Autor: Miguel Morgado
Mercedes-Benz CLK AMG - DTM
O modelo em questão, seria conduzido pelo campeão em título “Bernd Schneider”, "Uwe Alzen", "Marcel Fässler" e "Jean Alesi", sendo que este último se havia já retirado da Formula 1 depois de ter completado 201 Grandes Prémios ao serviço do top da competição automóvel, passando a integrar este também restrito mundo que foi e é, o “Campeonato DTM”.
Características Técnicas
Motor
Configuração: AMG 90º V 8
Localização : Frente, longitudinal
Construção: Liga leve no bloco e cabeça
Deslocamento: 4 L / 244.1 cu in
Válvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Aspiração: Natural
Transmissão
Chassis/Carroçaria: Carroçaria em carbono numa estrutura tubular em aço
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Ventilados internamente e feitos em cerâmica, em todas as rodas
Caixa de Velocidades: 6 velocidades sequencial
Tracção: Traseira
Dimensões
Peso: 1080 kg / 2381 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4690 mm (184.6 in) / 1845 mm (72.6 in) / 1255 mm (49.4 in)
Performances
Potencia: 470 bhp / 351 KW @ 7500 rpm
Binário: 400 Nm / 295 ft lbs
Cavalagem/Litro: 118 bhp / liter
Peso potencia: 0.44 bhp / kg
Configuração: AMG 90º V 8
Localização : Frente, longitudinal
Construção: Liga leve no bloco e cabeça
Deslocamento: 4 L / 244.1 cu in
Válvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Aspiração: Natural
Transmissão
Chassis/Carroçaria: Carroçaria em carbono numa estrutura tubular em aço
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Ventilados internamente e feitos em cerâmica, em todas as rodas
Caixa de Velocidades: 6 velocidades sequencial
Tracção: Traseira
Dimensões
Peso: 1080 kg / 2381 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4690 mm (184.6 in) / 1845 mm (72.6 in) / 1255 mm (49.4 in)
Performances
Potencia: 470 bhp / 351 KW @ 7500 rpm
Binário: 400 Nm / 295 ft lbs
Cavalagem/Litro: 118 bhp / liter
Peso potencia: 0.44 bhp / kg
O Minimodelo - Scalextric / Superslot
O modelo escolhido diz respeito à série "Sport" de edição limitada do fabricante inglês "Superslot".Trata-se de uma reprodução notável, com um excelente tratamento das linhas do modelo e sobretudo dos seus acabamentos. Pintura de alto nível e um também excelente trabalho de tampografia em que a reprodução das letras "AMG" surgem tal como no modelo verdadeiro, a cromado.
Talvez menos conseguido, esteja a reprodução do conjunto "jante / pneu", que não nos proporciona uma aproximação com a realidade.
Ponto fraco destes modelos é o aileron, que pela sua extrema finura na parte que respeita à fixação à carroçaria, se torna num ponto de extrema fragilidade. O mínimo descuido proporcionará a quebra deste órgão aerodinâmico.
Note-se na imagem de cima, a fragilidade do apoio do aileron.
Com um motor em posição transversal posicionado à retaguarda e ainda provido de íman, dinâmicamente provou ser um modelo de extrema rapidez, sem qualquer tipo de apontamento pela negativa. É portanto um modelo de excepcional rapidez, quando dele se tenta desfrutar, no seu estado mais original.
O sistema de alimentação de origem é também muito eficaz e a frente do modelo muito segura, perdendo a sua eficácia, apenas quando levado ao limite da sua atracção. Chegado a esse ponto limite de equilíbrio e à semelhança da generalidade dos modelos magnéticos, faz-se perigar o estado original do mesmo, já que a violência é tão exagerada que muito provavelmente resultará em estragos irreparáveis.
É possível numa vista inferior, verificar a existência de um íman de grandes dimensões.
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Obrigado Mota por mais um contributo da nossa parceria bem conseguido.
ResponderEliminarOxalá mantenha o nível de anteriores.
Abraço
Viva Morgado.
ResponderEliminarEscrevi sobre o que sabia, mas provávelmente surgirá o dia em que me vais deixar entre a espada e aparede.
Mas enquanto souber, escrevo....
Um abraço e obrigado pela colaboração.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarCom galhardetes ou sem eles, o que conta é o resultado. E o resultado é bom.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Obrigado amigo Nogueira.
ResponderEliminarUm abraço
Boas.
ResponderEliminarMais um belo artigo. Parabéns Morgado e Mota.
Sim senhor, esta parceria está a ter óptimos resultados... edição impressa à vista? é algo que começa a faltar no slot português (e quiçá no bracarense)...
abraço.
Não é nada que já não me tenha passado pela cabeça amigo Miguel!
ResponderEliminarMas é segredo, e.... um passo de cada vez :)
Abraço e fica atento a mais desenvolvimentos dos M&Ms
Ai, como eu sempre gostei dos carros de DTM, é curioso...
ResponderEliminarPena que, se é verdade que a Scalextric tem feito um bom trabalho a nível estético, não haja outro fabricante de melhores méritos dinâmicos a apostar nestas maquinas...