Tradicionalmente as marcas francesas lograram nas pistas de rally. Com carros como o Alpine A110, o Renault 5 Maxi Turbo, Peugeot 205 Turbo 16 e mais recentemente o Peugeot 206 WRC, os franceses sairam-se bastante bem e triunfantes. Depois de ganharem o Rally de Monte Carlo nos anos 60 com o DS, a Citroen concentrou os seus esforços nos ralis de deserto, como o Paris Dakar, e com sucesso. No final da década de 90 a Citroen regressou aos ralis, primeiro com um kit car de tracção dianteira, e em 1999 com um World Rally Car.
Surpreendentemente o Xsara T4 partilha muito pouco quer com o Peugeot 206 WRC (a Peugeot e a Citroen formam o grupo PSA) quer com o Xsara kit car que substituiu. O manager da equipa Citroën, Guy Frequelin, estava determinado em desenhar e construir um carro único, em detrimento de se apoiar num irmão da Peugeot. Mecanicamente o Xsara T4 partilha assim muito pouco também com o Xsara de estrada.
Para 2003 a Citroën contratou dois ex-campeões do Mundo, Colin McRae e Carlos Sainz, para assim sublinhar as suas intenções na primeira época completa de WRC. Ambos foram companheiros de equipa em 2002 na Ford e na companhia de Loeb formaram a equipa de pilotos mais forte em campo. O primeiro rali da época, de Monte Carlo, mostrou que o alinhamento de pilotos não resultou bem só no papel, com a Citroën a arrebatar os três primeiros lugares no fim do rali. Este resultado compensou largamente a penalização que a equipa sofreu no ano anterior, com destaque para Loeb que recebeu as maiores honras.
Ironicamente o maior adversário da Citroën parece ser a Peugeot, o seu "irmão mais velho".
Este modelo destaca-se pela estabilidade da larga mas relativamente curta plataforma em que se apoia. É pena os pneu sobressairem da carroçaria se bem que lhe dá uma estabilidade fantástica, também pode ser desvantajoso em troços mais irregulares e estreitos. Afinal é um carro de rally. Esta distancia "a mais" poderá também causar sérios problemas a nível de regulamentações futuras... não?
Características técnicas do modelo real
Motor
Configuração: XU7JP4 Straight 4
Localização: Frente, montado transversalmente
Construção: Bloco de aluminio
Válvulas: Válvulas / cilindro, DOHC
Aspiração: Garrett TR30R Turbocharger
Transmissão
Chassis/Carroçaria: Aço
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados ás 4 rodas
Caixa de Velocidades: XTrac comando no volante 6 speed Sequencial
Tracção: AWD
Dimensões
Peso: 1230 kilo / 2711.7 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4167 mm (164.1 in) / 1770 mm (69.7 in) / 1332 mm (52.4 in)
Performance
Binário: 570 Nm / 420 ft lbs @ 2750 rpm
Peso/Potencia: 0.25 cv / kg
Principais características do modelo de Slot
Peso total: 84,5gr
Peso da carroçaria: 30,2gr
Tipo de transmissão: AWD pinhão e cremalheira
Diametro das rodas: 19,5mm
Relação da Transmissão: 9/27 = 3
Tipo de Patilhão: Pivotante ARS
Um pouco à imagem do modelo real, também esta reprodução do fabricante "Scalextric / SCX", representa um modelo de ralis excepcionalmente eficaz. As próprias linhas do modelo contribuem para um excepcional desempenho da miniatura. Modelo de volume e meio com traseira curta e com um centro de gravidade baixo associado a uma muito provável boa distribuição de massas, proporcionam-nos um "Citroën" em que só encontro termo de comparação quanto ao seu extraordinário desempenho, no "Seat Cordoba", com a vantagem ainda da sua maior largura lhe conferir um maior equilíbrio.
Talvez estejamos frente a um dos mais eficazes modelos de série e de produção para fins caseiros editados até hoje. Também fruto das características dos conhecidos motores "RX", se consegue uma dignificação do seu desempenho, dada a sua poderosa atracção magnética que proporciona um melhoramentro de comportamento do modelo.
Tratando-se de um mini modelo já com alguns anos, constata-se que houve já actualmente por parte deste fabricante, um notável progresso relativamente às formas, pormenores e acabamentos das carroçarias. Contudo, não haverá nada gritante que possa ser apontado a este modelo apesar da sua idade, para além de pequenos pormenores.
Talvez o desacerto dos moldes e a cor sejam das que mais ressaltam à vista. O azul do modelo verdadeiro era ligeiramente mais escuro, mas o resultado final não é chocante. Quanto desacerto do encaixe dos moldes, zonas há da carroçaria em que sobressai demasiado.
É claro que nos tempos que correm, existem fabricantes que nos oferecem já prontinhos, verdeiras máquinas para ralis. Mas esses, também não são carrinhos de se comprar e oferecer ao filho para a sua iniciação, ma sim já vocacionados para os aficionados aptos para a competição.
Pena também que a "Scalextric / SCX", cometa ainda hoje o exagero de equipar as sua séries com eixos demasiado proeminentes. Neste caso em particular, até nem é tão notório no eixo de trás, mas bem visível no eixo da frente.
O chassis está dentro dos habituais moldes deste fabricante, cujo motor se encontra num berço que faz conjunto com o suporte do eixo traseiro, proporcionando o efeito de suspensão pela basculação do mesmo.
.... e não é isso que fazemos melhor?
ResponderEliminarTirar da caixa e toca a enfrentar as curvas apertadas e os troços apertados.
Excelente modelo. Só mesmo comparavel ao mitico Cordoba. e então se este tiver "aligeirado" e com motor f1... :)
Recomendo para amantes do rali. Só é pena de facto o eixo da frente ser algo... exagerado. Cnfere-lhe estabilidade é certo, mas antevejo problemas de regulamentos...
Abraços, e mais uma vez obrigado pela força nesta parceria
Mais um grande artigo
ResponderEliminarUm bom modelo, embora não seja adepto dos berços ditos basculantes da SCX, em primeiro lugar devido ao facto de "empurrarem" o motor da pista, reduzindo a acção magnética do mesmo, mas a legislação para brinquedos obligé, e porque exige demasiada bricolage para se conseguir "afinar" a basculação, o que se resolve mais facilmente noutros fabricantes com um par de parafusos.
Abraço
Pedro Correia
Grande morgado,
ResponderEliminarUm excelente artigo.
Pessoalmente acho um bom modelo para raly, no entanto não tem qualquer hipótese frente a modelos como os da Ninco, por exemplo.
Pode-se sempe criar uma classe apenas para scx: fica a sugestão.
Abraço
Ora viva Augusto.
ResponderEliminarOlha que cheguei a ver no "Open de Vigo", os "SCX" a bater os "Ninco". É uma questão de preparação....
Um abraço
Ora nem mais meu caro amigo...
ResponderEliminarO meu Xsara ainda não, mas o meu Cordoba é menino de o deixar em sentido.
Se não... em breve será publicado um artigo de um modelo que até (eu) ver, não tem pai em grupo N.
não percam o próximo episódio, que nós tambem não. :)
Abraços
Amigo Mota
ResponderEliminarOs SCX mais antigos com motor à face do chassis serão equivalentes aos Ninco, agora os novos, só mesmo com muita preparação, algumas alterações irreverssíveis como a destruição do berço, etc.
Abraço
Pedro Correia
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarMais uma peça bem documentada e apreciada.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Viva Pedro.
ResponderEliminarÉ bem possível que seja tal como dizes.
O novo berço trás vantagem "para inglês vêr".
Um abraço
Viva amigo Nogueira.
ResponderEliminarEste nosso colaborador, tem-lhe dado.
Obrigado pelos incentivos ao amigo Morgado
Um abraço