segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DBR9

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Desta vez, um confronto entre dois fabricantes e quatro modelos. O modelo, o Aston Martin DBR9, que marcou os apaixonados de modelos da classe GT1 e sobretudo a nós portugueses, por ter tido inserido nas fileiras da equipa oficial o nosso grande "Pedro Lamy".
Os fabricantes, a "Scalextric / SCX" e a "Scalextric / Superslot", dois fabricantes já com provas dadas, quanto à qualidade das suas carroçarias.

Embora dois fabricantes, saúdam-se qualquer deles pelo facto terem disponibilizado no mercado, quatro carroçarias que obrigaram a moldes diferentes. As diferenças embora sem grande significado, existem mesmo.


Mas iniciaremos esta análise pela comparação de modelos, através das suas decorações. E iniciamos pela decoração oficial da "Gulf", o que pessoalmente considero extremamente bem conseguida.
Os modelo à primeira vista denotam como facto mais chocante, a diferença existente na cor específica do azul. É sabido que este azul é complicado de se conseguir e pela certa ninguém conseguirá saber exactamente qual deles estará correcto. No entanto, parece-me mais próximo da realidade o do modelo espanhol.


Quanto aos modelos, nas diferenças existentes e de mais fácil detecção, considero de linhas mais próximas da pureza, também no modelo espanhol.
Atendendo a que ambos os modelos correspondem a provas diferentes e aqui torno a valorizar mais o modelos espanhol por corresponder à prova rainha de "Le Mans", as diferenças específicas em cada um deles serão desprezadas. São os casos das grelhas existentes na parte superior dos guarda-lama frontais e das tomadas de ar existentes também na parte superior dos guarda-lama posteriores.

Abordaremos então a análise, pela pureza das suas linhas gerais. E nesta vista frontal da imagem acima, a forma dos faróis já nos deixam alguma indicação. Muitíssimo mais correctos no modelo "SCX", que é também resultado de um grande erro detectado no modelo inglês.
Na passagem da linha do capôt para os faróis, existe no modelo verdadeiro um desnível, que surge no modelo espanhol muito bem reproduzido e pelo contrário é absolutamente inexistente no carro rival. Este pormenor é fatal, condicionando substancialmente o resultado dos faróis do modelo inglês.

Na traseira, a diferença maior regista-se ao nível da saída de ar existente na parte imediatamente superior aos extractores. Aqui, o modelo inglês surge abrilhantado com a existência de uma grelha. O seu rival por seu lado, encontra-se absolutamente desprovido de tal acessório.


Na parte lateral traseira, enquanto no modelo "SCX" surge com umas grelhas de arejamento reais, o "Superslot" apresenta-se com uma simulação muito mal conseguida, através da pintura a preto de tais grelhas.

Outro aspecto ainda que considero fazer pender para o lado do modelo da "SCX", prende-se com as rodas, mais especificamente, com a sua dimensão.
Sendo modelos equipados de gigantescas rodas, parece-me que mais uma vez o carro da "Superslot", erra.


Façamos então agora uma análise comparativa entre duas versões, mas do mesmo fabricante. Na imagem de baixo, observamos dois modelos da "Scalextric / Superslot", um correspondendo ao modelo acima mostrado e o segundo à primeira versão disponibilizada por este fabricante para o mercado.

Ambos em versão oficial, pode observar-se agora muito melhor no modelo verde, a chamada de atenção relativa à continuidade da linha do capôt que se prologa pelo alinhamento do guarda-lama.
Mas entre estes dois modelos, pode observar-se a existência de grelhas de arejamento na parte superior dos guarda-lama no modelo verde e a sua inexistência no modelo "Gulf".
Na imagem de baixo, pode observar-se que a parte superior do guarda-lama traseiro é completamente liso, enquanto na primeira versão surge uma tomada de ar.
Lateralmente, apenas a simulação também já mencionada das grelhas de arejamento no modelo "Gulf".

Imagens gerais dos modelos editados pelo fabricante inglês, "Scalextric / Superslot"
A parte traseira apresenta-se rigorosamente igual.


No modelo da "Scalextric / SCX", também duas versões correspondentes a anos distintos. Mas aqui, a quantidade de diferenças existentes entre ambos são muito mais diminutas, reduzindo-se à introdução das grelhas de arejamento laterais existentes nos guarda-lama traseiros.
Na imagem de baixo e mais uma vez, chamo especial atenção para o desnível existente na passagem da linha do capôt para a linha dos guarda-lama. Aqui sim, surge uma espécie de friso proporcionado exactamente por esse recorte bem apurado neste fabricante.

Em tudo o resto absolutamente iguais, se exceptuarmos, é claro, a decoração.


Na imagem de baixo, observam-se as grelhas que obrigaram no entanto à utilização de um novo molde e que fazem grande diferença quando comparado com o modelo inglês.

Resumindo, parece-me francamente, que o modelo "SCX" se encontra em condições de colher os louros, na existência de uma hipotética escolha entre os dois modelos.
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8 comentários:

  1. Bela reportagem Mota!

    Abraço
    Augusto

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  2. Boas grande Mota!

    Tudo em ordem?

    As tuas reportagens são muito boas. Tão boas que ainda não perdi uma. Mas deixo-te uma sugestão para avaliar e pensar e repensar e se calhar mandares-me dar uma curva eheh.

    Que tal uma análise também do aspecto competitivo dos modelos? Isto é, para além dos aspectos "modelisticos" digamos assim, uma opinião/palpite sobre a componente mecanica.

    Abraço e continua!

    Quero mais!!!

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  3. Boas

    Concordo que, principalmente para quem percebe um pouco menos das coisas do slot, seria interessante saber como se comporta o modelo tal como é comprado.

    Eu recordo-me de, quando comecei nestas coisas, às vezes comprarmos um carro todos contentes e quando chegávamos ao clube, tirávamos o iman do respectivo e era uma de desilusão.

    Com o tempo começamos a perceber o que esperar em função do fabricante, posição do motor, etc., mas para quem dá umas gatilhadas em casa ou está a começar nem sempre é fácil.

    E eu estando uns anos afastado também por isso senti essa dificuldade.

    Mas sabes que me tenho procurado actualizar rapidamente... eheheh

    Abraço

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  4. Boas.

    Boa reportagem, bem detalhada e com boas fotos a acompanhar. Mais um excelente trabalho.

    Grande abraço.

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  5. Viva Amigo Mota.
    Gosto dos dois e tenho os dois (fabricantes) e confesso que pendo mais para o inglês, pelo seu comportamento em pista.
    Continue que nós agradecemos.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  6. Caríssimos leitores e seguidores.

    Sinto-me imensamente grato com as vossas participações, opiniões e chamadas à razão.

    Concordo em absoluto com este último grito de revolta.
    É de facto uma falha deste Blog e da qual tenho absoluta consciência.

    É no entanto da minha parte uma questão absolutamente intransponível, pois a minha ligação ao mundo do Slot, prende-se mais pela vertente coleccionista.
    E como na issência sou um puro coleccionador, acabo por levar a originalidade dos modelos ao extremo, acabando por ser escravo de mim próprio, ou sejaa, acabando por inviabilizar a utilização dos mesmos em pista e respectivos desejáveis testes.

    Essa é a razão única pela qual não consigo dar esse tão precioso passo, dado que os carcanhóis sobrantes,vão dando para pouco mais do que ir acrescentando uns quantos carritos à estante. Note-se também que a grande maioria dos comparativos apresentados, são fruto da recolha de modelos que tenho conseguido ao longo de vários anos.

    Caso alguém se disponibilize para sacrificar algumas máquinas suas, claro que poderemos avançar também para essa preciosa vertente, mas o bom mesmo, seria que os próprios distribuidores em Portugal descobrissem este Blog e tal como vai acontecendo em Espanha, disponibilizassem modelos para esse efeito.

    Seria ouro sobre azul, mas ainda somos suficientemente insignificantes para merecer semelhante estatuto.

    Um grande obrigado pela prestimosa colaboração que têm tido e um abraço a todos, caríssimos leitores e atentos seguidores.....

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  7. Mestre:

    Estás desculpado! :)

    Sugiro que no espírito da colaboração e da divulgação, os membros que tenham os modelos analisados, ou se calhar numa outra fase, os seus próprios modelos, submetam as suas opiniões.

    Simples, curtas e essencialmente sobre o comportamento dos bichinhos ao sair da caixa.

    Não será necessário especificar "farilhansos", apenas o que acham da dinamica dos modelos em pista e qual a eventualidade e potencialidade dos mesmo na classe em que se inserem ou que se podem inserir.

    Digam se é um charuto à partida mas preparado é bom. precisa muita pouca ou nenhuma preparação para fazer tempos "de gente". Sai mais de rabo ou sai mais de saia, ou vai de patins na recta...

    É minha opinião, e como tal vale o que vale. Não posso de deixar de ressalvar ainda assim a grande qualidade e o elevado interesse que suscita a escrita e temática deste nosso guru Mota. E não pensem que desvalorizo a componente "coleccionista" do slot. Eu sou é um bocadinho mais maluco que o Mota ehehe

    E se por acaso deres ouvidos a esta voz de burro, podes contar com a mesma para te ajudar nesta nova etapa do blog. É só dizer.

    a.miguel.morgado@gmail.com

    Não deves precisar de muito mais.

    Agora já chega de graxa e vaos pra pista!

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  8. OH grande Morgado.

    Quase me deixas estarrecido pá!....

    Agora a escrever a sério.
    Uma das melhores notícias dos últimos tempos.
    Estou-te imensamente grato e óbviamente, está aceite essa tua disponibilidade.

    Contráriamente ao que muita gente possa pensar, este não pretende ser nem é, o "Blog do Mota". É sim, o "Blog do GT Team Slot Clube". E como tal, está absolutamente aberto a toda a colaboração de seja de quem fôr, que queira contribuir com matéria de interesse. É verdade que tenho sido eu na grande maioria das vezes a alimentar o Blog, mas já recebi artigos de alguns colaboradores e foram matérias publicadas.

    Portanto Morgado, prepara-te, porque se te ofereceste, vou cobrar.

    Um grande obrigado pela disponibilidade e um abraço deste menos maluco do que tú, ..... mas pouco pá!

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