terça-feira, 22 de setembro de 2009

Porsche 911 / 997 Turbo

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Autor: Miguel Morgado


O fabricante Porsche tem-se valido desde os meados dos anos 60 do século passado, da base do modelo 911, para as suas mais diversas evoluções. Desde uma carroçaria que não parou de se modificar até aos sistemas mecânicos que não pararam de evoluir, este modelo do fabricante alemão, embora ao longo do tempo tenha conseguido manter a sua tradicional linha original, conseguiu 50 anos após, manter-se perfeitamente actual e competitiva em termos dinâmicos, conseguindo ombrear com a maioria dos super-carros da actualidade.

Tem também sido fonte de inspiração ao longo dos tempos das mais diversas evoluções competitivas por parte de preparadores que chegam hoje em dia a apoiar-se neles, para fazer a sua própria produção, propondo carros de características absolutamente fora-de-série.

Aqui, uma das primeiras evoluções da série 997 do modelo 911.
Inicialmente, os "Almerá Fréres" e a "Kremer" foram dos dois responsáveis por esse ponto de partida e de inspiração nesse sentido, preparando carros para a competição de velocidade, ralis e resistências. Hoje, esse papel foi invertido cabendo mais às empresas "Ruf" e "Gemballa", que disponibilizam autênticas máquinas de competição, mas para desfilar em qualquer rua de qualquer cidade do mundo.

A própria marca recorre à competição como forma de propaganda do seu produto, através da promoção de troféus mono-marca, onde tem sido um veículo bem sucedido.

Uma característica do design do actual 911 Turbo é a frente com as suas elegantes e vistosas entradas de ar. Em conjunto com as ópticas ovais bi-xenon definem assim a sua imagem de marca. A sua harmoniosa frente é ainda vincada pelos seus faróis de nevoeiro dispostos distantes entre si, e piscas em LED colocados sobre as entradas de ar laterais. Na perspectiva traseira, a versão Turbo tem uma imagem mais opulenta. Esta imagem é reforçada por uma traseira, 22 milímetros mais larga do que a do seu antecessor 911 na evolução 996, em que a asa traseira redesenhada foi alinhada. A asa dobra agora as pontas e ligeiramente para baixo por forma a nivelar com os contornos do pára-choques traseiros. As entradas de ar laterais atrás das portas foram também alvo de modificações, isto ainda na versão Turbo e em conjunto com as novas condutas de ar, formam assim um sistema mais eficaz de arrefecimento para os intercoolers.
A condução do novo 911 Turbo é deveras "temperada" por um eficaz conjunto de elementos electrónicos capazes de filtrar as mais ínfimas reacções do automóvel, através de sistemas de controlo de tracção, estabilidade e de travagem.

O sistema de travagem é constituído por pinças monobloco fixas, com seis pistões no eixo da frente e quatro atrás. Em comparação com o 911/997 da série normal, o diâmetro dos discos de trás ventilados internamente e perfurados foi aumentado de 200 para 350mm, no que diz respeito ao eixo traseiro e 380mm para o eixo da frente. Como opção, a Porsche oferece ainda um sistema de travagem optimizado em cerâmica, PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake). As vantagens deste material de topo traduzem-se numa redução de peso na ordem dos 17 kg comparando com os sistemas standard, excelência quanto à resistência á fadiga e corrosão e ainda por uma maior resistência ao aumento da temperatura quando solicitados para o efeito.


Características do Porsche 911/997 Turbo:

Motor
Configuração: M96/70S B 6
Localização: atrás, montado longitudinalmente
Construção: bloco e cabeça em aluminio
Disposição: 3.6 litros / 219.7 cu in
Válvulas: 4 valvulas / cilindro, DOHC
Alimentação: Bosch Motronic DME 7.8 Fuel Injection
Aspiração: Duplo Turbos

Transmissão:
Chassis/Carroçaria: aço unitário
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: discos ventilados em todos, ABS
Caixa de velocidades: 6 velocidades manual
Tracção: AWD

Dimensões
Peso: 1585 kg / 3494.3 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4450 mm (175.2 in) / 1852 mm (72.9 in) / 1300 mm (51.2 in)

Performances
Potencia: 480 cv / 358 KW @ 6000 rpm
Binário: 620 Nm / 457 ft lbs @ 1950 rpm
Peso/potencia: 0.3 cv / kg



O modelo de Slot

O modelo que aqui será analisado é do fabricante "Ninco", embora também a "Scalextric / SCX" tenha demonstrado algum interesse no mesmo modelo.
O da "Ninco" tem em pista um desempenho muito agradável (com íman) fácil de conduzir, estável, nada brusco e previsível. É um óptimo modelo para quem quer começar, ou para quem gosta de carros a sair directamente da caixa para a pista.
Sem íman comporta-se bem, mas como é óbvio necessita de alguns cuidados de preparação para que se torne tão agradável quanto o necessário.
À semelhança do que acontece com o modelo real, também o Porsche de Slot permitiu que este modelo tivesse tido excelente desempenho dentro da pista, através da criação de troféus mono-marca. Nestes casos, a preparação era levada ao seu limite, recorrendo-se a motores mais potentes e solidamente fixados ao seu chassis como forma de se lhes retirar o máximo de vibrações que normalmente estes carros estão sujeitos após ser-lhes retirado o íman.

Imagens do modelo da "Scalextric / SCX" e do correspondente modelo real.

Como opção, recorria-se à substituição dos bronzes que servem de encaixe do eixo ao chassis, por encaixes providos de rolamentos, acessório esse disponibilizado pelo próprio fabricante. Os pneus da frente eram rebaixados e envernizados como forma de redução do atrito no eixo da frente. Para trás, o procedimento de rebaixamento dos pneus repetia-se, mas num tipo de borracha que proporcionava mais greep. Os eixos eram calibrados e a relação pinhão/cremalheira, era uma opção pessoal, adequada ao traçado em causa. As jantes e a cremalheira eram em alumínio, sendo também ambos em material de aperto, o que facilita sempre uma operação de manutenção, ao mesmo tempo que contribui para o emagrecimento do modelo.

Após estes procedimentos de preparação, os modelos tornam-se verdadeiras máquinas de competição, demonstrando um excelente comportamento e rapidez surpreendente.

Das linhas do Porsche da "Ninco", embora simples, nada a apontar. Muito bem conseguido e com a posição das rodas relativamente às sua cavas, muito correctas. Lamenta-se apenas que não se tivesse optado por um tipo de jantes mais acertadas com as que de facto estes carros gastavam, mas torna-se já um erro grosseiramente comum.

A nobre linha da silhueta deste carro, foi bem conseguida pelo fabricante "Ninco", como é possível observar-se na imagem de cima.

O chassis que originalmente contempla um motor "NC-5" em posição "Anglewinder", é de concepção simples mas eficaz, permitindo a montagem de pneus traseiros de considerável largura.

Características mecânicas do modelo de origem

Tracção: Traseira com motor em posição “Anglewinder”
Largura do eixo dianteiro: 49,0mm.
Largura do eixo traseiro: 46,0mm.
Dimensões do pneu dianteiro: 18 x 10mm.
Dimensões do pneu traseiro: 18 x 10mm.
Comprimento: 139,5mm.
Altura: 37,8mm.
Largura: 62,1mm.
Peso: 86,0gr.

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6 comentários:

  1. Mais um fantástico artigo!

    Se o meu trabalho brilha, só o teu toque final vale mais de metade sócio!

    Abraço

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  2. Viva Amigo Mota.
    Confesso esparava mais da comparação entre marcas.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  3. Amigo Nogueira:

    De facto o comparativo em si não está conseguido. no entanto o principal objectivo destes artigos é a apresentação dos modelos, mais do que a comparação dos mesmo.

    No entanto será sem dúvida levada em conta o seu reparo, e quiça num futuro muito próximo teremos um espaço especifico para comparações, quer deste modelo, quer de outros.

    Sem mais de momento e agradecendo a atenção

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  4. Viva amigo Nogueira.

    Penso que a resposta à sua questão, foi dada por quem de direito.

    No entanto, trata-se de um artigo da responsabilidade do autor pelo qual à partida não me poderia eu pronunciar, mas que o mesmo muito bem tomou a liberdade de se justificar, ao responder à questão por sí levantada, ficando também a promessa de uma abordagem próxima, nesse sentido.

    Mas na verdade, o segundo modelo surge no artigo não como termo comparativo mas sim como um complemento à matéria escrita pelo autor e que foi de minha exclusiva autoria e responsabilidade. Servia apenas para apimentar um pouco mais o artigo e justificar as fotos do modelo verdadeiro correspondente, também por mim associadas ao texto original. Pelo sucedido dou a mão à palmatória e um pedido de desculpas ao autor.

    Obrigado pela sugestão e um abraço

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  5. Estás desculpado co-autor :)

    Não fizeste mais que a tua obrigação :D

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