quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A verdadeira dimensão do Slot

.
Quando se fala vulgarmente nos carrinhos de pista, a ideia que ressalta à maioria do comum cidadão, é de que se trata de uma brincadeira de meninos.

Na verdade é-o, mas apenas numa primeira fase. Tal como tudo, existem etapas. Eu comecei tal como todos, com uma prenda de natal. Uma pista em forma de 8, que diga-se, me preencheu já naquela altura muitos momentos de agradável prazer.

Os anos foram passando, nós vamos crescendo e vamo-nos formando como homens e descobrindo tendências que à medida que vão tendo a sua importância, nos vamos também especializando nessas matérias.


Na última edição das "24 Horas Slot do Porto", a família Slotista teve esta dimensão.

A tal ponto, que a brincadeira de meninos toma tais proporções, que deixam de ser a inocente brincadeira, para assumir um estatuto de desporto, que muito embora não seja oficialmente visto como tal, é-o de facto.
O nosso Team "Braga Slot Racing - Slot Madeira", na zona mais central da imagem (T'Shirt's pretas).

A realização de provas de âmbito nacional e até internacional, acabam por ter a força motriz capaz de movimentar gente de Norte a Sul do nosso país e até do Portugal insular, acontecendo ainda algumas participações além-fronteiras.

O mais novo e o mais velho participantes da última edição das "24 Horas Slot do Porto"
E tem este desporto a incrível característica de não escolher idades. São proporcionados convívios entre várias gerações, estando sempre como ponto fulcral, um simples carrinho.....o de SLOT...
.

6 comentários:

  1. Grande Mota:

    É verdade. Assim comecei na modalidade e assim sempre a conheci. Multi-etária acima de tudo.

    Lembro-me de nos primeiros tempos reparar que eu e o Pedro era-mos os mais novos presentes no clube.... e por vezes os mais mentalmente sãos.

    Com o tempo passaram-se truques, dicas, e maluqueiras...

    E cá estão a prestar homenagem aos que me ensinaram e que entretanto se tornaram amigos para a vida.


    Abraço vizinho! :)

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    O slot acaba por ser uma aproximação entre gerações...
    se pensarmos naquela máxima segundo a qual a diferença entre homens e rapazes é o preço dos brinquedos, bem, os meus carros são do mesmo valor que os do meu filho...

    Morgado,
    falas realmente de tempos imemoriais de facto (em que ainda eras mentalmente são...) ;)

    Teria ficado bem uma foto com as 3 equipas "bracarenses", a ilustrar o são convívio que existe entre os praticantes de slot brácaros.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Viva Amigo Mota.
    Assim deviam ser todas as modalidades.
    Continue com essa "força".
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  4. Eu, resumidamente, devo a grande alegria de pertencer a família do slot ao mei amigo Nuno Aguilar. Este maluco, em finais dos anos 80 (1987 ou 88), lembrou-se de organizar o rally Santos da Cunha. Nessa altura fui confrontado com um cartaz, tipo fotocópia, numa papelaria no Gold Center, publicitando a referida prova. Comprei nessa loja um Ford RS 200 e lá apareci, muito envergonhado, na prova. Participei num grupo N e obtive um 3.º lugar. Melhor maneira de me agarrar a modalidade não podia haver. A partir dessa altura fiquei fascinado pelo hobby e lá descobri, com alguma dificuldade, o CSB e o seu patriarca Bernardino. Passei a frequentar o clube, cerca de 18 anos. No início foi complicado: primeiro porque os meus pais nunca perceberam esse tal hobby, segundo porque não podia frequentar os treinos de sexta à noite, apenas participando nas provas a frio.

    Por tudo isso agradeço ao Nuno Aguilar e ao Bernardino esses grandes momentos da minha vida. Costumo dizer que eles mudaram o rumo da minha vida por causa deste hobby.

    Bem hajam
    Augusto

    ResponderEliminar
  5. Mudando de assunto, não pude deixar de reparar na foto em que está o chiquinho e o Sr. Dias do Porto. Para além da diferença de idades, percebi que conseguimos fazer uma boa prova com o elemento mais novo da prova, melhor, com os dois elementos mais novos da prova (13 e 15 anos, respectivamente o Chiquinho e o Luis Caracol)

    Augusto

    ResponderEliminar