sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Hyundai - Cartrix

.
Autor: Miguel Morgado

O Campenonato Mundial de Raly (WRC) de 2001 foi a segunda época disputada pela equipa da Hyundai e embora complicada, acabou em glória com ambos os condutores a pontuarem no RAC rali da Grã Bretanha. O Accent WRC é baseado no seu modelo de estrada, mas obviamente modificado para cumprir as regras apertadas da FIA. O responsável por estas modificações e pela gestão da equipa foi “Milton Keynes” da “Motor Sport Developments Ltd. (MSD)”. A equipa terminou num quinto lugar do Campeonato de Construtores a par da Skoda e atrás das grandes equipas, Peugeot, Ford, Mitsubishi e Subaru.O Hyundai Accent WRC3 é uma evolução lógica do WRC2, com desenvolvimentos no motor, suspensão, direcção e refrigeração. O mapeamento electrónico do motor foi revisto e todos os componentes se tornaram mais leves, visando o melhoramento da resposta e condução. Um novo desenho dos amortecedores foi introduzido para melhorar a aderência e tracção no geral. Uma geometria revista a fundo, foi a cereja no topo do bolo para um sistema de suspensão que de resto já tinha dado provas da sua eficácia na Suécia, na segunda ronda do WRC em 2002. A direcção também foi revista e o capôt por forma a melhorar a condução e refrigeração respectivamente. Uma nova imagem para o pára-choques frontal e capôt permitiam uma melhor entrada de ar nas novas entradas de ar. Houve também uma operação cosmética ao interior do carro com o "redesenho" dos mostradores passando a poder então ser configurados conforme as exigências do condutor, e aumentando os dados disponíveis quer para os pilotos, quer para os engenheiros da equipa.
Características Técnicas do modelo real

Motor
Configuração: Rectilineo 4
Localização: Frente, montado transversalmente
Válvulas: 4 valvulas / cilindro, DOHC
Injecção: Injecção Electronica Multiponto
Aspiração: Garrett Turbo

Transmissão
Tavões: discos ventilados nas 4
Caixa de velocidades: Xtrac 6 speed Sequencial
Tracção: AWD

Dimensões
Peso: 1230 k´G / 2711.7 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4200 mm (165.4 in) / 1770 mm (69.7 in) / 1332 mm (52.4 in)

Performance
Potência: 300 cv / 224 KW
Binário: 580 Nm / 428 ft lbs
Potência/Peso: 0.24 cv / kg


O modelo de Slot

Curiosamente a Cartrix lançou inicialmente uma versão de tracção a duas rodas (imagem do modelo cor branca com a decoração da hyundai, motor TX2). O motor tem as mesmas prestações que o de tracção ás 4 (designado por TX4), sendo um excelente modelo para Grupo N em ralis. Suave, preciso mas com muita garra este modelo tem muito para dar num bom rali. Extremamente equilibrado da experiência que tive com ele em dois ralis de terra.




Características do modelo de slot
SHOWCAR: Hyundai Accent WRC 2WD Showcar 2000 com motor Cartrix TX2 18,600rpm íman CT1113 e patilhão com autoretorno e jantes OZ brancas.

WRC:Hyundai Accent WRC 4WD Castrol Catalunya 2000 com motor Cartrix TX4 20,000rpm íman CT1113 e patilhão com autoretorno
.

3 comentários:

  1. Boas.

    ...começava a perguntar-me quando surgiria o artigo sobre o Hunday... ;)

    Mais um excelente artigo. Parabéns Morgado. A este ritmo o anuário sai antes do fim de Novembro! ;)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Viva Amigo Mota.
    Mais uma boa peça de informação.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  3. Boas!

    Obrigados amigos.

    Faltou-me apenas referir que a experiência que tive foi com o showcar, ou seja com tracção ás duas rodas de trás. E deu muito que fazer aos de tracção ás quatro.

    É sem dúvida uma bela surpresa para rali... e mais não digo.

    Abraços

    ResponderEliminar