quinta-feira, 30 de julho de 2009

Volkswagen Touareg - MásSlot - O Nº027

.
Numa iniciativa levada a cabo pelo periódico dedicado ao Slot "MásSlot" e um perfeccionista espanhol de seu nome "Espallargas", surge no mercado numa série de 150 exemplares numerados, de um modelo dedicado ao mundo do TT e que se trata de uma verdadeira obra de arte.
Réplica do modelo com que Carlos Sainz participou e quase ganhou a última edição do "Paris - Dakar 2009", mas que desta feita se realizou no território das "Pampas", esta miniatura é-nos disponibilizada numa embalagem desenhada especialmente para esta peça e vem numa base em resina a simular a ondulação das areias do deserto.
Na face interior da tampa da caixa, uma fotografia do piloto e um resumo do acontecimento, embelezam o conjunto pela parte interior da mesma.
Nasceu este bonito conjunto a partir de uma encomenda formulada directamente à "Scalextric / SCX", para deles lhes ser retirado todo o conjunto que compõe a parte mecânica e posteriormente aproveitá-la.
Mestre "Espalhargas", propôs-se proceder a todas as correcções existentes na carroçaria e posteriormente produzir essa parte do modelo, em resina.
Tarefa excelentemente conseguida, pois para além das correcções devidas, pormenores houve que foram deliciosamente melhorados.
O interior é uma dessas situações, com o eterno problema de que tudo o que ali foi desenvolvido se tornar quase imperceptível, dado o exíguo espaço que nos resta para possível observação.
No entanto, está lá o pormenor da fita amarela no volante para orientação do piloto, a latinha da "RedBull" presa ao Roll-Bar do lado do piloto, a rede por trás dos pilotos que dá sempre jeito para ali se depositarem aquelas coisas que esporádicamente andam a incomodar no habitáculo, um tablier simulado a parecer fibra de carbono, pilotos altamente detalhados, enfim, alguns pormenores valiosos, mas que serão de difícil avaliação, a menos que sejamos daqueles destemidos e corajosos artistas que acabam por abrir uma obra destas.
Exteriormente, numa comparação lado-a-lado com o correspondente mas corrente modelo da "Scalextric / SCX", o primeiro realce recai sobre as cores. Este é de um azul mais escuro e também o prateado é mais prateado. No modelo da "Scalextric / SCX", o prateado acaba por nos parecer por comparação, mais um cinzento-rato, do que própriamente prateado.

Passando então a uma observação exterior e orientada para as linhas da carroçaria, não sendo díspares as diferenças, elas existem e ainda são algumas.
Saltando e imediato à vista está o respiro do filtro de ar de que este Touareg vem equipado e que vai do capôt até à capota, subindo pelo pilar direito do pára-brisas, coisa inexistente no anterior modelo.
Na capota, as duas tomadas de ar existentes no anterior modelo e que ladeavam a grande tomada de ar central, desapareceram agora.
A traseira quase inalterada viu revistos os grupos ópticos e recebeu duas ventoínhas para refrigeração do radiador que se situa na zona central ao nível superior da capota. Anteriormente inexistentes, as linhas no entanto mantiveram-se inalteradas, pois essa mesma zona permitia que o ar passasse, funcionando como um pequeno aileron.

O capôt e a capota foram alvo também de alterações de relevo. No primeiro dos elementos, a abertura central existente e de consideráveis dimensões desapareceu, passando a totalmente liso. Na parte superior situada por cima da roda esquerda, foi também agora contemplada uma nova tomada de ar.
Na capota, surgem numa zona já mais recuada e uma de cada lado, grelhas de refrigeração em forma triangular, inexistentes também no anterior modelo.

Lateralmente nos guarda-lama frontais, sendo única no anterior modelo, a saída de ar quente do motor existente passou a ser tipo grelha.

A frente terá sido talvez aquela que mais alterações e atenção sofreu, não sendo no entanto ao nível das linhas própriamente, mas sim ao nível dos pormenores.
A grelha passou a ser justamente uma grelha e não uma simulação. Através dela observa-se agora uma das maiores delícias desta peça. Permite-nos então a observação dos pormenores que constituem o radiador e que está soberbamente representado.
O grupo óptico foi outro aspecto a receber alguma atenção, apresentando muito bom nível. É claro que aqui, a luz não existe tal como no modelo origial da "Scalextric / SCX", o que permitiu uma mais real reprodução.
Também as palas negras existentes mesmo na frente foram retiradas conferindo um aspecto mais aberto a esta frente.
Pormenores de acabamento como fechos e tampões em zinco-gravura, são outro dos aspectos que abrilhantam o modelo e que numa observação in-loco, permitem valorizar este que constitui de facto, um modelo a ocupar um lugar ímpar em qualquer colecção.
Não se admirem pois, se daqui a pouco tempo forem confrontados com preços exurbitantes para a aquisição de um destes brinquedos. A sua compra era possível por subscrição, não sabendo nós se nesta altura existe ainda essa possibilidade em aberto.
Em baixo, o modelo agora apresentado, ao centro, ladeado à direita na imagem pelo modelo original da "Scalextric / SCX" e à sua esquerda pelo Touareg do nosso representante "Carlos Sousa", ambos da anterior edição de 2008, que teve partida em Lisboa.


.

2 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Uma peça (a sua de escrita) de excepção.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  2. Uma vez mais, obrigado amigo Nogueira.

    Um abraço

    ResponderEliminar