sexta-feira, 31 de julho de 2009

Grupo 2 - Segue em frente?

.
Mas que belo confronto.


Chegado que foi às bancas o modelo Alfa Romeo de Grupo 2, através do fabricante "Auto Art", o nosso imaginário é obrigado a fazer um retrocesso de algumas décadas, até encontrar-mos nos resquícios da nossa memória, tão bonitos e empolgantes confrontos entre BMW e Alfa Romeo.



Felizmente ainda nos encontramos em pleno das nossas aptidões, para pelo menos conseguir-mos sonhar com semelhantes guerras, mas transportadas para a escala 1/32.

Graças a este fabricante e também à "Spirit", vemos agora transportado através do plástico e também para o plástico, aquelas guerras que se fizeram ao nível do asfalto.
Dois modelos muito bem conseguidos sobretudo quando transportados para a verdadeira escala para o qual estão destinados, parecendo bastante semelhantes e muito dimensionados para a continuação daquelas disputas dos anos 60 e 70.
De mecânica diferenciada, mas que apesar disso nada nos faz crer que sejam eternamente antagónicos, poderão ser desenvolvidos para com eles se estudar uma equivalência capaz de proporcionar aos adeptos tanto do carro italiano como do modelo alemão, umas disputas de encher o ego.
O modelo espanhol, vem provido de um berço no qual se integra um motor tipo "boxer" e o Alfa Romeo, não possui berço e dispões de um motor de caixa pequena. Sendo o BMW equipado de berço, permite a sua substituição por um outro para caixa pequena, o que os equivaleria em termos de motor.
Se por um lado o berço pode ser uma vantagem, por outro, encontramos um Alfa com uma largura de eixo posterior, bastante mais avantajada. Outra vantagem que se associa a este modelo é a inexistência de eixo à frente, o que lhe dá a vantagem do efeito diferencial.
Matérias para estudar, pois prevejo algo muito interessante nestes dois modelos.
E fiquemos a aguardar que os fabricantes se lembrem de outros ainda, como o Ford Capri e até os Mini's, que também militaram nestas interessantes guerras do grupo 2.
.

11 comentários:

  1. eh! eh! eh! ...

    campeonato grupo2?...

    ResponderEliminar
  2. Uau,
    ...então bora lá, eh! eh! ...

    Deixa-me só adivinhar, ....hem, deixa-me pensar, ...., VAIS DE ALFA!!

    ACERTEI?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. bolas...
    agora lês pensamentos, Mota?

    eh!eh!eh!

    Claro que vou de Alfa!

    O GTAm já está na mala.

    ...mas pelas primeiras voltas que já deu à pista, vai precisar de trabalho (muito!)...

    ...na boa, se fosse fácil não tinha piada!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Epá, dessa eu não sabia.

    Já rola?
    Boa notícia.
    Mas não sei se já andaste de BM.
    De fácil também não tem nada.

    Vamos vêr quem prepara melhor!

    Um abraço Miguel

    ResponderEliminar
  5. Já chegaram os Alfas? Tenho de mandar maos a um deles ! :O

    ResponderEliminar
  6. Olá Hugo.

    Já chegaram e estão peças muito interessantes.

    Vou fazer um comparativo entre este e o da Fly.

    Não sei é se ainda vais a tempo de apanhar algum.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá novamente Mota.

    realmente ainda não tive oportunidade de roalr com um BM. Mas vi o do Hugo a rolar e pareceu-me interessante.

    agora para um campeonato, temos que ver se há interessados e pensar como fazer o regulamento para igualar ou aproximar os andamentos. Sei que já houve uma ideia em tempos de fazer um campeonato de grupo 2. Será que permite esse nivelamento?

    Uma abraço.

    ResponderEliminar
  8. A parte mais interessante de ver o meu BMW a rodar em pista é quando ele "levanta a pata" e curva em 2 rodas... e o interesse está aí, será que cai ou vai continuar? :)

    ResponderEliminar
  9. Por mim um campeonato de Grupo 2 parece-me muito interessante, embora isso signifique dificuldades extra para mim, com estes carros mais instáveis, mas quem se lixa são os pistadores e a super cola.

    Pessoalmente gosto muito da condução deste tipo de carros embora se adivinhem diferenças maiores entre participantes.

    ResponderEliminar
  10. Olá Pedro.

    Claro que um campeonato deste tipo, eleva o grau de dificuldade, a começar logo na elaboração dos regulamentos.
    Não sabemos ainda se tal será sequer viável.

    Mas o giro seria apostar naquele modelo que fez as maravilhas da nossa geração e vêr até onde o conseguiriamos levar.

    ...e os pistadores estão lá para isso....

    Um abraço

    ResponderEliminar