Depois de conquistar dois títulos de condutores e três títulos de construtores na formula 1 (1975-1977), a Ferrari voltou a debruçar-se sobre outras competições.
Com a procura crescente por parte de proprietários e clientes privados, a escuderia do cavalinho, tentou criar uma versão de competição a partir do seu modelo 512 BB.
Para tal, incumbiu Pininfarina de criar uma carroçaria de linhas fluidas e esguias com o fim do favorecimento de ganho de velocidade de ponta nas longas rectas de Le Mans. A própria Ferari encarregar-se-ia de emagrecer o chassis. Infelizmente, a enorme carroçaria acabou por ser um forte handicap quanto a esse esforço.
A rival Porsche e a própria caixa de velocidades do 512BB, foram os principais impedimentos de sucesso, para que tão ambicionado projecto vingasse nas competições.
A caixa de velocidades foi de imediato fonte de dois problemas.
Primeiro, para que se conseguisse a redução da sua base, a Ferrari optou por montar um bloco de 12 cilindros em cima da mesma. Contudo, o excesso de peso que daí adveio e a própria condução que dessa solução resultou, determinaram que passasse a constituir uma fonte de enormes problemas.
A segunda dificuldade foi a sua própria fiabilidade. Com a aposta da Ferrari num aumentou de potência do motor em mais 100 cavalos de potência e não tendo o órgão mecânico em causa acompanhado o desenvolvimento necessário, a sua fragilização passou a constituir uma fonte de infindáveis avarias.
Enquanto os clientes da Ferrari desfrutavam dos 480 cavalos que o 512BB LM lhes proporcionava, a concorrência subiu a fasquia na pista para os 700 ou mais cavalos de potência, como foi o caso da sua rival Porsche, através do modelo 935K3. Nas primeiras 24h de Le Mans em que este modelo 512BB LM participou, os quatros primeiros lugares foram ocupados pela Porsche, terminando o melhor dos Ferrari em questão, no 12º lugar. Ao longo dos anos seguintes os 512BB LM nunca chegaram a vingar nas competições. Destaque apenas para a vitória em 1981, tendo-se tornado rapidamente num modelo obsoleto e ficado para a história como artigo de colecção.
FERRARI 512 BB LM 1979 - Especificações Reais
Motor: F102 BB LM 180º V 12
Posição: Central, Longitudinal
Aspiração: Natural
Válvulas: DOHC, 2 Válvulas por Cilindro
Injecção de combustível: Injectores Lucas Fuel
Capacidade: 4942 cc / 301.6 cu in
Diâmetro: 82 mm / 3.23 in
Pistão: 78 mm / 3.07 in
Potencia: 372.9 kw / 500 bhp @ 7000 rpm
Binário: 451 nm / 332.6 ft lbs @ 4600 rpm
Tracção: RWD
Carroceria / Chassis : Fibra de vidro em estrutura monobloco tubular & Chassis Tubular
Travões Frente/Trás: Discos ventilados/Discos ventilados
Direcção: Pinhão e Cremalheira
Peso: 1400 kg / 3086 lbs
Transmissão: 5-Velocidades Manual
FERRARI 512 BB LM 1979 Nº64 - Carrera Pro 1/32
O modelo da "Carrera".
O minimodelo deste fabricante alemão correspondente ao"Ferrari 512 BB LM", constitui sem dúvida alguma, um excelente modelo de Slot.
De linhas gerais perfeitas, apresentando cotas de proporções absolutamente correctas, proporciona-nos ainda um conjunto "jante/pneu" de excelente qualidade, o que se saúda neste fabricante, já que não constitui um dos aspectos fortes da "Carrera".
Talvez o aspecto menos conseguido se prenda com a reprodução do conjunto "motor/estrutura tubular", bem visível através do óculo traseiro, numa vista superior. Compreende-se no entanto, pois não sendo carros de colecção e tratando-se de modelos para funcionar dinâmicamente, quanto menos pendericalhos, melhor. Também a questão "peso", poderá aqui ter sido preponderante, já que toda a estrutura do carro obriga a uma massa plástica absolutamente fora do comum. Tratando-se de um modelo grande em comprimento, acaba por se pagar com muito plástico.
Dinâmicamente, trata-se de um modelo que proporciona uma agradabilíssima condução. Naturalmente prejudicado pela questão "peso", será se calhar ao mesmo tempo um garante de excelente comportamento. O que perderá em rapidez de velocidade pura, ganhará em autêntico comportamento saudável.
De preço absolutamente acessível, trata-se portanto de um bom compromisso, de que os muitos tifosi se podem gozar.
Cáracterísticas técnicas do minimodelo.
Sentido: Os dois por comutação por interruptor
Íman: Ajustável ou removível na traseira
Motor: Mabuchi 18,000 rpm montado atrás “inline”
Tracção: Atrás
Transmissão: plástico 9:27
Chumaceiras: Bronze á frente e atrás
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Mestre:
ResponderEliminarSe este artigo está do agrado dos nossos amigos e aficionados do slot em particular e automobilismo em geral, não é só pelo meu trabalho, mas também pela tua preciosa ajuda e intereacção.
Mais virão, isso é garantido.
Pelo menos enquanto não me atirarem tomates na rua... :)
Obrigado pela ajuda e oportunidade de me "conectar" novamente ao slot desta forma passiva.
Abraço
Viva Morgado.
ResponderEliminarEmbora me tenhas dado trabalho, é trabalho e mérito teu, man....
Com o trabalho apresentado, é certo que com tomates também não apanhas .....
Todos apreciamos estas matérias e só temos é que te agradecer.
Um abraço e obrigado
Epah, trabalho fantástico sobre mais um infeliz concorrente às 24 Horas de Le Mans por parte da Ferrari (eu que o diga...)
ResponderEliminarEsse modelo é um dos meus favoritos e não consigo explicar bem o porquê. Será das linhas completamente fora do normal? Não é do mérito competitivo, com certeza...
Possuo um desses NART 512BB LM, um modelo que apesar dos defeitos inerente à Carrera, até proporcionava uma condução suave e agradável - mas os tempos de volta não eram fantásticos. O carro foi evoluído grandemente nas férias, mas agora está numa espécie de "standby", por força da preparação de outros clássicos. Um dia destes termino o "bicho", até pode dar um bom artigo para o meu blogue (secção das maluqueiras, claro... eheheh)
Para completar o teu texto, Morgado, só acrescentaria que o 512 BB LM ainda é um dos modelos mais procurados pelos clientes da Ferrari que participam nos eventos da marca, na parte de modelos de competição não alterados... parece que este carro dá cartas no meio dos outros modelos "primos".
Boas.
ResponderEliminarParabéns Morgado. Excelente artigo.
Espero outros se sigam de facto. E se forem, pelo menos, tão bons quanto estes, vais ter que arranjar outra forma de obter polpa de tomate para os cozinhados... ;)
Grande abraço.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarParabens pela adição. Juntando bons elementos sempre se consegue bons resultados.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Sem dúvida amigo Nogueira.
ResponderEliminarObrigado uma vez mais pelo apoia nas inumeras iniciativas que vamos tendo.
Carissimos:
ResponderEliminarObrigado pelos elogios e apoio.
Miguel, mais um mestre a juntar á minha escola! Que posso eu dizer das tuas palavras? De mestre.
Hugo obrigado pela "adenda" no artigo. Qualquer ajuda e acrescento é sempre benvinda.
Agora vamos para a frente, porque por aí é que é caminho!
Excelente artigo...
ResponderEliminar... claro que não é surpresa nenhuma a qualidade da pena, ou devo dizer do teclado?
Só tenho a dizer:
Continua o bom trabalho
Abraço
Vês Morgado...
ResponderEliminarParece-me que não vais ter oportunidade de ajudar em casa na colinária, pelo menos à borla, vais mesmo ter que desembolsar se quiseres polpa de tomate.....
Um abraço Morgado
Olá Morgado,
ResponderEliminarExcelente artigo. Muito útil para slotistas, e não só, que, como eu, não percebem nada dos carros reais e que até tem dificuldade em dizer o nome da marca, quanto mais o nome do modelo.
Continua o excelente trabalho e, se quiseres, podes tirar fotos de algum modelo que tu não tenhas e eu tenha na loja.
Abraço
Augusto