sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Peugeot 908 - Scalextric / SCX

.
Foi editado pela "Scalextric / SCX", o Peugeot 908 vencedor da última edição das 24 Horas de Le Mans de 2009.
A pressa no seu lançamento, levou o fabricante a editar o mesmo modelo que já havia feito e editado, correspondendo à versão de 2007. Pouco mais houve a fazer do que alterar a decoração que haviam já feito.




Como é sabido, os modelos de competição raramente se mantêm inalterados ao longo da sua vida. E como tal, também este Peugeot não foi excepção e foi alvo de evoluções, mas, embora aparentemente não se mostrem profundas e até possam passar despercebidas, existem e são significativas, embora ajudadas pela cor negra e baça que os decora. A pintura a azul que quase toma a forma de um avião quando apreciado numa vista superior, acaba por abafar as incorrecções deste aproveitamento de molde.
Se atentar-mos nas imagens de cima, reparamos com alguma facilidade na extrema incorrecção que surge na frente do modelo. Originalmente, surgiam umas passagens de ar para os radiadores, que se prolongavam desde a frente e por um plano inferior contornavam o cockpit. Actualmente, absolutamente remodelado nessa zona, o ar é forçado a passar por cima, junto ao próprio pára-brisas. Esta incorrecção deita tudo a perder dado ser excessivamente profunda, embora até possa passar despercebida a um grande número dos aficionados.


A largura do aileron é outro dos aspectos a apontar, dado terem-se para este ano tornado mais estreitos. Quanto à decoração, a cor prata que surge no modelo real, é muito mais próximo do "prata" do que própriamente do "prateado" que surge no mini-modelo.
Alguns defeitos que actualmente não deveriam existir, mas que, talvez sobretudo da actual crise, ainda serão desculpáveis.
.

6 comentários:

  1. Infelizmente já não é novidade a repintura de carroçarias de versões anteriores por parte dos fabricantes, nomeadamente a SCX.

    O que é pena, pois a versão 2009 do Peugeot 908, pelas alterações mencionadas na frente, permitiria eliminar a solução de semi-eixos dianteiros, pois passa a haver espaço para passar e ocultar o eixo rígido.

    ResponderEliminar
  2. ... é uma pena ver estes fabricantes "grandes" fazerem modelos a martelo.

    uma pena e algo que não deverá ter justificação plausivel...

    ResponderEliminar
  3. Viva Amigo Mota.
    Cabe-nos a nóa compradores penalizar esses fabricantes de pinturas sureais.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  4. Viva Pedro.

    É verdade a questão que levantas e que em abono da verdade, nem tinha pensado nela.

    Mas é pena também e sobretudo, porque é um carro vencedor da Peugeot, que não chegou a vêr a sua reprodução de histórico modelo, bem reproduzida, .... enfim, .... erros que lamentamos....


    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Morgado.

    É o mercado, meu amigo, baixar custos e aparecer com novidades???, ...dizem eles.....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Viva amigo Nogueira.

    Pois, cá estamos nós para o julgamento, coisa que julgo ter já feito, parte da minha parte ....

    Um abraço

    ResponderEliminar