segunda-feira, 6 de julho de 2009

Clássicos de Le Mans - 4 Horas

.

Eduardo Carvalho e Emídio Peixoto, os vencedores desta resistência levada a cabo para modelos clássicosUm pódio que preconiza um domínio avassalador por parte dos "Porsche 917 Spyder", de fabrico "Fly - GB Track". Parece ter sido a aposta acertada desde o início pois foi também a escolha da maioria dos participantes.

Foi levada a cabo pelo "Club Slot Braga", nas novas instalações daquele Clube, uma prova de resistência de 4 Horas para modelos clássicos de "Le Mans", que ironicamente acabou por ter como dominadores, os três representantes de modelos de "Can-Am".

De elogiar de imediato a iniciativa, pois este tipo de modelos são muito pouco aproveitados para esta actividade, embora tenham um grande número de fãs e o excelente ambiente humano que ali se viveu.

Obrigou desde logo a que se partisse quase do zero. Ninguém sabia sequer qual seria a melhor opção, pois se por um lado o regulamento proibia uma série de interessantes modelos, deixava ainda em aberto uma quase infinidade de outras opções.

Depois de ultrapassada essa primeira dificuldade, restava o trabalho de laboratório na pesquisa das melhores evoluções. Acabou por ser engraçado constatar que três das equipas participantes, tiveram a mesma escolha do modelo. Provavelmente o 917 Spyder será mesmo uma das melhores apostas.


Da parte de Hugo Figueiredo, surgiu esta iniciativa de abrilhantar o espaço da prova, com esta pequena exposição dedicada aos modelos da "Ferrari", onde estiveram expostos alguns dos mais representativos modelos de competição desta marca.

(em cima) Rui Costa e Filipe Vilas Boas, os menos afortunados nesta resistência.

Entretanto, um aliciante extra era constituído pela presença de Rui Costa, o nosso correspondente em Londres, que teve a oportunidade de dar uma perninha numa equipa formada com Filipe Vilas Boas, acabando por fazer recair a opção no "Ford GT 40" da "Fly". Infelizmente para esta dupla, para além da pouca experiência nesta pista de Rui Costa e a pouca experiência ainda de Filipe Vilas Boas, viram-se ainda por cima na contingência de ter que trocar de motor no decorrer da prova. Claro que o resultado não poderia ser de gabarito, mas foi uma boa presença destes dois pilotos, que tão bem sabem estar na modalidade.

Quanto à prova em si, que funcionou já um pouco como prova de preparação dos pilotos para a resistência que se avizinha das "24 Horas do Porto", acabou por ser mais uma luta entre o "Club Slot de Braga - Smoke Off" e o "Braga Slot Racing", que muito embora na qualificação e no inicio da prova, levasse até a crer que fosse mais intenso o despique pela vitória, no desenrolar da prova no entanto, a equipa da casa "Club Slot de Braga - Smoke Off", formada por Eduardo Carvalho e Emídio Peixoto, acabou por se superiorizar categoricamente, ao longo do decorrer da mesma.

(em cima) A equipa formada por Augusto Amorim, Francisco Matos, Luís Azevedo e Nuno Aguilar - este último não se encontrando na imagem - acabaram em segundo lugar, depois de intensa luta nos momentos iniciais, com a equipa que viria a vencer.

A disputa pelo terceiro lugar, acabou por ser aquele que mais suspense acabou por provocar, pois os últimos 20 minutos foram decisivos para que a equipa "Club Slot de Braga - Smoke On" se impusesse ao Team "Scuderia Ferrari SPA", numa nostálgica luta "Porsche / Ferrari", em que Vítor Lopes e José Eduardo, impuseram ao seu Porsche 917 Spyder ao Ferrari 312 P de Hugo Figueiredo e António Maia.

José Eduardo e Vítor Lopes (imagem de cima) dois eternos brincalhões, impuseram o seu andamento aos representantes da máquina italiana, Hugo Figueiredo e António Maia (imagem de baixo - nem o traje lhes valeu).

A quinta posição foi ocupada pelo "Clube Slot de Braga - Bons rapazes", que valendo-se dos azares da "Ariouro Team Slot", acabaram por ter um final de prova descansado pois a diferença para a equipa que lhes precedia era também desmotivadora de um qualquer forcing.

Miguel Queirós em formação com António Bernardino no Team "Club Slot Braga - Bons Rapazes", lograram finalizar a prova na quinta posição.

Foi pois mais um sábado bem passado sob a organização do "Club Slot de Braga", com aquelas máquinas nostálgicas de tempos idos, que de tão agrado generalizado são.

Parabéns "Club Slot de Braga" por mais esta jornada tão bem cumprida.

A grelha de partida, com os três "Porsche 917 Spyder" nos três primeiros lugares.

Para uma reportagem mais completa, seguir o Blog do "Club Slot Braga".

8 comentários:

  1. Olá Mota.

    Obrigado pelos comentários.

    Foi de facto uma prova muito divertida. Como dizes, são modelos muito pouco aproveitados mas que convenientemente preparados dão corridas muito competitivas e de muito belo efeito visual. Não estive envolvido em grandes lutas por classificação. Por um lado os azares da Ariouro e por outro o andamento superior da Scuderia Ferrari colocaram a nossa equipa numa posição assim o impediram. Mas ver o Lola T70 a rolar na pista foi uma diversão muito grande durante as mangas que disputei.

    Relativamente ao carro vencedor (e segundo e terceiro classificado...), como grande conhecedor que és da história da Porsche em geral e do 917 em particular, tens razão, não é um Le Mans autêntico... foi-me questionado se seria possível entrar com esse modelo e eu li erradamente um artigo sobre um 917 que correu em Le Mans em 70 em versão coupée, depois foi convertido em spyder, tendo disputado as European Interseries em 71. Enfim, vai-se pesquisando e aprendendo um pouco de história também.
    De qualquer forma, esse é um detalhe que será corrigido para as Le Mans series a começar em Setembro. Tanto mais que foi evidente a superioridade deste modelo relativamente aos outros, como tal haverá o perigo de um campeonato que se pretende colorido e diverso em termos de modelos se torne um troféu monomarca...

    A iniciativa do Hugo que contou também com a participação do Maia em trazer alguns artigos alusivos à Ferrari foi também muito positiva e acrescentou grande colorido à envolvente da corrida. Parabéns aos dois. Tanto mais que participaram com o que foi, quanto a mim, o mais belo minimodelo da prova, o 312P.

    De resto a prova correu muito bem, é há que dar uma nota ao Paulo Mendes, que apesar de não ter podido participar por motivos pessoais, ainda esteve presente durante os treinos para ajudar à afinação de vários carros e acabou por ceder gentilmente pelo menos 3 dos carros participantes: o 917Spyder da Fly que ganhou a prova, o Lola T70 Fly com participei juntamente com o Bernardino e o Gt40 Fly com que o Rui e o Filipe concorreram. Um grande abraço ao Mendes, que é também um dos grandes slotistas de Braga, não só pelo nível técnico com que prepara os seus minimodelos mas também pela disponibilidade com que ajuda os demais participantes.

    Em jeito de conclusão de uma mensagem que já vai muito longa, parabéns a todos os participante por uma bela prova, bem disputada e sem incidentes e obrigado pela presença de todos. Espero que se tenham divertido.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel.

    Um comentário quando cheio de conteúdo, nunca é longo.

    E através do teu comentário, detectei já um erro no artigo que escrevi, pois estava convencido que o GT 40 participante era da Scalextric / Superslot e percebi agora que de um Fly se tratava.

    Bom, mas isso nem é de grande importância. Foi bom saber que tudo correu bem e que foi também do agrado de quem participou. Daqui louvo também a tua iniciativa, pois tens conseguido empreender e prender o pessoal com iniciativas várias e de variado interesse. Não fora um imprevisto "previsto" e também me tinhas por aí apanhado. Infelizmente assim teve que ser, se bem que sinto também, se bem que há distância, algum orgulho no segundo lugar final do "Braga Slot Racing", pois a escolha do carro utilizado foi minha e o carrito também é meu. Parte da sua preparação também foi minha, mas claro, o Augusto como bom preparador que tem mostrado ser, acabou por dar os retoques finais.

    Quanto à participação dos 917 Spyder, eu também reparei que não se tratam de carros de "Le Mans", mas sim "Can-Am", mas como o regulamento permitia e eu tinha um fora da colecção, nem olhei para trás. Mas o facto de não ter faróis é sempre importamte no caso dos acidentes, mas existe por exemplo editado também pela Fly um Porsche 908/3 que participou em Le Mans e que no modelo de Slot, apenas surge a simulação dos mesmos e também os Chevron participaram em Le Mans e julgo que também poderiam ter entrado. No entanto esses já poderia participar sem espinhas. Julgo que mais importante, não é alguma falha que tenha existido da tua parte, mas a permissão de todo o tipo de clássicos.

    Afinal, o problema pode estar apenas no nome que se deu à prova.

    O tipo de carros permitidos é que conta e esses, são um encanto.

    Mais uma vez Miguel, parabéns.

    (Há, estou de acordo, o 312P foi a mais bela máquina que participou....)

    ResponderEliminar
  3. O 312P podia ser o mais belo (veio da Racer, por isso só podia, nao é?), mas era bem penoso ver os outros bólides a passar por ele na recta que nem flechas... esse nao paravam para apreciar as linhas!


    Eu bem disse ao Maia que com um "3 Litros" nao íamos lá... :)

    ResponderEliminar
  4. Olá caro amigo Mota,

    Realmente foi complicado a historia desta resistencia...
    Comecei por pensar em preparar um Ferrari P4 da Racer... Tudo muito bem, ate que coloquei o carro na pista e por muita lima que podesse dar, ficava com a altura de um camião... Depois passei ao GT40 da Scalextric... Achei que o carro poderia dar um bom classico para esta prova.. Ate que deu, mas como ao montar tivemos que lhe mudar o patilhão... lá se foi o carro! Não havia tempo para "trabalhar" outro patilhão.. Assim que e na ultima hora, fomos á garagem "mendes" ver o que por lá havia.. E não é que lá estava um GT40?? Pronto, vamos com esse mesmo!
    Pois, tudo muiot bem, mas o motor saltava e mesmo com fita, a coisa andava muito mal! Aparte dsito, o nosso motor rendeu cedo a alma ao criador... enfim, coisas das corridas! parte de tudo isto, tenho é que pedir desculpa ao Rui, nosso amigo " interncional", pois não lhe consegui proporcionar um carro que pelo menos não desse problemas... Desculpa lá Rui! è o que dá fazer as coisas em cima do joelho!

    Mesmo assim, lá fomos penosamente até ao fim... valeu a pena! Alis vale sempre a pena estar a disfrutar de bons momentos e com gente boa.. Assim vale sempre a pena! Espero meu amigo Mota, que no Cameponato que se vai realizar, tenhamos o przer da tua companhia... disfrutando dos carros de uma epoca que tanto aprecias!
    Um abraço

    Filipe Vilas Boas

    ResponderEliminar
  5. Pois é Hugo, eu como Porschista, estava na disposição de correr contigo num Ferrari e tú desprezaste-me, portanto, acabaste por ser castigado por "Ferdinand Porsche", fez-te macumba..., he, he, e agora não te queixes que os Porsche passavam e nem apreciavam "ESSAS BELAS LINHAS ......"

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipe.

    Acredita, que na actualidade és uma das pessoas associadas ao slot, que mais admiro. É de facto fantástico esse teu amor à causa. E é isso que aprecio, não está em questão o resultado, mas a particpação.

    E é evidente que como novato neste mundo, não esteja ao teu alcance um mundo de modelos e acessórios como aquele que ao longo dos tempos lá fomos conseguindo juntar. É louvável pois que consigas fazer omeletes sem ovos. Mas claro, dificilmente o sabor será tão agradável quanto as que vamos conseguindo fazer. Mas ainda bem que existe um Mendes, que em muito me faz lembrar o Bernardino, quando emprestava carros a toda a malta.
    É inegável que este Mendes é fantástico, prontificando-se sempre para os maiores desenrasques.

    Mas foi pena sim, tanto azar, pois é sempre desmotivador, mas com o espírito e gosto pela modalidade com que sempre enfrentas estas competições, do mal o menos. Mas percebo-te quando lamentas não teres conseguido proporcionar mais competição ao nosso "viajante inglês", mas também ele compreenderá, que estas coisas são mesmo assim.

    Parabéns Filipe (apesar de tanto azar)e obrigado pela colaboração que sempre te prontificas a prestar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá amigo Mota,

    Sabes bem que eu levo isto como hobby que é, e como tal, é mesmo para passar bons momnetos e que no minimo e enquanto ali estou, esqueço de tudo o resto...
    Quanto ao resto, eh pah fiquei um pouco desgostoso, mas enfim, estas coisas acontecem!..
    E claro que, não por uma serie de azares que deixarei de por ai andar.. alias o proximo já lá estou! Pena é que não possa disponibilizar mais tempo á preparação e a entender melhor os "truques" e "manhas" que isto tem... mas , aos poucos lá chegarei!
    Como é de entender, quando monto um carro, é tudo perfeitamente de "serie", ou seja, rejo-me pelos regulamentos e vai do saco para o carro... mas, e é como tu dizes, há sempre um "Mendes" ou um "mota" por perto para dar umas dicas...
    Bem hajas e espero ver-te uma destes dias de punho em aste... a gatilhar claro que tu não és dessas coisas mais "agressivas"...
    Para finalizar, fico grato com as palavras, e sou mesmo assim.. não ando aqui pelas medalhas nem pelas taças... apenas pelo prazer e divertimento que isto me causa!!

    Fica bem
    Filipe Vilas Boas

    ResponderEliminar
  8. Viva Filipe.

    Bem hajas com esse espírito a este mundo.

    Quanto a mim, vais-me apanhar vais, eu não desisti!

    Apenas tenho tido contratempos. Infelizmente, esse campeonato que vai começar com os "Alfa", não vou fazer, primeiro porque não engraço com o fabricante em causa e segundo e em consequência do que acabei de escrever, não tenho carro nenhum.
    Mas não perdes pela demora....

    Um abraço Filipe.

    ResponderEliminar