As formas ENGANAM.....
Pois é! O "Alpine Renault" parece pequeno. Bem, na verdade parece e É. Mas talvez, não tão pequeno quanto se faça parecer.
Pois tomemos por bitola comparativa, outro modelo do mesmo fabricante, o "Renault 5 Maxi Turbo", outra das excelentes reproduções da "Scalextric / SCX".
Já reparou na imagem de cima?
Pois é verdade, o pequenito Alpine Renault, afinal é maior que o Maxi Turbo...
Tudo tem a ver afinal, com as formas.....
Por um lado, um Alpine Renault algo estreito e sobretudo, extremamente baixo, o que lhe conferia um extraordinário centro de gravidade, para além de um excelente equilíbrio de massas proporcionado pela colocação da motorização à retaguarda. Quanto ao seu comprimento total, está verificado que não está dentro do lote dos modelos mais curtos.
Por outro lado, um Renault 5 Maxi Turbo, cuja cota do comprimento nos é adulterada pelas suas extremas, largura e altura. Daí resulta uma imagem de modelo de muito maiores dimensões, criando-nos essa generalizada ilusão de que o "Alpine Renault" até pode estar fora de escala.
Aliás, esta imagem de modelo reduzido, levou mesmo a que um o fabricante de modelos de grande prdução, a "Burago" de modelos à escala 1/18, tivesse tomado a curiosa mas incrível decisão de não reproduzir este modelo à mesma escala, mas sim à escala 1/16, para que assim ficasse mais próximo dos restantes modelos
Dois belos modelos que comprovam que muitas vezes as formas condicionam a imagem dos modelos reais que processamos nos nossos cérebros, muitas vezes por nunca nos termos confrontado com a imagem real de cada um dos modelos.
Apenas um reparo de rigor estético. Uma pena a "Scalextric / SCX" ter falhado redondamente no que respeita à reprodução das jantes do "Renault 5 Maxi Turbo". Nem de perto nem de longe, este tipo de jante correspondeu alguma vez a este modelo. E infelizmente, nem corresponde a este, nem ao anterior "Renault 5 Turbo", embora venha a equipar ambos. Uma pena de facto, para um modelo também de excelente reprodução.
.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarMais uma nota de valor acrescido.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Boas Mota.
ResponderEliminarTenho estado a atentar nestes detalhes que tu tão bem salientas e tenho uma duvida...
Não será que pormenores como esse das jantes do R5 não se prendem com licenças e direitos sobre a imagem e projecto dos modelos originais?
Abraço
Mais uma vez boas grande Mestre!
ResponderEliminarNuma pesquisa um bocado apressada e segundo fontes minimamente seguras o Renault 5 Maxi Turbo mede 3,66m e o Alpine A110 4,05m de comprimento respectivamente.
Por isso não é mentira mesmo nenhuma a diferença entre os dois modelos.
Abraço
Quem vê o Alpine A110 fica mesmo espantado por ser incrivelmente pequeno. Parece apenas maior por estar tão baixo.
ResponderEliminarAbraço,
Hugo
Viva amigo Nogueira.
ResponderEliminarTenta-se na medida do possível aprimorar alguns detalhes
Viva Morgadão.
ResponderEliminarSempre atento.
Já se nota que estás em acção.
Obrigado pelas achegas. E uma vez mais se confirma que a SCX está no bom caminho e que os nossos olhinhos, por vezes nos enganam
Um abraço e obrigado
Viva Hugo.
ResponderEliminarMesmo de férias, não perdes pitada.
Um abraço e continuação.