terça-feira, 7 de julho de 2009

Finalmente, ei-lo - Porsche "Xlot - Ninco"

Finalmente, a "Xlot", a nova marca de origem "Ninco", faz chegar até nós o seu produto.
E fá-lo logo, com a introdução no mercado de dois modelos, um vocacionado para a velocidade e outro para os ralis. Bom, mecânicamente, tudo igual, simplesmente num deles surge apenas o piloto no seu interior, enquanto no outro, o cokpit é preenchido por piloto e navegador.


De muito boa aparência, exceptuando as jantes e os pneus que quanto a mim apresentam um horroroso aspecto, talvez se venham a tornar numa excelente aposta.
Com uma escala inusual no mundo do Slot, estes carritos maiores um pouco dos por nós habitualmente usados, são no entanto algo mais reduzidos do que a outra eleita escala amplamente explorada também e que é a 1/24.
Mecânicamente, um absolutamente renovado conceito. Recorrendo a um chassis metálico com a possibilidade de múltiplas afinações o que faz sempre o agrado dos aficionados, recorrem também a um inovador conceito de tracção. Desta vez abandonaram o tradicional jogo de pinhão/ cremalheira e apostam numa motricidade feita através de uma correia de borracha.
Claro que o pinhão e a cremalheira continuam a existir, mas não se tocam. É justamente a correia que faz a ligação, o que permite esticar ou aliviar essa força de tracção, ao mesmo tempo que suaviza a fricção da mesma.
Outros potenciais aspectos a explorar, são a afinação do chassis em termos de altura ao solo na zona posterior e anterior, a fazer lembrar os tão nossos conhecidos "Plaffit's" e a questão do patilhão que por ser basculante, obrigará por certo a algum cuidado e rigor de optimização de comportamento.


Adivinha-se também que em breve, este mesmo fabricante acabe por nos proporcionar o mesmo conceito, mas com a introdução das tão apreciadas "tracções às quatro".


Potencial parece não faltar, mas falta o teste dinâmico comprovativo, que sempre nos faz crescer a ansiedade.
Cheios de potencialidades estes novos carros à escala 1/28 e de origem "Ninco", por certo deixará alguns em pulgas, na expectativa de os poderem manipular a seu belo prazer.
.

4 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Parece coisa de "tolos", numa época de crise querer introduzir um novo tamanho, a não ser que seja para apanhar os clientes do 1/24.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  2. Às vezes a sorte protege os audazes. Além disso, é um sistema que foi anunciado há já alguns meses, pelo que este lançamento não deverá apanhar os adeptos desprevenidos.


    Eu pensava que o 1º lançamento seria o Porsche mas da decoração "Jagermeister" (não é que me interesse muito...)


    Quanto ao aspecto do carro, as rodas parecem tiradas dos brinquedos, espero que sejam de tampões e permitam retirar... ou entao que as jantes dos "recambios" nao sejam assim tão saídas da carroceria!

    ResponderEliminar
  3. Viva amigo Nogueira.

    De facto, em tempo de crise, mais perece doidice.
    Mas pode ser analisado por outra perspectiva. Se há crise, vamos inovar para captar novos clientes...
    Quanto à escala, sempre me parece mais adequada do que a 1/24.
    O tempo dirá se sempre se trata de uma boa aposta ou de um fiasco...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Hugo.

    ...não te ineressa muito, não!!!

    Também a mim me parece a pior parte de todo o conjunto.

    Como fazem rodas daquelas????

    Um abraço

    ResponderEliminar