segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mercedes-Benz CLK AMG - DTM

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Autor: Miguel Morgado

Mercedes-Benz CLK AMG - DTM

O "Mercedes CLK AMG – DTM", cumpriu os rigorosos regulamentos da época de 2002 do respectivo campeonato, subjugando-se a um regulamento muito específico, permitindo o desenvolvimento dos modelos, até ao seu limite. Tendo recorrido ao modelo da geração de 2002 e sendo por isso completamente novo, tornou-se mais aerodinâmico e eficaz que o seu antecessor. As suspensões foram redimensionadas e projectadas para uns pneus Dunlop mais largos e de maior diâmetro relativamente aos anteriores. Houve melhoramentos também a nível de motor em diversos aspectos.

O modelo em questão, seria conduzido pelo campeão em título “Bernd Schneider”, "Uwe Alzen", "Marcel Fässler" e "Jean Alesi", sendo que este último se havia já retirado da Formula 1 depois de ter completado 201 Grandes Prémios ao serviço do top da competição automóvel, passando a integrar este também restrito mundo que foi e é, o “Campeonato DTM”.
Características Técnicas

Motor
Configuração: AMG 90º V 8
Localização : Frente, longitudinal
Construção: Liga leve no bloco e cabeça
Deslocamento: 4 L / 244.1 cu in
Válvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Aspiração: Natural

Transmissão
Chassis/Carroçaria: Carroçaria em carbono numa estrutura tubular em aço
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Ventilados internamente e feitos em cerâmica, em todas as rodas
Caixa de Velocidades: 6 velocidades sequencial
Tracção: Traseira

Dimensões
Peso: 1080 kg / 2381 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4690 mm (184.6 in) / 1845 mm (72.6 in) / 1255 mm (49.4 in)

Performances
Potencia: 470 bhp / 351 KW @ 7500 rpm
Binário: 400 Nm / 295 ft lbs
Cavalagem/Litro: 118 bhp / liter
Peso potencia: 0.44 bhp / kg
O Minimodelo - Scalextric / Superslot
O modelo escolhido diz respeito à série "Sport" de edição limitada do fabricante inglês "Superslot".
Trata-se de uma reprodução notável, com um excelente tratamento das linhas do modelo e sobretudo dos seus acabamentos. Pintura de alto nível e um também excelente trabalho de tampografia em que a reprodução das letras "AMG" surgem tal como no modelo verdadeiro, a cromado.


Talvez menos conseguido, esteja a reprodução do conjunto "jante / pneu", que não nos proporciona uma aproximação com a realidade.
Ponto fraco destes modelos é o aileron, que pela sua extrema finura na parte que respeita à fixação à carroçaria, se torna num ponto de extrema fragilidade. O mínimo descuido proporcionará a quebra deste órgão aerodinâmico.

Note-se na imagem de cima, a fragilidade do apoio do aileron.
Com um motor em posição transversal posicionado à retaguarda e ainda provido de íman, dinâmicamente provou ser um modelo de extrema rapidez, sem qualquer tipo de apontamento pela negativa. É portanto um modelo de excepcional rapidez, quando dele se tenta desfrutar, no seu estado mais original.

O sistema de alimentação de origem é também muito eficaz e a frente do modelo muito segura, perdendo a sua eficácia, apenas quando levado ao limite da sua atracção. Chegado a esse ponto limite de equilíbrio e à semelhança da generalidade dos modelos magnéticos, faz-se perigar o estado original do mesmo, já que a violência é tão exagerada que muito provavelmente resultará em estragos irreparáveis.

É possível numa vista inferior, verificar a existência de um íman de grandes dimensões.

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7 comentários:

  1. Obrigado Mota por mais um contributo da nossa parceria bem conseguido.

    Oxalá mantenha o nível de anteriores.

    Abraço

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  2. Viva Morgado.

    Escrevi sobre o que sabia, mas provávelmente surgirá o dia em que me vais deixar entre a espada e aparede.

    Mas enquanto souber, escrevo....

    Um abraço e obrigado pela colaboração.

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  3. Viva Amigo Mota.
    Com galhardetes ou sem eles, o que conta é o resultado. E o resultado é bom.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  4. Boas.

    Mais um belo artigo. Parabéns Morgado e Mota.

    Sim senhor, esta parceria está a ter óptimos resultados... edição impressa à vista? é algo que começa a faltar no slot português (e quiçá no bracarense)...

    abraço.

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  5. Não é nada que já não me tenha passado pela cabeça amigo Miguel!

    Mas é segredo, e.... um passo de cada vez :)


    Abraço e fica atento a mais desenvolvimentos dos M&Ms

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  6. Ai, como eu sempre gostei dos carros de DTM, é curioso...


    Pena que, se é verdade que a Scalextric tem feito um bom trabalho a nível estético, não haja outro fabricante de melhores méritos dinâmicos a apostar nestas maquinas...

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