No campeonato, Emídio Peixoto teve domínio incontestável, e Augusto Amorim seguiu-lhe os passos para o segundo posto. Luís Azevedo ficou-se pelo terceiro degrau.
O pódio da prova com o incontestável vencedor Emídio Peixoto ao centro, Luís Azevedo à sua direita e Hugo Figueiredo o terceiro à sua esquerda.
A última prova do Campeonato “GT Open” decorreu no passado dia 17 nas instalações da “Stop Car - Club Slot de Braga” e consagrou Emídio Peixoto como o primeiro campeão desta categoria. Numa prova em que compareceram 10 pilotos, a luta pelo ceptro estava entregue ao Emídio e ao Augusto Amorim, com vantagem para o primeiro. Luís Azevedo e Hugo Figueiredo teriam de decidir entre si quem obtinha o 3º lugar do campeonato.
Nesta prova assistiu-se a uma escolha generalizada do Peugeot 406 Silhouette da Spirit com metade dos pilotos a usar este modelo. Dois Mosler da NSR, outros dois Mosler da Ninco e um Toyota Supra da Ninco fechavam o lote que entrou para o parque fechado.
A qualificativa rodou-se na calha “branca” que se apresentava muito rápida. Emídio Peixoto chamou a si a “pole” com um tempo de 8.102 s. Augusto Amorim nada pôde fazer para contrariar a superioridade do Emídio, como atesta o seu tempo de 8.265 s que lhe daria o 5º lugar à geral, o último a ser apurado para a 2ª manga. Hugo Figueiredo arrecadou o 2º posto (parecendo finalmente ter exorcizado o azar que o perseguiu nas 2 provas anteriores), sendo o Luís Azevedo 3º e o Vítor Lopes 4º. Para a 1ª manga, tivemos o Paulo Mendes, o Francisco Matos, António Maia, Eduardo Carvalho e António Bernardino, pela respectiva ordem.
Foi notável a rapidez dos pilotos da primeira manga, aqui comprovada pela dificuldade na focagem dos próprios pilotos no posto de pilotagem.....
.....pelo contrário, os carros já foram um pouco mais calmos......
A 2ª manga começou com um início de prova fortíssimo da parte do Emídio Peixoto (embora tenha sido curioso ver todos os pilotos a rodar com muita cautela após o arranque, mas rapidamente impondo o ritmo a seguir). Nesta fase o Emídio bateu o recorde desta pista neste campeonato com uma volta mais rápida de 7.840 s. Hugo Figueiredo rodava em 2º com o Luís a pressionar em 3º lugar, enquanto Vítor Lopes e Augusto Amorim se “entretinham” com uma luta a dois. O andamento da manga mais não foi senão confirmar a superioridade do Emídio que venceu com uma vantagem de 8 voltas! O Luís Azevedo numa última calha bastante aguerrida conseguiu anular o défice de 2 voltas que tinha para o Hugo Figueiredo e saltou para o 2º lugar da manga, sendo o Hugo relegado para 3º, surpreendido pelo seu rival (mais um duelo Peugeot / Mosler favorável ao primeiro…). Augusto Amorim teve uma corrida que alternou entre uma boa demonstração do seu novíssimo Peugeot 406 com alguns percalços que o atrasaram irremediavelmente. Pelo meio ainda ensaiou novas posições de pilotagem, mas sempre muito regular e obteve assim o 4º lugar da manga com 2 metros de vantagem para Vítor Lopes (e mais outro duelo Peugeot / Mosler favorável ao primeiro… em 4 duelos, ficou 3-1…). Estes pilotos terminaram a apenas 2 voltas dos lugares do pódio.
No final todos os pilotos da 2ª manga se qualificaram à frente dos da 1ª, mas apenas por uma questão de metros, já que o Vítor Lopes superou o Paulo Mendes por 5 metros.
Emídio Peixoto assegurou o título de forma dominadora ao vencer esclarecedoramente, amealhando ainda a volta mais rápida e “pole”. Luís Azevedo assegura o 3º lugar da geral com menos uma prova realizada. O 3º lugar de Hugo Figueiredo não permitiu melhorar o seu 4º lugar na tabela, mas conseguiu regressar aos pódios após parecer finalmente encontrar o equilíbrio do seu Mosler da NSR. Augusto Amorim obteve o 2º lugar, num campeonato em que utilizou 4 modelos diferentes (2 Peugeot, 1 Mosler Ninco e 1 Honda NSX), mas sempre muito rápido.
1º - Emídio Peixoto – 219 Voltas
2º - Luís Azevedo – 211 Voltas
3º - Hugo Figueiredo – 211 Voltas
4º - Augusto Amorim – 209 Voltas
5º - Vítor Silva – 209 Voltas
6º - Paulo Mendes – 209 Voltas
7º - Francisco Matos – 206 Voltas
8º - António Maia – 198 Voltas
9º - Eduardo Carvalho – 197 Voltas
10º - António Bernardino – 196 Voltas
Classificação no Campeonato
1º - Emídio Peixoto – 81 Pontos
2º - Augusto Amorim – 65 Pontos
3º - Luís Azevedo – 56 Pontos
4º - Hugo Figueiredo – 48 Pontos
5º - Paulo Oliveira – 24 Pontos
6º - Vítor Lopes – 21 Pontos
7º - Rui Mota – 20 Pontos
8º - António Maia – 19 Pontos
9º - Francisco Matos – 19 Pontos
10º - António Bernardino – 11 Pontos
11º - Paulo Mendes – 11 Pontos
12º - Daniel Lima – 8 Pontos
13º - Nuno Aguilar – 6 Pontos
14º - José Eduardo – 6 Pontos
15º - Carlos Alvim – 5 Pontos
16º - Eduardo Carvalho – 3 Pontos
17º - Rui Loureiro – 2 Pontos
18º - Sérgio Gaspar – 1 Ponto
19º - Filipe – 0 Pontos
E assim, na tabela do Ranking por modelos, o Peugeot da Spirit foi o claro vencedor sobre o rival Mosler da NSR que também brilhou neste campeonato. O Mosler da Ninco,o claro dominador do início do campeonato, acabou por se quedar pelo quarto posto, sendo os respectivos registos de pouco significado pela escassez de presenças havidas.
1º - Peugeot 406 Silhouette - Spirit - Média de 9 pontos por prova
Espero que tenham apreciado este campeonato, e aceitam-se sugestões para uma revisão do regulamento onde acharem necessário.
ResponderEliminarParabéns ao campeão, e até uma próxima reedição...
Hugo
Viva Hugo!
ResponderEliminarBem se vê que este campeonato foi gerado nas entranhas da tua alma...
Parabéns também para tí e tua iniciativa e para quem consegue estar como tú no slot ......
Um grande abraço....
Meus Caros Amigos Mota e Hugo:
ResponderEliminarGostei muito deste campeonato, nomeadamente pelo facto de decorrer em duas pistas diferentes, as quais obrigavam a diferentes afinações nos carros e nos punhos.
Agora espero um campeonato GT que admita apenas carros de transmissão inline ... uma espécie de transição dos Acura e do GT-Open, mas sem os NSR ou os Spirit!!
Organizem e regulamentem que eu lá estarei para participar.
Também gostava de um campeonato de resistência com equipas de dois pilotos ... o mesmo podia decorrer também nas duas pistas aos Sábados e ter a duração de 3 horas. Fica a ideia, pois era a forma de treinar um pouco mais as provas de resistência.
Finalmente, fica o eterno pedido de um campeonato regional de Rally ... já sabem que é uma das minhas paixões.
Um abraço para todos os slotistas!!
Concordo com o Sr. Emidio, numa resistencia era capaz de participar nunca se sabe, num rally participava de certeza
ResponderEliminarCaríssimos Emídio e Zé Pedro (José Marques)!
ResponderEliminarÉ sempre bom contar com sugestões de apaixonados que têm convivido com o nosso hobby de forma tão convicta, integra e sincera.
Devo adiantar que a ideia relativa ao campeonato de GT’s está pensada e é de todo coincidente com a agora por ti Emídio sugerida, faltando o refinamento da formula e respectiva calendarização.
As resistências são uma questão em aberto e a ser explorada muito provavelmente entre as duas partes interessadas, isto é, entre o “GT Tem Slot Clube” e o “Club Slot da Braga”. Para tal, terá que ser necessário reunir as duas partes para finalmente se definir o calendário.
Já a restante se torna um pouco mais complicada. Tendo eu consciência de que a passagem do Slot pelo mundo dos ralis se torna sem dúvida alguma uma mais valia, a avaliar pela quantidade de entusiastas que arrasta sempre, é no entanto daquelas situações por mim absolutamente incontornáveis e irrealizáveis, em virtude de não existirem instalações para a realização dos mesmos e não haver autonomia da parte de ninguém a não ser do próprio Paulo Oliveira, para a disponibilização do espaço existente. E assim sendo, há questões comerciais que teremos que respeitar “para pena nossa” e ficar também ao sabor da maré dos interesses do próprio Paulo, nos quais pretendo interferir o menos possível.
Mas a existência dos mesmos cá em Braga não corre qualquer perigo, visto ser uma das formulas que irá ser explorada pelo “Club Slot de Braga” e irão decorrer nas instalações do “Automóvel Clube do Minho”, sito no Kartódromo de Braga.
Um abraço
olá pessoal. para quando classicos mas de rodas estreitas , tipo(ferraris,porsches,jaguares,cobras etc..)só gts tambem não. abraço
ResponderEliminarOlá Mendes.
ResponderEliminarNão é possível fazer de tudo e as tendências são muitas.
Vai lançando a boca....e se colar....
Um abraço,
Rui Mota