quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alfa Romeo 33-2 "Periscopica"

.
Não sendo eu um verdadeiro amante dos modelos italianos em geral, confesso que a Alfa-Romeo está no top dos modelos que mais aprecio.
Sempre tiveram para mim um design que encaixou na perfeição nos meus conceitos estéticos.
Desde os modelos mais antigos até aos mais actuais, conseguiram um fio condutor que só muito de longe-a-longe é quebrado.

E de cada vez que vejo mais um modelo desta marca a ser reproduzido para o mundo do slot, até os meus olhos se riem.
E este que o fabricante "Cursa Models" agora edita, é ainda por cima um dos que sempre apreciei.
É a primeira vez que a "Cursa Models" edita "pronto a andar", um modelo. Habituados que estávamos às suas reproduções em resina mas sempre em Kit, quer fossem à escala 1/24 quer à escala 1/32, é com surpresa que constatamos este seu lançamento, referente a tão belo modelo deste Alfa Romeo de 1967.
E pelo que as imagens disponíveis nos proporcionam observar, é de facto espantosa a qualidade de linhas, de pormenor e até de acabamento.
Merece-me reparo especial a qualidade das jantes, pormenor em que na grande maioria das reproduções apresentam graves falhas. Neste caso, parece-me até ser um dos pontos fortes desta reprodução. Parecendo-me em falta apenas o símbolo da própria marca, o símbolo redondo da "Alfa Romeo" na zona frontal do carro, não me apraz mais nenhum aspecto de relevo como merecedora de chamada de atenção especial. Uma bela cor e um brilho excelente são também referências positivas nesta bela peça, que nos é disponibilizada sobre uma belíssima base de madeira, proporcionando um charme muito especial.Resta-nos apenas descobrir a confirmação da desagradável constatação do preço que pelos vistos rondará os 95 a 100€, o que nem se poderá considerar nenhum exagero neste fabricante, dado estarmos já habituados a algum exagero em modelos fornecidos completamente em kit e ainda com alguma falta da qualidade. Fica também por saber que modelos se seguirão nesta nova etapa deste fabricante. .

7 comentários:

  1. Olá Mota.

    Realmente este é um dos mais belos GT's que alguma vez correu. E a reprodução da Cursa parece não lhe ficar atrás.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Viva Amigo Mota.
    Uma notinha. Vai sair numa série limitada de 300. Tenho assegurado o #16 para a minha colecção.
    Vai ser o meu primeiro resina, pois fui sempre resistindo, pela falta de pormenores que me pareciam gritantes.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  3. Boas, Mota

    De facto cerca de 100 euros não parece muito tendo em conta a qualidade do modelo, há concorrentes que, por este tipo de reproduções exigem valores muito mais elevados por menor qualidade.

    Infelizmente nós é que estamos a ser muito mal pagos pelas nossas entidades patronais e não nos podemos dar a estes luxos, pelo menos as vezes que gostaríamos.

    Mas sem dúvida um dos melhores exemplares de resina em pequena escala que já vi.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Viva leitores colaboradores.

    Parece unãnime a opinião. De facto qualidade parece não lhe faltar e se a quantidade produzida é da ordem das 300 unidades, então caro Nogueira, está mesmo de parabéns.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  5. Sniff...

    Coisa linda...

    Mas tão carinha...

    ResponderEliminar
  6. Apre... será que os italianos dessas épocas sabiam fazer também alguns carros mais feios? É que só vejo carrões de fazerem cair os queixos!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde amigo
    Embora não nos conhecamos, já temos duas coisas em comum:
    Gostar deste Alfa Romeo (eu gosto de quase todos os clássicos da marca entre os finais de anos 50 e inícios de 70).
    E gostar de slots também.
    Eu encomendei o meu 33/2 da Cursa Model há cerca de um mês e foi-me atribuido o nº 073!
    Agora estou há espera.
    Gosto do seu Blog
    Cumprimentos
    Eduardo Jorge

    ResponderEliminar