A edição de 2002 do "Rali de Monte Carlo", recebeu destaque por parte de dois fabricantes , ao reproduzirem um mesmo modelo, com a única diferença de a "Auto Art" se ter debruçado sobre o carro de "Delecourt" enquanto a "Scalextric SCX" chamou a si a atenção do Nº8 de "Mc Rae".
De imediato se nota a diferença no tom da cor vermelha entre ambos.
Mais apelativo o da "Auto Art", mais escuro e cuidadosamente envernizado.
Desde já uma nota de relevo para este aspecto, que no carro da "Scalextric/SCX", talvez fruto de uma época em que este fabricante ainda não se aprimorava, apresenta um acabamento algo descuidado, em termos comparativos. Bastante equilibrados em termos de linhas e dimensões gerais, apresenta contudo o modelo espanhol uma largura superior. Também as suas vias se apresentam exageradas, saindo mesmo das cotas da carroçaria, aliás coisa habitual neste fabricante.
De pormenores mais detalhados o Mitsubishi da "Auto Art" sobressai.
De pormenores mais detalhados o Mitsubishi da "Auto Art" sobressai.
De faróis e grelhas de muito maior rigor, acaba por adquirir um aspecto final mais interessante e apelativo.
A reprodução das linhas e proporções do modelo, continuam melhor conseguidas no de fabrico "Auto Art". Olhando para os dois modelos, é com mais facilidade que conseguimos imaginar o carro verdadeiro, no de fabrico americano.
Em cima, o modelo c "Scalextric/SCX" com as suas rodas a sobressaírem da carroçaria, conferem-lhe um aspecto grosseiro.
Um conjunto global muito mais equilibrado na imagem de cima, e respeitante à reprodução "Auto Art".
Ainda o modelo americano, complementado com o conjunto de antenas sobre a capota e inexistentes no modelo rival.
A tomada de ar para o habitáculo, encontra-se em ambos os modelos de fraca reprodução, coisa incompreensível sobretudo no carro americano, dado o aprimorado aspecto generalizado do mesmo.
Repare-se na disparidade das formas existente na tomada de ar da capota....
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarÉ sempre um prazer, apreciar as suas comparações entre fabricantes.
No caso presente será o menos "aprimorado" a ser o mais "capaz". Ou seja teremos que perdoar as incorreções para ter a correção no andamento.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Boas
ResponderEliminarMota, em relação ao pormenor das disparidades nas tomadas de ar, pelas fotos dos modelos originais dá a entender que de facto o carro n.º7 e o carro n.º8 terem de facto usado tomadas de ar no tejadilho de configuração diversa.
Abraço
Pedro Correia
Exactamente caro Nogueira.
ResponderEliminarO modelo SCX é muito mais performante. Mas como modelo de eleição para uma estante, seria sem dúvida o "Autoart".
Um abraço.
Viva Pedro.
ResponderEliminarNão me parece até porque analizei várias imagens e pereciam-me todas iguais.
No modelo "SCX" comete-se o perdoável erro de fazer todas as versões a partir do mesmo molde, mas no da "Autoart", embora a questão se ponha da mesma maneira, sempre foi a primeira reprodução deste fabricante num "Mitsubishi". Foi pena, pois seria de supôr, que estivesse certo em todos os pormenores.
Um abraço