Autor: Miguel Morgado
O Campenonato Mundial de Raly (WRC) de 2001 foi a segunda época disputada pela equipa da Hyundai e embora complicada, acabou em glória com ambos os condutores a pontuarem no RAC rali da Grã Bretanha. O Accent WRC é baseado no seu modelo de estrada, mas obviamente modificado para cumprir as regras apertadas da FIA. O responsável por estas modificações e pela gestão da equipa foi “Milton Keynes” da “Motor Sport Developments Ltd. (MSD)”. A equipa terminou num quinto lugar do Campeonato de Construtores a par da Skoda e atrás das grandes equipas, Peugeot, Ford, Mitsubishi e Subaru.O Hyundai Accent WRC3 é uma evolução lógica do WRC2, com desenvolvimentos no motor, suspensão, direcção e refrigeração. O mapeamento electrónico do motor foi revisto e todos os componentes se tornaram mais leves, visando o melhoramento da resposta e condução. Um novo desenho dos amortecedores foi introduzido para melhorar a aderência e tracção no geral. Uma geometria revista a fundo, foi a cereja no topo do bolo para um sistema de suspensão que de resto já tinha dado provas da sua eficácia na Suécia, na segunda ronda do WRC em 2002. A direcção também foi revista e o capôt por forma a melhorar a condução e refrigeração respectivamente. Uma nova imagem para o pára-choques frontal e capôt permitiam uma melhor entrada de ar nas novas entradas de ar. Houve também uma operação cosmética ao interior do carro com o "redesenho" dos mostradores passando a poder então ser configurados conforme as exigências do condutor, e aumentando os dados disponíveis quer para os pilotos, quer para os engenheiros da equipa.
Características Técnicas do modelo real
Motor
Configuração: Rectilineo 4
Localização: Frente, montado transversalmente
Válvulas: 4 valvulas / cilindro, DOHC
Injecção: Injecção Electronica Multiponto
Aspiração: Garrett Turbo
Transmissão
Tavões: discos ventilados nas 4
Caixa de velocidades: Xtrac 6 speed Sequencial
Tracção: AWD
Dimensões
Peso: 1230 k´G / 2711.7 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4200 mm (165.4 in) / 1770 mm (69.7 in) / 1332 mm (52.4 in)
Performance
Potência: 300 cv / 224 KW
Binário: 580 Nm / 428 ft lbs
Potência/Peso: 0.24 cv / kg
O modelo de Slot
Curiosamente a Cartrix lançou inicialmente uma versão de tracção a duas rodas (imagem do modelo cor branca com a decoração da hyundai, motor TX2). O motor tem as mesmas prestações que o de tracção ás 4 (designado por TX4), sendo um excelente modelo para Grupo N em ralis. Suave, preciso mas com muita garra este modelo tem muito para dar num bom rali. Extremamente equilibrado da experiência que tive com ele em dois ralis de terra.
Boas.
ResponderEliminar...começava a perguntar-me quando surgiria o artigo sobre o Hunday... ;)
Mais um excelente artigo. Parabéns Morgado. A este ritmo o anuário sai antes do fim de Novembro! ;)
Um abraço.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarMais uma boa peça de informação.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Boas!
ResponderEliminarObrigados amigos.
Faltou-me apenas referir que a experiência que tive foi com o showcar, ou seja com tracção ás duas rodas de trás. E deu muito que fazer aos de tracção ás quatro.
É sem dúvida uma bela surpresa para rali... e mais não digo.
Abraços