segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Serão modelos esquecidos?

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Há dois modelos que me deixam estranhamente surpreso, por não terem ainda chamado à atenção dos fabricantes.

Um, o novíssimo "Lola-Aston Martin" e o outro, um militante dos GT1, o "Spyker", modelo de origem holandesa e motorizado pela Audi.

Enquanto o LMP1 "Lola-Aston Martin" poderá ter a atenuante de ser um modelo bastante recente, tem pelo menos a marca histórica de estar a comemorar o 50º aniversário do êxito da conquista do "Mundial de Marcas" com o seu modelo "DBR1". Aliás, foi nesse longínquo 1959 que através desse modelo, a Aston Martin venceu pela primeira e única vez em "Le Mans".
Tratando-se de um "Ano Comemorativo", tratando-se de um lindíssimo "Sport Protótipo", ou tratando-se ainda do futuro vencedor do Campeonato "Le Mans Series" como se prevê, estranha-se sem dúvida o atraso da chegada de tão soberbo modelo ao mundo do Slot, ou até do pretenso anúncio em catálogo, do lançamento por parte dos fabricantes.



Mas mais gritante parece-me a ausência de interesse em fazer chegar ao Slot, um carro que reúne tudo, para ser um fantástico modelo na categoria "GT1".
Modelo estreado nas competições no ano de 2002, tem vindo sistematicamente a ter participações regulares nas famosas "24 Horas de Le mans", para além de se encontrar em crescendo em vários campeonatos.
Numa primeira versão, o "Spyker" apresentou-se com uma traseira mais alongada do que a que actualmente utiliza. O Actual modelo, o "C8", é possuidor de uma carroçaria que proporcinará excelente desempenho dinâmico. Traseira curta, excelente distância entre o eixo da frente e a extremidade frontal e ainda uma carroçaria extremamente baixa, conferir-lhe-hão com certeza absoluta, cotas favoráveis para se tornal facilmente uma das melhores carroçarias.
Existindo também uma versão sem capota, seria mais uma vantagem às já anteriormente anunciadas, visto ser mais um elemento a fazer baixar o centro de gravidade, pela retirada de tal órgão da carroçaria.
Vemos o fabricante "Scalextric/SCX" a dedicar atenção a outros modelos que historicamente terão tanto ou menos interesse do que este, como é o caso do "Morgan Aero 8". Não poderão deixar passar então em claro este modelo que tão boas características reune, desde logo.
Versões a explorar, também já não faltam, o que será para qualquer fabricante uma mais valia, ao permitir-lhes a rentabilização do molde.

Tendo a "Scalextric/SCX" consciência da utilização das suas carroçarias para as categorias que integram modelos da classe "GT1" acopladas aos tão bem nascidos chassis "HRS" da "Slot.It", não faz sentido atrasarem-se e ficarem à espera que as carroçarias da rival "Ninco" monopolizem aquele tipo de campeonatos. Está aqui uma porta aberta para rivalizar com aquele que se espera dentro em pouco venha a ser o rei dos acontecimentos naquela matéria e que é o "Ascari" da "Ninco", se este fabricante não resolver atacar e antecipar-se.

Um modelo bonito, de excelentes características, mas que tarda em chegar....

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9 comentários:

  1. As coisas que tu sabes Mota!

    Abraço
    Augusto

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  2. Foi a notícia da vitória da Aston Martin neste fim de semana?

    Como é um modelo novo, só mais lá pro final do ano é que as marcas se atreverão a anunciar. Talvez os custos de licenciamento sejam alguns, já que é um modelo emblemático. E ja sabemos que a saúde que se respira nos fabicantes de slot já foi melhor...

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  3. ....Nos fabricantes....e não só....

    Augusto

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  4. Concordo com o Hugo, até porque penso que no caso deste Aston Martin o licenciamento teria que ser negociado com a Aston Martin e a Lola, pois a Aston Martin não comprou os direitos do carro, apenas o modificou.

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  5. Boas.

    Realmente o Aston é um modelo muito belo. Esperemos que até ao fim do ano haja novidades e algum fabricante se arrisque a produzi-lo...
    por mim o ideal seria um slot.it, mas tenho sérias duvidas...

    abraço

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  6. Meus caros Pedro, Hugo, Miguel e Mota : bembembem era ser um low price... aí a 10e a peça :p

    Meu caro Augusto: é a criiiise

    Abraços...

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  7. Viva Amigo Mota.
    A licença dada pelas marcas por vezes é de tal ordem (valor pedido para autorizar)que os moldes ficam pela "hora da morte", e vão fazendo o que já foi passando.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  8. Meus caros leitores.

    É verdade que se pagam royalties e licenças, mas não me lembro de algum modelo ter ficado na prateleira por essa razão. Pode implicar maior ou menor custo inicial, mas as coisas lá se vão fazendo e por vezes, é mesmo falta de lembrança.
    Lembro-me do modelo 936/76 da Porsche, que até ao fabricante português da "Troféu" o fazer, ninguém se tinha lembrado. Depois surgiu o fabricante de Slot "Spirit" e agora até já a "minichamps" o faz.
    Isto é muito específico sobretudo para o modelo "Spyker", pois nem acredito que sejam eles a impor grandes importâncias. Surge-me a ideia até de que provávelmente pagariam até, para lhes reproduzirem o modelo.

    Quanto ao Lola-Aston Martin, talvez seja de facto algo mais complicado, dado o diferendo surgido logo à nascença, onde a Lola fez pé de guerra porque o carro se chamava apenas "Aston Martin", vendo-se posteriormente obrigados a inserir a palavra "Lola" no modelo. Poderá ser mais complicado, mas é um carro que está na berra e seria bom que surgisse, pois quem o fizer, vai certamente esgotar os modelos nos mercados.

    Um abraço

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  9. Morgado,

    por esse preço, talvez um chassis? lol

    abraço.

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