quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Slot.It - Jaguar XJR 12 Vs Jaguar XJR9

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Separados por 4 anos, estes dois carros que militaram na mesma prova de Daytona, um em 1992 (Nº2) e o outro em 1988 (Nº60), este último vencedor e outro segundo classificado numa prova ganha pela Nissan. Classificou-se a 9 voltas do vencedor tendo sido no entanto o primeiro na categoria GTP, depois de ter sido 7º na grelha de partida com o tempo de 1:39.894. Tratam-se de duas maravilhas de cunho "Slot.It".

Pilotado durante a prova pelos pilotos "Davy Jones / Scott Pruet / Scott Goodyear / David Brabham", este modelo da segunda série de Jaguares editados pela "Slot.It", apresenta um erro gravíssimo nos Stickers dos nomes dos pilotos.

Surgem no modelo os nomes de Derek Warwick e Raul Boesel no lugar de Scott Goodyear e David Brabham. Curiosamente, na base do mesmo, os nomes dos pilotos estão correctos. Como pode uma coisa destas acontecer? Absolutamente incompreensível.
Quanto aos modelos, ambos se encontram correctos ao nível das linhas. No entanto, o que se pretende é uma análise comparativa entre estes dois Jaguar. No que respeita à parte do cockpit, tudo se manteve rigorosamente igual entre ambos os carros, apesar da idade que os separa.

Já a frente sofreu algumas alterações, que embora de pequena monta, são significativas. A zona central foi afundada na parte em que se insere para os radiadores, tendo-se tornado mais arredondada e de maior amplitude relativamente à parte superior dos guarda-lama. Estes por seu lado, receberam umas grelhas de escoamento de ar, proporcionando um novo visual ao modelo. Na zona extrema da frente, o novo lábio tipo lâmina, confere-lhe um aspecto de frente mais alongada, o que não corresponde em termos de cotas do modelo. Todo o grupo óptico se manteve inalterado.

A posição dos retrovisores foi também mudada, passando a estar ligeiramente mais recuados.
O capôt-motor embora de linhas gerais iguais, foi completamente redesenhado na sua zona superior, desaparecendo a gigante bossa de tomada de ar para ao motor, surgindo agora várias pequenas tomadas de ar. O depósito de gasolina integrado neste do lado esquerdo, deixou de ser redondo passando a estar representado por uma chapa em zinco-gravura de formato mais rectangular com os cantos arredondados, o que nos dá uma ideia muito mais realista.

Lateralmente várias alterações a apontar.O novo modelo recebeu várias tomadas de ar que lhe conferem um aspecto distinto. Também o tampão das rodas posteriores foi redesenhado e recebeu uns acessórios também em zinco-gravura a simular os fechos de segurança dos ditos tampões, que abrilhantam de sobremaneira este bonito Jaguar. Na traseira própriamente dita, uns novos tubos de escape de maior diâmetro proporcionam-lhe um aspecto mais poderoso.
Para finalizar, referir que as jantes deixaram de ser as típicas que equipavam os anteriores modelos passando a ser do tipo "BBS".

Como nota final, sinal mais para mais esta edição do fabricante italiano. Apenas a questão dos nomes dos pilotos a manchar tão magnífico modelo.

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4 comentários:

  1. Pelo menos este novo Jaguar nao tem as arreliantes peças que encaixam no interior das cavas traseiras, onde raspava a cremalheira dos modelos Anglewinder...

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  2. Há sim, é verdade...

    Um abraço Hugo

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  3. PS: não tem as peças mas mantém os orifícios identicos. Será uma falha?

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  4. Olá Hugo.

    Fico sem saber.
    É bem possível que sim, pois para futuros modelos, é provável que reponham a tal tomada de ar para os travões.
    Talvez já no que vitá que participou em Le Mans.

    Um abraço

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