sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Lemans Miniatures Vs Slot Real Car

.
A "Slot Real Car" editou o modelo Rondeau Ford M 379 C, 3º classificado na edição de Le Mans de 1981 e a "Lemans Miniatures", o seu antecessor, o Rondeau Ford M 378 B participante na anterior edição de 1980 da mesma prova.



Ambos disponibilizados envoltos numa embalagem de cartão, acabam por dar um bonito e preocupado aspecto por parte dos fabricantes, mas acaba por constituir uma desagradável solução quando desejamos expô-los. Ocupam demasiado espaço e obrigam a que as peças fiquem definitivamente expostas ao sempre indesejável pó. Como recurso, aproveita-se uma caixa acrílica de um outro qualquer fabricante para servir de base expositora.

Existindo um ano de diferença entre ambos os modelos reais, as linhas praticamente mantivera-se inalteráveis, surgindo como apêndice a proporcionar a maior diferença num primeiro relance de olhar, o aileron que surge a toda a largura do capôt-motor no modelo de 1981, enquanto o de 1980, é detentor de dois pequenos aerofólios pendurados nas derivas verticais situadas nas extremidades laterais.
Em termos de miniatura, as diferenças apresentadas pelos dois fabricantes em análise, são abismais.
De muito maior fineza e apuramento de linhas, o modelo da "Lemans Miniatures", realça-se à vista desarmada, exactamente pela sua precisão e apuro de pormenores, onde podemos por exemplo desde já, realçar e chamar à atenção dos leitores, para o pormenor da antena.
A diferença nos acabamentos da simulação do motor e dos escapes que surgem na traseira dos dois modelos, é também assinalável. De stop's, decoração e simulação da parte mecânica com alto nível, deixa o modelo da "Slot Real Car", a anos luz.
Na frente, o formato dos faróis e do cokpit, são dois dos aspectos de natural distinção entre os dois modelos.
Repare-se no pormenor das proporções dos pilotos dentro do cockpit nos dois modelos, na posição dos faróis e no formato dos retrovisores, em cada um deles.

O formato das jantes e sobretudo as da frente porque são as que mais expostas se encontram, fazem enorme diferença. Sem profundidade e com demasiado metal branco à vista, o modelo da "Slot Real Car", acaba por se distinguir pelo excessivo mau aspecto que estas lhe conferem. Pelo contrário, de excelente reprodução, as jantes do carro da "Lemans Miniatures", proporcionam-lhe um extraordinário acabamento.

E dinâmicamente, se bem que nunca tenhamos andado com nenhum deles, acreditamos que também aqui o modelo da "Lemans Miniaturres" se sobreponha. Isto porque, pelo que nos é dado a observar na imagem de baixo e correspondente ao modelo da "Slot Real Car", o conjunto do interior funciona também como chassis. E este, surge em resina de espessura grossíssima o que lhe conferirá um desconfortável excessivo peso que irá ser ainda somado ao da própria carroçaria.
Já o da "Lemans Miniatures", vem provido de um autêntico chassis. E pela experiência de outros modelos deste fabricante, a sua progressão em pista é muito suave e agradável, fazendo-se notar no entanto, o também e sempre desagradável excesso de peso de que os modelos em resina são vítimas.

Mas em conclusão, depois deste comparativo, haverá quem se atreva a apostar antes na compra do Rondeau da "Slot Real Car"?
.

2 comentários:

  1. Boa tarde

    Só para corroborar que, se no caso dos modelos da Le Mans Miniatures o elevado preço se justifica pelo correspondente nível de detalhe aliado a produções muito reduzidas, penso que os modelos da Slot Real Cars têm um custo ainda mais agravado por serem manufacturados, sem que no entanto isso represente um valor acrescentado pois a qualidade de acabamentos deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro.

    Sem dúvida alguma, uma incontestável realidade. E eu acrescentaria ainda mais.
    O elevado preço dos modelos da "Lemans Miniatures", não poderão ser considerados escandalo nenhum, já que os 100€ que normalmente custam, ficam muito aquém dos normais preços dos modelos de resina. E se tivermos em consideração a excelente qualidade por eles apresentada, então até poderemos considerar que são preços bem razoáveis.

    Um araço Pedro.

    ResponderEliminar