domingo, 13 de setembro de 2009

Mitsubishi Lancer EVO VII

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A edição de 2002 do "Rali de Monte Carlo", recebeu destaque por parte de dois fabricantes , ao reproduzirem um mesmo modelo, com a única diferença de a "Auto Art" se ter debruçado sobre o carro de "Delecourt" enquanto a "Scalextric SCX" chamou a si a atenção do Nº8 de "Mc Rae".
De imediato se nota a diferença no tom da cor vermelha entre ambos.
Mais apelativo o da "Auto Art", mais escuro e cuidadosamente envernizado.
Desde já uma nota de relevo para este aspecto, que no carro da "Scalextric/SCX", talvez fruto de uma época em que este fabricante ainda não se aprimorava, apresenta um acabamento algo descuidado, em termos comparativos. Bastante equilibrados em termos de linhas e dimensões gerais, apresenta contudo o modelo espanhol uma largura superior. Também as suas vias se apresentam exageradas, saindo mesmo das cotas da carroçaria, aliás coisa habitual neste fabricante.
De pormenores mais detalhados o Mitsubishi da "Auto Art" sobressai.
De faróis e grelhas de muito maior rigor, acaba por adquirir um aspecto final mais interessante e apelativo.

A reprodução das linhas e proporções do modelo, continuam melhor conseguidas no de fabrico "Auto Art". Olhando para os dois modelos, é com mais facilidade que conseguimos imaginar o carro verdadeiro, no de fabrico americano.


Em cima, o modelo c "Scalextric/SCX" com as suas rodas a sobressaírem da carroçaria, conferem-lhe um aspecto grosseiro.
Um conjunto global muito mais equilibrado na imagem de cima, e respeitante à reprodução "Auto Art".

Ainda o modelo americano, complementado com o conjunto de antenas sobre a capota e inexistentes no modelo rival.


A tomada de ar para o habitáculo, encontra-se em ambos os modelos de fraca reprodução, coisa incompreensível sobretudo no carro americano, dado o aprimorado aspecto generalizado do mesmo.

Repare-se na disparidade das formas existente na tomada de ar da capota....

Em termos mecânicos, baseiam-se ambos no mesmo conceito.
Motor em posição longitudinal convencional, com um longo veio para fazer chegar a potência ao eixo anterior.
Sabendo que os motores RX possuem grande atracção magnética, essa acaba por ser uma mais valia para o modelo espanhol, proporcionando uma muito maior capacidade motriz ao seu modelo.
Comportamento muito mais são e eficaz, derrota completamente todas as questões estéticas em que o modelo "Auto Art" ganha vantagem.
Se gosta do modelo para a prática do Slot, não exite, o Mitsubishi espanhol proporcionar-lhe -à muito melhores desempenhos que o homónimo americano.
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4 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    É sempre um prazer, apreciar as suas comparações entre fabricantes.
    No caso presente será o menos "aprimorado" a ser o mais "capaz". Ou seja teremos que perdoar as incorreções para ter a correção no andamento.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  2. Boas

    Mota, em relação ao pormenor das disparidades nas tomadas de ar, pelas fotos dos modelos originais dá a entender que de facto o carro n.º7 e o carro n.º8 terem de facto usado tomadas de ar no tejadilho de configuração diversa.

    Abraço

    Pedro Correia

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  3. Exactamente caro Nogueira.
    O modelo SCX é muito mais performante. Mas como modelo de eleição para uma estante, seria sem dúvida o "Autoart".

    Um abraço.

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  4. Viva Pedro.

    Não me parece até porque analizei várias imagens e pereciam-me todas iguais.

    No modelo "SCX" comete-se o perdoável erro de fazer todas as versões a partir do mesmo molde, mas no da "Autoart", embora a questão se ponha da mesma maneira, sempre foi a primeira reprodução deste fabricante num "Mitsubishi". Foi pena, pois seria de supôr, que estivesse certo em todos os pormenores.

    Um abraço

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