terça-feira, 29 de setembro de 2009

Peugeot 207 S2000 IRC - Kris Meeke / Nagle Paul

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Kris Meeke fazendo dupla com Nagle Paul, sagraram-se campeões do "IRC" 2009, num campeonato para modelos inscritos de acordo com a regulamentação dos modelos "S2000".Esta pequena "bomba" que tem dado cartas pelos campeonatos tanto internacionais como nos nacionais, como é o caso em Portugal através de "Bruno Magalhães", acabou por ver também o fabricante "Avant Slot" a rechear o seu catálogo com a reprodução deste carro "Campeão do Mundo de Marcas".

A versão escolhida foi a da sua participação no carismático "Monte Carlo 2009".
Num pódio preenchido por este modelo nesta edição, "Kris Meeke" acabou a prova ingloriamente fora de estrada, num violento acidente que deixou o lado direito do seu carro parcialmente destruído. E o que dizer da reprodução deste fabricante "Avant Slot"?
Simplesmente, "uma verdadeira maravilha"!

Tratando-se de um modelo já dado a conhecer, saudamos no entanto, não só pela beleza que esta decoração nos trás, mas também por se tratar de uma reprodução de um campeão.
De facto não está representado um modelo que tenha ganho a prova, mas é mais uma reprodução para rechear as colecções daqueles que fazem do rali de Monte Carlo a sua temática principal.
De excepcional qualidade como maqueta, de pormenores de acabamento absolutamente notáveis, deixará uma tarefa complicada para quem quiser andar à cata dos seus defeito.
Mecânicamente, o que já era conhecido. Um chassis com o seu conceito inicial, mas que nos permite efectivamente adquirir um verdadeiro "pronto a ganhar" ao invés dos já bem sucedidos "prontos a andar".
O seu chassis vem já com folga suficiente para a apreciada basculação do conjunto "chassis / carroçaria". Com motor em posição "anglewinder" de origem, permite também, já que nos é facultado um acessório para o efeito, montar o motor em posição "in line", com a possibilidade de montagem de cremalheira tanto à frente como atrás.

A tracção às quatro rodas, tal como vem de origem, é feita através de correia. O seu patilhão basculante está muito bem concebido, vindo a mola com a força necessária e suficiente para o seu desejado desempenho.
As polias, uma no eixo de trás e outra no eixo da frente de menor dimensão, proporcionam por esta razão um maior binário disponibilizado no eixo a frente, de forma a compensar tanto a possível perda causada pelo sistema em si, como para disponibilizar o necessário maior débito de potência à frente com o fim de contrariar ou diminuir o efeito de derrapagem próprio dos modelos.

O eixo da frente vem com mobilidade vertical que muito contribui para compensar e ultrapassar as deformações e sulcos naturais existentes no plástico das pistas, através da introdução de bronzes estudados e apropriados para o efeito. Também o jogo vertical pode ser controlado através da existência de parafusos para esse fim.
O eixo de trás vem provido ainda de um tira folgas no lado oposto ao da cremalheira, capaz de fazer a regulação necessária para a folga desejada (imagem de baixo).
O motor, cuja referência e características não nos são ainda facultadas pelo fabricante, é de caixa fechada o que salvaguarda os seus contactos electricos internos, sobretudo em ralis em que a sujidade seja significativa e tal como se pode observar, vem já provido de parafuso de fixação ao chassis.
Todo o conjunto mecânico tem um peso total de 57,7 gr.
A carroçaria, uma ultra-leve com 20,8 gr é perfeita. Não faltam pormenores, mas também não está carregada de plástico. A placa porta-piloto também condiz com as restantes características do modelo.
Os pneus fornecidos no modelo base, segundo a "Avant Slot", são os indicados para ralis de asfalto limpo.
Como se observa na imagem de baixo, os pormenores de requinte não foram esquecidos, vindo com redes capazes de aproximar bastante o modelo, à realidade.
O gancho de reboque também não foi esquecido, nem à frente nem atrás.
As imagens de baixo dão uma ideia do recorte e finura da decoração que foi posta neste modelo.
Em conclusão, poderemos dizer que se trata de um verdadeiro modelo de eleição, com um peso total de 78,5 gr, embora o peso anunciado pelo fabricante, provavelmente referente a outra configuração, corresponda a 77,7 gr.

Como única nota negativa, uma referência às jantes. Depois de tanto acessório calibrado e de aperto, de alta qualidade, porquê fornecer as jantes em plástico e por pressão? Uma pena não se ter apostado também em jantes calibradas e de aperto, mas .....não há bela sem senão....!!

Está sobretudo de parabéns este fabricante, pela excelente qualidade posta num modelo, capaz de dar cartas logo à nascença e em qualquer rali.
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7 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Está mesmo muito bonito este modelo, tenho no entanto pena de não trazer o conjunto de luzes, que lhe dava ainda mais valor.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  2. Boas!

    :) eu acho que ja disse que queria um destes so para mim :)

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  3. Viva amigo Nogueira.

    As luzes, penso que já fazem parte do último Peugeot 908 que este fabricante lançou.

    Suspeito que dentro em breve,este fabricante irá disponibilizar o sistema, também nos carros de rali.

    A vêr vamos.

    Um abraço

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  4. Olá Morgado.

    Acredito, acredito, ....uma máquina destas, é mesmo imperdível...

    Um abraço

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  5. Caro Amigos
    Por 48 euritos não se pode pedir mais,com umas jantes sloting ficam mesmo perfeito.
    um abraço
    Pedro

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  6. Boas.

    Parabéns Mota, um excelente artigo sobre um belo modelo. A Avant Slot prova que é é possível conciliar estética e competência mecânica.

    Há apenas uma observação. No artigo é referido que o eixo dianteiro ao ser provido de uma polia com menor diâmetro que o traseiro, tem mais binário. Na realidade é ao contrário: pelo motivo indicado terá menos binário. O que terá é uma velocidade angular (rotação) superior à do eixo traseiro.

    Grande abraço.

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  7. Olá Moguel.

    Pois certamente será, já que muito melhor que eu, saberás fundamentar a questão.
    O que pretendi dizer é que o eixo da frente giraria mais rápido que o de trás.

    Obrigado pela correcção e esclarecimento.

    Um abraço

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