No seguimento do excelente momento que se vive no Slot Bracarense e como forma de crescimento e fomento da modalidade, os membros do "Club Slot de Braga" e do "GT Team Slot Clube" reuniram-se com o propósito de unificação de esforços com o objectivo único de em estreita colaboração, levarem a efeito campeonatos de regulamentos comuns e provas repartidas entre as duas pistas que integram ambos os clubes.
Assim, criou-se já um esboço de regulamentos para alguns campeonatos, bem como uma pré-programação de datas para a realização dos mesmos.
Da reunião havida, transpomos então os tópicos dos campeonatos a que se chegou a consenso, relembrando que a elaboração e refinamento dos mesmos está ainda por elaborar e acertar.
Aspectos há ainda por definir, como a quantidade de provas por campeonato ou se deverão ser contabilizadas todas as pontuações conseguidas.
Assim que se determinem todas as variantes, os dois clubes fomentarão perante os interessados, todos os acordos finais.
Expõem-se então as propostas iniciais dos campeonatos, acompanhados de algumas imagens elucidativas dos modelos admitidos em cada um deles.
De notar que se está a pensar integrar na mesma jornada dos "Turismos Clássicos Americanos", uma prova intitulada "Liga Infantil", aberta a toda a criançada que o pretenda fazer. Os moldes ainda não estão na plenitude definidos mas as provas serão de mais curta duração, primeiro para minimizar a natural dificuldade dos pequenitos e para poder proporcionar num só dia a realização de duas jornadas.
1) Campeonato Clássicos
Modelos clássicos de fabrico “Fly”, que correspondam a modelos que tenham participado em Le Mans.
Obrigatória a existência de faróis em todos os modelos.
Motores “Slot.It” 21.500 rpm (cabeça laranja).
Dia da semana / Mês: Sextas - Setembro
2) Turismos Clássicos Americanos (Magnéticos)
Modelos americanos completamente de origem, incluindo o íman original.
Carros do fabricante “Scalextric/Superslot”.
Destinado basicamente a iniciados ou pilotos menos experientes com modelos desprovidos de íman.
Modelos: Ford Mustang, Chevrolet Camaro (2 modelos) , Chevrolet Corvette.
Dia da semana / Mês: Sábados - Setembro
3) Grupo C (Anglewinder)
Modelos do extinto Grupo C, do fabricante “Slot.It”.
Motorização “Boxer” do mesmo fabricante e posicionamento “Aglewinder”.
Dia da semana / Mês: Sextas - Outubro
4) Campeonato “BTCC-Braga Touring Car Championship”
Modelos participantes no campeonato mundial de turismos, do fabricante “Scalextric / SCX”.
Motorização “Slot.It” de 21.500 rpm (cabeça laranja), através de adaptador do mesmo fabricante, em posição “Inline”.
Dia da semana / Mês: Sábados - Outubro
5) Fórmula 1
Modelos da actual geração da “Scalextric / SCX”.
Não estão ainda definidas as motorizações a utilizar.
Dia da semana / Mês: Sextas - Novembro
Todos os modelos GT’s, dos fabrcantes “Ninco”, “NSR” e “Spirit”.
Em princípio, liberalização de motores tipo “Boxer”, em posição “Anglewinder”.
Dia da semana / Mês: Sábados - Novembro
Está a pensar-se dar algum incremento nestas três classes.
Para as categorias Rali e Resistência, pretende-se ocupar um sábado por mês para o efeito.
Os Clássicos vão ser só de Flys?
ResponderEliminarEntao e os Scalextrics? O meu P4? :(
Bom, para já parece excluído.
ResponderEliminarMas nada está ainda em termos definitivos.
A vêr vamos.
Um abraço Hugo
excelentes noticias :P
ResponderEliminara melhor ideia é do grupo C ;D
é pena o meu Porsche tar todo partido ;D
espero bem que se faça os rallies, e o Raid tambem
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarÉ de aplaudir o início, já quanto ao resto...
Tendo em atenção a crise, seria boa ideia uma classe "de origem", mas de origem mesmo, sem ter mais a despesa de outro motor, outro berço, etc, etc.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Boas.
ResponderEliminarHugo, é tudo negociável.
Por acaso não tens família em terra de bom presunto? (estou só a perguntar...) ;)
José, enquanto houver super-cola, nenhum carro está partido demais.
Caro amigo Nogueira, a sua sugestão é boa e está já prevista uma classe totalmente "original", os "Turismo Americanos". A seu tempo se estudarão outras hipóteses.
Um abraço.
Olá novamente.
ResponderEliminarCorrendo o risco de ser suspeito, uma vez que também participei na reunião, considero esta iniciativa um marco relevante no slot bracarense.
Não é inédita, uma vez que no passado já existiram iniciativas semelhantes. Mas pareceu-me que existe, de parte a parte, uma forte motivação e um interesse comum e genuíno.
Seguramente que a variedade de pistas e a diversidade de regulamentos permitirá que os actuais praticantes possam melhorar as suas habilidades de preparação e interpretação. Seguramente que o nível de competição e competividade aumentará como resultado. E nada melhor para cativar novos praticantes ou re-cativar praticantes que entretanto tenham deixado esta prática pelos mais diversos motivos.
Espero que esta iniciativa tenha de facto sucesso. Estou seguro que todos faremos para que assim seja.
Grande abraço.
Ora viva amigo Nogueira.
ResponderEliminarTal como é mencionado pelo Miguel Queirós, a classe dos "Tuismos Aericanos", foi pensada justamente naqueles que se querem integrar neste nosso mundo.
Uma vez que se tratam de modelos absolutamente de série, o investimento só é necessário para a compra do carrito e está justamente dentro do espírito que pretende.
Mas estamos sempre abertos a sugestões, não podendo nunca também esquecer, os interesses daqueles que são os que dão vida às provas, óbviamente....
Um grande abraço
Olá a todos.
ResponderEliminarNão sendo inédito tal como diz o Miguel Queirós, não há qualquer dúvida que o interesse na divulgação e unificação do slot, pelo menos em Braga, é nesta fase um marco que todos queremos atingir.
Da nossa parte só podemos agradecer o esforço também dispensado, da parte das pessoas do "Club Slot da Braga".
Vamos em frente.
Obrigado Miguel por teres proporcionado este primeiro avanço nesse sentido.
E obrigado também a todos os que quiserem colaborar neste esforço.
Ola caros amigos,
ResponderEliminarSendo eu um novato nesta coisa do slot de competição, quando comecei, fui dos primeiros a tentar que algo parecido com o que esta a acontecer, se consegui-se fazer! Pensei.. mas que raio, não somos assim tantos, e porque não fazer campeonatos nas duas excelentes pistas que temos? Porque dividir em vez de conjugar esforços? Finalmente e parece-me que esta no bom caminho... afinal um campeonato, por exemplo de 4 provas em duas pistas diferentes, podemos, e caso se mude o sentido da pista, ter 4 provas em 4 pistas diferentes! Seria excelente e talvez unico, a não ser nos rallyes claro!
Tiro o meu chapeu aos mentores desta ideia, principalmente aos responsaveis pelas pistas e pelos clubes em questão... bem hajam e aficnla, pensem sempre que quantos mais melhor, pois ninguem faz campeonatos sozinho! Congratulo-me com esta união de esforços, e para o que for necessário aqui estarei eu...
Fico neste momento á espera de mais desenvolvimentos sobre estes campeonatos, os carros permitidos em cada um, etc, etc....
Podem contar comigo como participante activo, e já agora tambem com o meu Herdeiro, numa ou noutra prova que possa surgir...
Um grande abraço deste entusiasta,
Filipe Vilas Boas
P.S. Realmente assim, o Slot em Braga servirá de exemplo a outras paragens, em que a atitude perante este hobby, é.. enfim, o que nós sabemos! Um bem hajam, Mota, Miguel, Augusto e Bernardino! Sem a vossa união de esforços, nada disto seria possivel! Meus sinceros parabens!
Obrigado Filipão.
ResponderEliminarMas não te sintas de fora.
Estou sinceramente a contar com a tua colaboração.
Todos te agradecemos.
Um grande abraço Filipe.
Oh Mota,
ResponderEliminarSe for para fazer Posters, podes continuar a contar comigo.. algumas ideias, tenho e já disse a quem de direito algumas delas! veremos se o tal evento vai em frente...
Ate já imaginei um titulo para esse evento :
"O Slot vai de Ferias.. mas nós vamos com ele!"... rssssssss
Um grande abraço
Filipe Vilas Boas
Boas, a todos os responsaveis por esta iniciativa e aos slotistas dos 2 clubes... PARABENS!
ResponderEliminarAbraços
EXCELENTE Filipe, EXCELENTE....
ResponderEliminarSó tenho mesmo é que contar contigo.
Já tens dados novos relativamente a isso ou não?
Para quem não percebe esta conversa, não se preocupem. Se vier aí coisa boa, é mesmo para todos. E digo desde já que é excelente e da iniciativa do Filipão...
Um abraço
Olá Daniel.
ResponderEliminarObrigado Daniel, mas como bom slotista que és, os parabéns também se encaixam na perfeição na tua pessoa.
Um abraço
Mota,
ResponderEliminarFicaram de me dar amanhã um Orçamento...
Depois digo-te alguma coisa!
Era bem interessante que fosse avante... um dia diferente e que para alem do convivio serviria para aproximar ainda mais as pessoas!
Um abraço e eu depois digo-te alguma coisa
Filipe Vilas boas
Miguel entao eu amostro te o meu Porscge pra tu veres, depois vamos ver quem é que tem razao ;D
ResponderEliminarViva a todos,
ResponderEliminarEstou no slot desde de 1987. A primeira prova que fiz foi um rally organizado pelo meu amigo e companheiro de equipa Nuno Aguilar. Prova que mudou completamente a minha vida. Comprei um carrinho no quiosque do Cramez e lá fui, cheio de intsiasmo para essa prova. Nunca tinha visto e nem sabia como eram os comandos. Nessa prova falaram-me de um clube, o CSB, sediado no Pub Sorriso,comandado pelo nosso conhecidíssimo Bernardino. Não sosseguei enquanto não fui até lá.A partir dessa altura meus sábados passaram a estar ocupados...
Toda esta introdução para dizer que apesar dos anos que pratico esta modalidade, nunca a assisti a altura tão boa em termos de camaradagem. Basta verificar, apesar de parecer uma situação irrelevante, a presença de crianças e algumas MULHERES nas nossas pistas. Penso que é um sinal claro deque o ambiente no slot está mais afável. Penso que a iniciativa do nosso slotista recente, Filipe Vilas Boas, em juntar a Família ao slot, porpocionando o convivio do slot com a família e das famílias entre si será muito positiva para cimentar o bom momento que se sente no slot em Braga(incluido Guimarães -não me esqueci de ti Zé Pedro).
Estando a frente do GTTeam, com a preciosa ajuda do Mota, nesta altura, e de outros aficcionados, do Miguel Queirós, do próprio Filipe Vilas Boas (não se podem dispensaros seus belos cartazes) espero (esperamos estar a altura das exigências.
Um Abraço a Todos
Augusto
PS.:Estamos abertos a sugestões e propostas de qualquer pessoa. Não se façam rogados em expô-las. Estou a falar por mim mas tenho a certeza que posso estender este pedido ao Mota e ao Miguel.
Viva Augusto.
ResponderEliminarBelo discurso.
Claro que da parte que me toca, sabes bem o quanto ando contente com a situação actual. Portanto, julgo não ser necessário acrescentar mais nada, pois desde que as coisas rolem bem oleadas, estou sempre de acordo...
Um abraço
Boas novamente.
ResponderEliminarAugusto, a tua mensagem alinha-se perfeitamente com o que temos conversado e com a direcção que pretendemos para a pratica do nosso hobbie na nossa cidade. Vamos trabalhar para uma maior dinâmica. E como dizes, esperemos estar à altura das exigências, que são muitas e variadas!
José, ficarias sem dúvida admirado com os milagres de reconstrução que se faziam (e ainda fazem) com os Plafit. Carros muito mais pesados (escala 1:24, com chassis metálico) e que quando saiam era sempre de forma violenta e com graves consequências para a carroçaria... que se recuperava para a prova seguinte... e nisto do slot o "impossível" é normalmente uma medida de preguiça ou falta de imaginação. ;)
Um abraço.
Olá Miguel.
ResponderEliminarTodos nos congratulamos com o esforço generalizado que se tem sentido. E assim, todos nos encontramos a remar para o mesmo lado, o que nos levará a bom porto.
Quanto ao Zé Pedro, a coisa é mesmo complicada. Ele não partiu a carroçaria, mas sim o chassis.....
Um abraço
Só uma ajuda, quando falam em GT's, mencionam a Spirit, que modelos deste fabricante tinham em mente?
ResponderEliminarOlá Pedro Correia.
ResponderEliminarTens toda a razão. Tratam-se dos "Peugoeot 406" tanto o coupé, como silhouette.
Apenas não publiquei nenhuma imagem, porque não tenho nenhum na minha colecção.
Em princípio, nos "Clássicos Le Mans" também vão ser admitidos os da "Scalextric/Superslot".
Posso nesta altura adiantar que o início dos campeonatos está agendado para se iniciarem a 11 de Setembro exactamente com os "Clássicos Le Mans" e a 12 os "Clássicos Americanos - Magnéticos".
Um abraço
Obrigado Mota.
ResponderEliminarQual político vira-casacas decidi assinar pela Chevrolet depois de ter jurado fidelidade à Ford. ;p
E se calhar vou mesmo de Peugeot 406 para os GTs, mas isso dependerá dos testes dinâmicos a realizar, em Novembro as responsabilidades já serão outras.
Abraço
Pedro Correia
E José Pedro, no teu caso, penso que comprando um chassis novo resolves o problema, e até não é caro, andará à volta dos 5 euros e aproveitas que saiu o Evo 1 para o 956.
ResponderEliminarpois saiu mas o raio da evolução do chassi é um nojo, o velho partido é melhor
ResponderEliminarOlá Pedro.
ResponderEliminarAqui não há vira-casacas. São competições e aqui quem apresentar melhores argumentos, na maior parte das vezes leva a melhor. Eu em princípio também vou apostar no Mustang, mas se conseguir o novo “Camaro”, é nesse que apostarei.
Nos GT’s, o 406 é mesmo um bom carro, mas talvez não o melhor.
Se procurares as notícias do início do Blog, talvez encontres resultados desse campeonato que já foi por nós feito.
Um abraço.
Bom dia “Maria de Lurdes”.
ResponderEliminarJulgo ser este nome uma artimanha de recurso do Zé Pedro que se terá pendurado nalgum computador de uma “amigalhaça”, para assim conseguir entrar e responder no Blog, já que se encontra de férias, logo, fora de casa e do seu computador.
É verdade que sim, a evolução parece não ter saído tão boa quanto o que tinhas e eu já andei a verificar nas minhas sobras e também não tenho nenhum que te possa valer. O único que tenho é “Inline”. Portanto Zé Pedro, nada feito a não ser que se consiga mesmo andar com o teu, “remendado”…
Um abraço e continuação de boas férias.
Boas Mota
ResponderEliminarTambém me parece que poderá haver outras alternativas melhores, mas por aí não estou muito preocupado, o campeonato apenas começará em Novembro e por isso irei esperar por definição dos regulamentos para escolher a montada.
Até porque tenho outro carro que poderá ser muito interessante se poder correr.
Abraço
Pedro Correia
Viva Pedro.
ResponderEliminarAtitudes ponderadas, pois claro.
Um grande abraço
Zé Pedro, se te servir de exemplo, a minha única vitória no campeonato LMP do GTTeam, do ano passado, foi com um Zytec de chassis completamente empenado. O Paulo estava a fazer as inspeções técnicas e até gozou com o estado do carro. Mas no fim... é o que vê. Se calhar estava empenado para o lado certo.
ResponderEliminarPara além disso, ainda se devem conseguir arranjar chassis da versão anterior à venda, duvido que já tenham sido todos vendidos.
Boas
ResponderEliminarExactamente Hugo, eu mencionei o Evo1 na minha ignorância pois julguei ser uma evolução com base na referência, mas aparecem os dois listados, não deve ser problemático adquirir a versão antiga.
No caso do José Pedro o problema é que falta mesmo um bocado do chassis, está mais aligeirado por assim dizer.
Abraços
Pedro Correia
por mim se me deixarem correr com o chassi antigo melhor ;D mas nao deve dar pra fazer uma prova com esse chassi
ResponderEliminarP.S.- nao reparei que tava na conta da minha mae :P
O enigma está explicado José Pedro.
ResponderEliminarQuanto a correr com o chassis partido, foi uma questão que nunca se pôs.
Será uma questão a levantar. Caso não se levante problema, .....
Um abraço e boas férias.