quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Palhetas - Novo conceito

Hoje ao consultar o Blog "Slot & Go" do nosso amigo Zé Pedro, fui surpreendido com o artigo por ele publicado.

Trata-se de um artigo desenvolvido por "Shawn J. Smith" e que segundo ele, ao fim de três anos da sua experiência no mundo do slot, Bruce, da "CincySlots.com", acabou por lhe perguntar se gostaria de experimentar um novo sistema por ele desenvolvido e que constituía uma novidade absoluta.

Apostando no conceito desenvolvido para o Slot à escala HO como até nos comboios, em que a transferência eléctrica não é feita através de palhetas ou tranças, mas antes por chapas metálicas, resolveu este senhor aprofundar o assunto para os nossos estimados modelos à escala 1/32.
Aceite o desafio e aceites os concelhos, Shawn J. Smith pôe mãos à obra, mas sempre com grande relutância quanto aos resultados.

Aproveitando os patilhões da "Scalextric / Superslot", as chapas seriam incorporadas directamente no patilhão, sem que houvesse necessidade de suprimir as existentes e já instaladas. Mesmo sobrepostas, o novo conceito encaixa e funciona na perfeição.

O modelo, um Mini da nova geração, parece ter recebido muito bem este teste. A única problemática aparentemente surgida, afinal também estava controlada pela forma que estas chapas apresentam e prendia-se afinal com a hipótese de tocarem nas rodas da frente, quando este estivesse com o patilhão virado até ao seu limite. De perfil mais estreito que as próprias palhetas, parece não ter constituído problema a sobreposição dos dois acessórios.

Não contente no entanto, Shawn Smith resolve ir mais longe e fazer a sua própria experiência. O Audi da "Slot.It", carro de que pelos vistos muito gosta, serviu então de cobaia.
Retirada a palheta original, constata de imediato que as novas "sapatas", encaixam na perfeição e os pinos na extremidade dos fios, formam a pressão necessária para que todo o conjunto se mantenha solidamente agregado.
Constata também que estas são de facto mais finas que as próprias tranças da "Slot.It" o que é logo à partida uma das vantagens. Segundo o autor, outro dos inegáveis benefícios prende-se com o facto destas manterem sempre a exacta forma original, não havendo necessidade de se estar constantemente com as respectivas correcções de alargamento das convencionais palhetas, por forma a corrigir a perda de contacto que progressivamente vão assumindo.
Alerta no entanto para uma questão pertinente. No caso do Audi em causa e de muitos outros casos semelhantes, o aperto do chassis à carroçaria é feito nessa zona do patilhão. Posto isso, para se tornar possível essa simples tarefa, é obrigatório que uma das chapas seja torcida para se poder chegar ao parafuso. Provavelmente segundo o autor, vão acabar por partir, mas ainda não conseguiu determinar até onde aguentarão.
Bela notícia esta a necessitar ainda de uma verdadeira comprovação, pois julgo acabarmos por estar todos um pouco renitentes quanto a uma verdadeira garantia de êxito deste novo sistema, mas é inegável que se trata de uma revolucionária notícia.
.... e obrigado Zé Pedro pela descoberta desta interessante novidade.
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