Duas novas referências de bancadas do fabricante "Slot.I", desta vez para a posição do motor "In Line". A bancada mais convencional com a referência "CH48" e a bancada "Off Set", com a referência "CH49".
Estas novas bancadas foram desenvolvidas para receber os motores de tipo "Boxer", que era sem dúvida uma das lacunas deste fabricante.
Resta-nos agora descobrir, os problemas que isto trará em cada um dos modelos. Dado o excessivo comprimento do motor tipo "Boxer", adivinham-se alguns problemas para o respectivo encaixe dentro das carroçarias.
Resta-nos agora descobrir, os problemas que isto trará em cada um dos modelos. Dado o excessivo comprimento do motor tipo "Boxer", adivinham-se alguns problemas para o respectivo encaixe dentro das carroçarias.
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Hum... se nao estou em erro, julgo que a Slot.It já dispunha de bancadas "offset" para motores Boxer em linha. O que nunca mais sai é a bancada para motores to tipo "Flat6", mas parece que estas novas dispõem de locais específicos para os parafusos de suporte dos "Flat 6"... será?
ResponderEliminarE já agora... aquelas barras metalicas são alguma espécie de barras estabilizadoras? Acho estranho, normalmente não há flexão nos berços Slot.It, por isso que movimentos estarão essas barras a limitar?
Boas.
ResponderEliminarPois é, realmente a Slot.it tinha já duas bancadas longitudinais para motores de caixa longa.
O que faltava era mesmo um suporte para os Flat. E a julgar pelos dois conjuntos de furos para passagem dos parafusos de fixação dos motores perceptíveis nas imagens, estas bancadas podem receber os Flat-6.
As barras metálicas parecem-me mesmo cumprir função de barras anti-torção.
O desenho destes berços na região dos apoios dos casquilhos, é diferente dos anteriores. Agora os suportes dos casquilhos são duas barras que nascem da bancada na horizontal, flectindo depois da diagonal até à altura dos apoios do eixo posterior.
Este desenho permite seguramente um confortamento mais elástico no eixo traseiro e a barra impede que haja esforços de flexão sobre o eixo traseiro, o que seria prejudicial.
Bolas, agora que olho com mais atenção, o que os tipos da slot.it fizeram foi introduzir um sistema de suspensão traseira semi independente do tipo "de Dion"!
Boa, haja engenho!!
Grande abraço.
Agora que penso nisso: uma competição com os motores do tipo Flat, mas com montagem igual à do Boxer? (i.e., colocado no local destinado ao Boxer, ficariam com a base muito acima do nível do chassis)
ResponderEliminarSeria uma maneira de reduzir o efeito magnético dos motores no comportamento dos modelos (e por outro lado, a "subida" do motor iria deslocar o centro de gravidade um pouco para cima)
Hugo, tens razão e não tens...
ResponderEliminar1º Realmente iria aumentar a distância do motor à calha, logo reduzia a atracção magnética.
2º O centro de gravidade do carro não seria alterado, porque a altura do centro de gravidade do motor se situa no seu plano de simetria, ou seja, no plano horizontal que passa pelo eixo do mesmo, que mantém a mesma cota. Como o motor é mais baixo, o topo do mesmo fica igualmente mais baixo, o que compensa o facto do fundo ficar mais alto.
Abraço
esta bancada da para os motores flat
ResponderEliminarse virem no meu blog tem la uma foto com esta bancada e um flat
Hum, Pedro, nao sei...
ResponderEliminarSe for como no caso do sistema Anglewinder, quer o Flat como o Boxer ficam à face do berço se montados devidamente. No entanto, se montares o Flat nos encaixes do Boxer, ele fica uns milimetros acima da face inferior do berço - daí subindo o centro de gravidade face ao encaixe dito normal para o Flat...
Boas.
ResponderEliminarResumindo o que foi dito:
Se o motor Flat for montado na posição dos Boxer, fica com o centro de gravidade à mesma altura que um Boxer, mas com menos efeito magnético (porque mais distante da pista).
Montado na sua posição "normal", o motor Flat fica com o centro de gravidade mais baixo que um Boxer e com o mesmo efeito magnético.
Mais ou menos é isto, correcto?
Então, julgo que a sugestão do Hugo é, se utilizarmos os novos Flat na posição do Boxer, teremos uma categoria "magneticamente correcta" ou de "magneticamente consciente"... humm, parece-me uma boa ideia...
abraço
elativamente à sua posição "normal", mas fica com o centro de gravidade à mesma altura (ou quase) que um motor Boxer na sua posição
Já agora, Miguel...
ResponderEliminarAqui lanço uma espécie de "semente" para um próximo campeonato com os Racer Sidways, diferente de tudo:
- Como podemos ouvir da parte dos pilotos, os carros sao rápidos, mas a sua condução está longe de ser fácil e as perfomances nao são por aí além (diz-se que ficariam abaixo dos LMP2, se fossem às 24 Horas de Le Mans);
- Assim sendo, quer estas bancadas, como as já existentes, usava-se o motor Flat "erguido" do sítio dito normal nestes modelos (tinha de se testar a tal teoria do centro de gravidade mais erguido e com menos apoio magnético)
- Obrigava-se a coisas diferentes tambem, do genero jantes 17mm ou pneus descolados (acho q prefiro a 1ª, mas em berços "offset", ia ser complicado)
A questão que se põe, é que estes modelos ainda nao sao muito populares entre os praticantes, e são até um bocado caros. Aliando ao facto de ser necessario adquirir os motores Flat, ia ficar uma série um bocado carota, para uns modelos que se espera nao serem TAO rápidos ou fáceis de conduzir...
Boas.
ResponderEliminarHugo, a ideia parece-me boa. Mais ainda porque que tem havido algum debate sobre "retornar às origens" em termos de pilotagem (carros c/ efeito magnético zero, o que eu chamava de "magneticamente correcta"...).
Poderia ser com os Racer Sideways ou então com os Flyers / Fly Slot Cars, que para além do Riley tem também o Sunred já disponível. Este têm a vantagem de ser um pouco mais económicos que os Racer.
Seriam carros com motor longitudinal e efeito magnético quase nulo (utilizando o motor Flat).
Quanto às jantes, seria uma questão de medir e verificar a copatibilidade com alturas, transmissão, chassis, etc.
Já agora, para tornar a condução totalmente pura, pneus traseiros não tratados...
É uma questão de ver quantos interessados haveria, mas parece-me uma boa ideia.
Por outro lado, daria para testar uma hipótese: acho que a condução sem qualquer efeito magnético é, de certa forma, um revivalismo romântico... a ver...
Abraço.