quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Citroën Xsara WRC

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Autor: Miguel Morgado
Citroën Xsara WRC

Tradicionalmente as marcas francesas lograram nas pistas de rally. Com carros como o Alpine A110, o Renault 5 Maxi Turbo, Peugeot 205 Turbo 16 e mais recentemente o Peugeot 206 WRC, os franceses sairam-se bastante bem e triunfantes. Depois de ganharem o Rally de Monte Carlo nos anos 60 com o DS, a Citroen concentrou os seus esforços nos ralis de deserto, como o Paris Dakar, e com sucesso. No final da década de 90 a Citroen regressou aos ralis, primeiro com um kit car de tracção dianteira, e em 1999 com um World Rally Car.

Surpreendentemente o Xsara T4 partilha muito pouco quer com o Peugeot 206 WRC (a Peugeot e a Citroen formam o grupo PSA) quer com o Xsara kit car que substituiu. O manager da equipa Citroën, Guy Frequelin, estava determinado em desenhar e construir um carro único, em detrimento de se apoiar num irmão da Peugeot. Mecanicamente o Xsara T4 partilha assim muito pouco também com o Xsara de estrada.

Para 2003 a Citroën contratou dois ex-campeões do Mundo, Colin McRae e Carlos Sainz, para assim sublinhar as suas intenções na primeira época completa de WRC. Ambos foram companheiros de equipa em 2002 na Ford e na companhia de Loeb formaram a equipa de pilotos mais forte em campo. O primeiro rali da época, de Monte Carlo, mostrou que o alinhamento de pilotos não resultou bem só no papel, com a Citroën a arrebatar os três primeiros lugares no fim do rali. Este resultado compensou largamente a penalização que a equipa sofreu no ano anterior, com destaque para Loeb que recebeu as maiores honras.
Ironicamente o maior adversário da Citroën parece ser a Peugeot, o seu "irmão mais velho".
Este modelo destaca-se pela estabilidade da larga mas relativamente curta plataforma em que se apoia. É pena os pneu sobressairem da carroçaria se bem que lhe dá uma estabilidade fantástica, também pode ser desvantajoso em troços mais irregulares e estreitos. Afinal é um carro de rally. Esta distancia "a mais" poderá também causar sérios problemas a nível de regulamentações futuras... não?



Características técnicas do modelo real

Motor
Configuração: XU7JP4 Straight 4
Localização: Frente, montado transversalmente
Construção: Bloco de aluminio
Válvulas: Válvulas / cilindro, DOHC
Aspiração: Garrett TR30R Turbocharger

Transmissão
Chassis/Carroçaria: Aço
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados ás 4 rodas
Caixa de Velocidades: XTrac comando no volante 6 speed Sequencial
Tracção: AWD

Dimensões
Peso: 1230 kilo / 2711.7 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4167 mm (164.1 in) / 1770 mm (69.7 in) / 1332 mm (52.4 in)

Performance
Binário: 570 Nm / 420 ft lbs @ 2750 rpm
Peso/Potencia: 0.25 cv / kg



Principais características do modelo de Slot

Peso total: 84,5gr
Peso da carroçaria: 30,2gr
Tipo de transmissão: AWD pinhão e cremalheira
Diametro das rodas: 19,5mm
Relação da Transmissão: 9/27 = 3
Tipo de Patilhão: Pivotante ARS

Um pouco à imagem do modelo real, também esta reprodução do fabricante "Scalextric / SCX", representa um modelo de ralis excepcionalmente eficaz. As próprias linhas do modelo contribuem para um excepcional desempenho da miniatura. Modelo de volume e meio com traseira curta e com um centro de gravidade baixo associado a uma muito provável boa distribuição de massas, proporcionam-nos um "Citroën" em que só encontro termo de comparação quanto ao seu extraordinário desempenho, no "Seat Cordoba", com a vantagem ainda da sua maior largura lhe conferir um maior equilíbrio.

Talvez estejamos frente a um dos mais eficazes modelos de série e de produção para fins caseiros editados até hoje. Também fruto das características dos conhecidos motores "RX", se consegue uma dignificação do seu desempenho, dada a sua poderosa atracção magnética que proporciona um melhoramentro de comportamento do modelo.



Tratando-se de um mini modelo já com alguns anos, constata-se que houve já actualmente por parte deste fabricante, um notável progresso relativamente às formas, pormenores e acabamentos das carroçarias. Contudo, não haverá nada gritante que possa ser apontado a este modelo apesar da sua idade, para além de pequenos pormenores.
Talvez o desacerto dos moldes e a cor sejam das que mais ressaltam à vista. O azul do modelo verdadeiro era ligeiramente mais escuro, mas o resultado final não é chocante. Quanto desacerto do encaixe dos moldes, zonas há da carroçaria em que sobressai demasiado.

É claro que nos tempos que correm, existem fabricantes que nos oferecem já prontinhos, verdeiras máquinas para ralis. Mas esses, também não são carrinhos de se comprar e oferecer ao filho para a sua iniciação, ma sim já vocacionados para os aficionados aptos para a competição.

Pena também que a "Scalextric / SCX", cometa ainda hoje o exagero de equipar as sua séries com eixos demasiado proeminentes. Neste caso em particular, até nem é tão notório no eixo de trás, mas bem visível no eixo da frente.

O chassis está dentro dos habituais moldes deste fabricante, cujo motor se encontra num berço que faz conjunto com o suporte do eixo traseiro, proporcionando o efeito de suspensão pela basculação do mesmo.

Um belo modelo para tirar da caixa ....... e toca a andar.
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9 comentários:

  1. .... e não é isso que fazemos melhor?

    Tirar da caixa e toca a enfrentar as curvas apertadas e os troços apertados.

    Excelente modelo. Só mesmo comparavel ao mitico Cordoba. e então se este tiver "aligeirado" e com motor f1... :)

    Recomendo para amantes do rali. Só é pena de facto o eixo da frente ser algo... exagerado. Cnfere-lhe estabilidade é certo, mas antevejo problemas de regulamentos...

    Abraços, e mais uma vez obrigado pela força nesta parceria

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  2. Mais um grande artigo

    Um bom modelo, embora não seja adepto dos berços ditos basculantes da SCX, em primeiro lugar devido ao facto de "empurrarem" o motor da pista, reduzindo a acção magnética do mesmo, mas a legislação para brinquedos obligé, e porque exige demasiada bricolage para se conseguir "afinar" a basculação, o que se resolve mais facilmente noutros fabricantes com um par de parafusos.

    Abraço

    Pedro Correia

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  3. Grande morgado,

    Um excelente artigo.

    Pessoalmente acho um bom modelo para raly, no entanto não tem qualquer hipótese frente a modelos como os da Ninco, por exemplo.

    Pode-se sempe criar uma classe apenas para scx: fica a sugestão.

    Abraço

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  4. Ora viva Augusto.

    Olha que cheguei a ver no "Open de Vigo", os "SCX" a bater os "Ninco". É uma questão de preparação....

    Um abraço

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  5. Ora nem mais meu caro amigo...

    O meu Xsara ainda não, mas o meu Cordoba é menino de o deixar em sentido.

    Se não... em breve será publicado um artigo de um modelo que até (eu) ver, não tem pai em grupo N.

    não percam o próximo episódio, que nós tambem não. :)

    Abraços

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  6. Amigo Mota

    Os SCX mais antigos com motor à face do chassis serão equivalentes aos Ninco, agora os novos, só mesmo com muita preparação, algumas alterações irreverssíveis como a destruição do berço, etc.

    Abraço

    Pedro Correia

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  7. Viva Amigo Mota.
    Mais uma peça bem documentada e apreciada.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  8. Viva Pedro.

    É bem possível que seja tal como dizes.

    O novo berço trás vantagem "para inglês vêr".

    Um abraço

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  9. Viva amigo Nogueira.

    Este nosso colaborador, tem-lhe dado.

    Obrigado pelos incentivos ao amigo Morgado

    Um abraço

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