-se ainda uma subida de prestações por parte de alguns pilotos que levaram já “trabalhos para casa”.

Classificação na Prova
1º - Paulo Mendes – 216 Voltas
2º - Emídio Peixoto – 216 Voltas
3º - Francisco Matos – 215 Voltas
4º - Luís Azevedo – 215 Voltas
5º - Paulo Oliveira – 213 Voltas
6º - Augusto Amorim – 207 Voltas
7º - Hugo Figueiredo – 204 Voltas
8º - Vítor Lopes – 198 Voltas
9º - António Maia – 189 Voltas

Classificação no Campeonato
1º - Paulo Mendes – 15 Pontos
2º - Emídio Peixoto – 14 Pontos
3º - Francisco Matos – 10 Pontos
4º - Luís Azevedo – 8 Pontos
5º - Paulo Oliveira – 6 Pontos
6º - Augusto Amorim – 5 Pontos
7º - Hugo Figueiredo – 4 Pontos
8º - Vítor Lopes – 3 Pontos
9º - António Maia – 2 Pontos

4 comentários:

  1. Grande Mendes............parabens tambem aos restantes e á organização por ter conseguido aliciar um bom leque de pilotos.

    Abraços do Médio Oriente

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  2. Em nome do GT Team,

    ......obrigado pelo elogio.

    Um grande abraço

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  3. olá árabe, obrigado pela parte que me toca,enganeios bem.quando voltas.e tu mota M1 nada.abaço

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  4. Ora viva caríssimo Mendes.

    De M1 nada, porque tenho medo. E ainda por cima com um Aguilar que vos deu na cabeça daquela maneira, bolas, nem me meto....

    Um abraço,

    Rui Mota

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