sábado, 19 de setembro de 2009

Campeonato "Clássicos de Le Mans" - 1ª Jornada

.

Um arranque de luxo....

Neste arranque dos campeonatos referentes à época de 2009 / 2010, difícil seria uma grelha mais completa e tão recheada de valores e quantidade de participantes, tanto consagrados como iniciados e até alguns regressados.


O início dos mesmos deu-se com um campeonato destinado ao agrado da maioria dos aficionados. Os modelos Clássicos participantes em Le Mans, foram o mote para um digno arranque da modalidade.

Com a participação de 19 concorrentes, a noite de 18 de Setembro vai muito provavelmente ficar para a história, pela quantidade de concorrentes, diversidade das máquinas e a qualidade das mesmas.

Algumas ausências houve no entanto que se fizeram notar e que por certo teriam engrandecido mais ainda esta notável prova de abertura. José Eduardo embora presente não participou e também Luís Azevedo e Eduardo Carvalho, teriam ambos proporcionado outras lutas de grande desempenho.

Francisco Matos, Hugo Figueiredo e Miguel Queirós, nos preparativos de uma prova que quase chegava aos 20 participantes.

Numa comunhão de esforços entre os dois clubes permanentes em Braga, o "Club Slot de Braga" e o "GT Team Slot Clube", o campeonato de "Clássicos de Le Mans", reuniu a nata dos pilotos de Braga, tendo ainda conseguido alguns novos participantes e também antigos praticantes.

Domingos Calado, um iniciado que deu nas vistas, aqui na operação de manutenção da sua máquina após a sua qualificação.

O pódio foi preenchido por Hugo Figueiredo, o vencedor, ladeado por dois segundos lugares, Emídio Peixoto o Augusto Amorim, já que completaram a prova com o mesmo número de voltas e de metros.

Após os habituais procedimentos que se prendem com as verificações dos modelos e a prova de qualificação, passou-se para a fase seguinte que definia as magas e as calhas em que cada piloto iniciaria a sua prova.

Ficou então definido que para a primeira das mangas, iriam participar o regressado Rui Loureiro, Miguel Queirós (um dos obreiros desta aventura), o renitente em participar Francisco Matos (pai), o sempre animado Vítor Lopes, o artista a quem muito devemos pela criação dos cartazes, Filipe Vilas Boas e aquele que tem já dado preciosas ajudas, Pedro Correia. João Silva havia de dar início à sua participação 5 minutos mais tarde, dado partir da calha virtual.

Nesta manga e curiosamente, apenas o Porsche 908 aparecia como sendo o único carro repetido. Um Porsche 917, um Ferrari 512 S Caula Longa, um Ford GT 40 (Fly) e um Ford GT 40 (superslot), completavam a restante grelha de partida.
Note-se ainda que atendendo à inscrição de 19 participantes, houve necessidade de se recorrer à realização de três mangas, recorrendo-se na primeira delas a uma calha virtual, donde partiu João Silva. Note-se que este jovem piloto fazia a sua estreia nesta pista o que aliado a um Ford GT 40 da "Scalextric / Superslot" menos bem preparado, acabaram por ser duas das preponderantes condicionantes que definiriam o seu desempenho.
Miguel Queirós é que se viu obrigado a uma arreliadora troca de pneus traseiros no decorrer da prova, dado o degradado estado de aderência que estes vinham tomando, relegando-o para a última posição.

Pilotos e máquinas da primeira das três mangas.
Nesta manga, a vitória recairia em Vítor Lopes, num desempenho claramente superior ao dos seus directos adversários. De Filipe Vilas Boas esperava-se mais, pois começou já a demonstrar capacidades que lhe garantiriam uma posição acima daquela que viria a conquistar.
Na segunda das mangas, acabamos por ter algumas surpresas. Tanto Filipe Gomes, como Kikas e Domingos Calado, acabam por surpreendentemente ocupar lugar nesta manga, o que demonstra e confirma que se mostraram com performances de pilotagem que lhes proporcionarão dentro em breve lugares de destaque. Por outro lado, de Nuno Aguilar esperar-se-ia mais, caso tivesse tido uma máquina que correspondesse, e de Paulo Mendes e Francisco Matos (filho), esperava-se que tivessem ocupado um lugar na última manga.
Paulo Mendes ganha a manga com uma vantagem considerável de 4 voltas sobre Kikas. Francisco Matos (filho) consegue uma vantagem de 1 volta sobre Filipe Vilas Boas enquanto Domigos Calado precisou de 8 metros para se posicionar na frente de Nuno Aguilar que ocupou o último posto desta manga.
Nuno Aguilar - Porsche 917, Paulo Mendes - Ferrari 512 S, Kikas - Porsche 908, Domingos Calado - Porsche 906, Filipe Gomes - Porsche 908 e Francisco Matos (filho) - Ferrari 330 P4, foram os animadores da calha intermédia.

Para a última manga, a que integrou os pilotos com os melhores registos da qualificação, Hugo Figueiredo conseguiu a cabeça do pelotão com o melhor tempo absoluto, batendo aquele que se julgava vir a ter uma escalada de supremacia, Augusto Amorim.
Daniel Lima surpreende também com o seu terceiro melhor registo, deixando para trás Emídio Peixoto, Rui Mota e António Maia.
Apesar do elevado andamento que os três primeiros impunham, Hugo Figueiredo destaca-se ligeiramente conseguindo uma vantagem de 2 voltas sobre os mais directos perseguidores, que foram Augusto Amorim e Emídio Peixoto, que completaram a mesma com o mesmo número de voltas e de metros, o que posiciona os dois no segundo lugar.
Mais para trás, eram Daniel Lima e Rui Mota que lutavam pelo quarto posto, com vantagem final para o primeiro, enquanto António Maia, apesar de rápido, pagava uma boa classificação, com o excesso de saídas.
Rui Mota, Emídio Peixoto, Augusto Amorim, Hugo Figueiredo, Daniel Lima e António Maia, foram os protagonistas da manga de onde sairia o vencedor.
Uma prova de início de época, onde não faltaram emoções em cada uma das mangas, onde a luta por uma posição foi bem suada e sobretudo, onde o saudável desportivismo imperou.
Espera-se ainda luta mais acérrima, pois haverá certamente modelos a evoluir e a proporcionar lutas mais acesas, já que potencial humano parece não ter faltado.
Excelente jornada, de deixar os responsáveis organizadores bem orgulhosos com o estado da situação actual.

Alguns momentos para registar.......
Rui Loureiro esteve muito melhor do que noutros tempos....

António Maia, Mr. Matrix, na fase de qualificação....

Pedro Correia, um dos regressados em que já muito se apoia o "GT Team Slot Clube".

Miguel Queirós, de Ferrari, pois claro....
Francisco Matos (pai), em mais uma participação, desta feita a tripular o único Lola T70 presente.

O iniciado João Silva, na sua prova de qualificação e de aprendizagem do traçado.

Kikas, um dos bem-vindos regressados, que tão bem soube estar ao melhor nível.

Domingos Calado em estreia absoluta e a estrear também um Porsche Carrera 6, surpreendeu tudo e todos....

Filipe Gomes deu bem conta de si e teve neste arranque um belo desempenho, com o seu Porsche 908.

A família Amorim, ao serviço da modalidade.....

Também observadores de tenra idade vieram ver o arranque da nova época.

O pódio, com o Ferrari P4 Superslot, que se impôs aos rivais da Fly.


O bonito Lola com que Francisco Matos (pai), participou.

Mais em pormenor, o modelo que surpreendentemente, dominou a primeira jornada deste campeonato.


Rui Mota pôs ao serviço do slot esta preciosidade.....pelo menos considerado o mais bonito carro, pela pequerrucha de Domingos Calado .....


Domingos Calado, surpreendeu com este bonito Porsche 906.

Um parque fechado como já não havia memória. Tantos e recheado de lindíssimas máquinas.....
Classificação Final da primeira prova
- Hugo Figueiredo - Ferrai 312 P4 (Superslot) - 205,8 voltas
2º - Augusto Amorim - Ford GT 40 (Fly) - 203,8 voltas
2º - Emídio Peixoto - Porsche 917 (Fly) - 203,8 voltas
4º - Daniel Lima - Porsche 917 (Fly) - 200,11 voltas
5º - Rui Mota - Porscxhe 917 (Fly) - 198,8 metros
6º - Paulo Mendes - Ferrari 512 S (Fly) - 197,9 voltas
7º - António Maia - Ferrari 512 S Cauda Longa (Fly) - 193,30 voltas
8º - Kikas - Porsche 908 (Fly) - 193,19 voltas
9º - Francisco Matos (filho) - Ferrari 312 P4 (Superslot) - 186,22 voltas
10º - Vítor Lopes - Porsche 917 (Fly) - 186,12 voltas
11º - Filipe Gomes - Porsche 908 (Fly) - 185,21 voltas
12º - Domingos Calado - Porsche Carrera 6 (Fly) - 181,31 voltas
13º - Nuno Aguilar - Porsche 917 (Fly) - 181,23 voltas
14º - Rui Loureiro - Porsche 908 (Fly) - 175,21 voltas
15º - Francisco Matos (pai) - Lola T70 (Fly) - 172,26 voltas
16º - Filipe Vilas Boas - Ford GT 40 (Fy) - 170,22 voltas
17º - Pedro Correia - Porsche 908 (Fly) - 165,7 voltas
18º - João Silva - Ford GT 40 (Superslot) - 155,19 voltas
19º - Miguel Queirós - Ferrari 512 S Cauda Longa - 154,9 voltas
Venha então a próxima sexta-feira, desta feita nas instalações do "Clube Slot de Braga", para mais um confronto de pilotagem e de máquinas....
Para complemento desta reportagem, consultar:
.

11 comentários:

  1. :o fantástico.

    se eu soubesse que havia prova a mais tempo tinha arranjado carro, entao com estes participantes todos ia de certeza :P

    grande prova
    Belas maquinas
    parabens a todos.

    P.S- Mota tens a classificação um bocado mal, pessoas com menos voltas e á frente pessoas com mais metros atras, tenta alterar isso ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos,


    Hoje sou suspeito de vir aqui comentar o resultado da prova... eheh. Mas em vez disso, há algo muito mais importante que gostaria de salientar:

    - Se bem nos recordamos, Agosto começou com uma soberba prova de resistência de 12 Horas, com registos sem precedentes de participação e de "mole humana" presente nas instalaçoes do CSB.

    - Após 15 dias para descanço dos "calos" conquistados nas 24 Horas do Porto, julgo que o regresso das competições a Braga não podia ser melhor: 19 participantes numa prova individual! Julgo que já se fizeram resistências com menos pilotos!

    - Acrescido a este facto, como o Mota bem apontou, houve ainda pessoal ausente, que poderia aumentar ainda mais o número de participantes.

    Posto isto, julgo que todos nós já nos apercebemos de que o Slot em Braga havia chegado às ferias do verão num grande momento... e esse momento continua! Bastantes entradas de pilotos novos, regresso de outros mais consagrados... tudo isto fez-me pensar o seguinte enquanto lançava os nomes no sorteio da qualificativa e no software de gestão da prova:

    "Fónix, que trabalheira!" :)

    Mas acreditem, não me importo de ter esse trabalho, até porque o verdadeiro esforço de erguer uma prova destas pouco passou por mim. A grelha foi fantástica - pelo número, diversidade e aspecto visual, vai ficar na retina por muito tempo. Foi preciso buscar uma calha extra para fazer de suporte aos modelos no parque fechado! E aposto que o Mota e o Miguel Queirós quase trocavam os olhos no final de verificar tantos modelos!

    Por isso, lanço uma espécie de apelo, sem querer dramatizar, digo apenas:

    "A máquina do slot em Braga está embalada, senhores. Não a façam perder vapor, ok?"

    ResponderEliminar
  3. Olá Hugo.

    Obrigado pelo grito no sentido de não se deitar a perder o esforço que se fez e que está aos olhos de todos, através do extraordinário êxito conseguido.

    Penso no entanto que com a idoneidade que tem sido posta em prol do Slot, não haverá muito a temer. Vamos tentar ser maduros e contornar as inumeras adversidades que por vezes nos surgem.

    Estou certo que ninguém quererá agora dar um passo atrás.

    Um abraço Hugo

    ResponderEliminar
  4. Boas!

    Parabéns aos participantes! Apesar de não ser um deles, sinto orgulho em pertencer a esta "desorganização" que se ergue novamente na nossa cidade.

    Parabens a todos, menos ao Mota: afinal foi um Ferrari a ganhar socio!!! eheheh


    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Que mau feitio....

    Pois és um dos fora da lei, seu Morgado...ficas a vêr telenovelas em vez de vir sujar os dedinhos com oiles...e afinzes....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá pessoal :)

    Foi uma prova com uma afluência fantástica.

    Confesso que inicialmente senti-me um pouco assutado com tanta gente e tantos carros.

    Agradeço muito o apoio do Hugo (vencedor da prova - mais uma vêz Parabéns), do Miguel queirós, do Mota(Como sempre), do Pedro Correia e da minha esposa. A todos os qur também ajudaram e todos participantes: muito obrigado.

    Foi uma obra com muito brilho e que correu sempre num ambente de convívio e camaradagem.

    AGORA! Todos ao clube, ao Clube Slot de Braga na próxima Sexta-feira.....

    Como remate, depois de já ter felicitado o vencedor, Hugo Figueiredo, quero também felicitar o Domingos Calado pela maturidade apresentada nesta primeira prova, o Filipe Gomes, o kikas e o Daniel pelas boa prova realizada.

    ResponderEliminar
  7. Ola meus caros amigos,

    Antes demais, eh pah 19 concorrentes é extraordinário!!!
    E alguns habituais, ainda ficaram de fora!!! è absolutamente extraordinário...
    Quanto á prova, propriamente dita, correu muiot bem... O Hugo esta de parabens, pois conseguio ter um carro complicado de afinar e que á partida, ninguem dava nada por ele, muiot bem afinado e competitivo, sem falar na sua performance.. Muito bem Hugo!
    Quanto aos restantes, acho que foi o normal se bem que e devo reconhecer, esperava um pouico mais do Mendes... Acho que na proxima ele vai-se empenhar mais no seu carro em vez no dos outros!!!
    A minha corrida, correu muiot mal.. tenho faltadao aos treinos e isso viu-se na falta de "dedo".. demasiadas saidas.. enfim! O carro ate que não estava mau de todo, embora necessite de um " emgrecimento"... veremos se na proxima mudo de montada ou vou com este mesmo!
    por falar em montada, fiquei deveras surpreendido com o Porsche Carrera 6... quem diria que aquele carrinho poderia ser tão estavel!
    E já agora o calado que para uma primeira prova esteve muiot bem!
    parabens a ambos os Clubes, estiveram á altura dos 19 inscritos... Assim, e como já disseram, O Slot em Braga vai de vento em popa... é de fazer inveja a outros clubes e organizações...

    Obrigado por tudo, pelo convivio e pela boa disposição geral... as mistas estavam optimas!!!!

    Obrigado Augusto...

    Um abraço

    Filipe Vilas Boas

    P.S. peço desculpa por no sabado quer eu quer o meu Cristiano termos faltado, mas enfim... visitas de ultima hora obrigaram-me a ficar em "terra"...

    ResponderEliminar
  8. Boas.

    Pois é Morgado, sempre foi um Ferrari a ganhar!

    Parabéns ao Hugo, foi uma grande vitória, frente a uma grelha de luxo!

    E com um modelo muito bem preparado mas que, sou sincero, nunca teria sido a minha primeira escolha... mas só vem provar a máxima "não há maus carros, só preparadores preguiçosos"...

    Apesar do meu mau (péssimo) resultado, gostei da prova. Sobretudo pela animação e entusiasmo que 19 participantes proporcionam!!! Estamos todos de parabéns.

    A organização também esteve muito bem. A família Amorim prestou um excelente apoio à prova e a Direcção de Prova foi desempenhada discreta e eficientemente pelo Rui Mota. O apoio do Hugo na "cronometragem" também foi fundamental.

    Acho que este primeiro "ensaio" dos campeonatos partilhados foi um sucesso. Espero que as próximas provas contem com o mesmo entusiasmo.

    ... e agora já não há desculpas que não se sabia das provas... ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá, grande prova! Realço o espirito de todos os participantes e em especial daqueles que participaram pela 1ª vez. Parabens ao Hugo pela bela vitória.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Eh pá, vocês vão todos dar uma curva...
    Por favor não organizem mais provas assim!
    Clássicos de todas as cores e feitios, vitória de um Ferrari P4 (Parabéns Hugo).
    Carago... Isto é demais para o meu coração.
    Qualquer dia tenho que desistir desta ideia de emigrar para esta terra de gente esquisita, e voltar para a minha Viana.
    As saudades já são enormes.

    Abraços e continuem assim.

    Rui Costa

    ResponderEliminar
  11. Ora viva Rui.

    É sempre bom vêr os registos de quem anda por terras do além.

    E para gozo teu, é verdade que foi um Ferrari a levar a melhor sobre tantos e bons carros que estiveram em pista.

    Sem dúvida que o Hugo foi um verdadeiro obreiro e só lhe podemos tirar o chapéu, porque tal como diz o Miguel Queirós, quem apostaria no P4 como modelo para vencer?

    Mas quero aqui registar um enorme agradecimento a todos que através da sua presença e sobretudo como pilotos, abrilhantaram o que considero ter sido, "uma noite de sexta-feira", MEMORÁVEL.

    Os meus e da organização (da qual fez também parte o Miguel Queirós - não estás de fora pá!), agradecimentos a todos...

    ResponderEliminar