terça-feira, 10 de novembro de 2009

Evoluções no Slot

. Um dos grandes e arrojados avanços tecnológicos ligados ao Slot, foi implementado por um fabricante, infelizmente já desaparecido.
A "MG Vanquish", nasceu pela dissidência de alguns funcionários da marca "Fly", partindo à descoberta e conquista de novos mundos.
Em mente, um secreto projecto.
Sentindo-se aptos e capazes de revolucionar neste mundo, lançaram-se também através de modelos duma categoria pouco explorada, provavelmente como forma de melhor garantir o sucesso deste nascimento.
A categoria escolhida contemplava modelos que haviam militado no bem sucedido campeonato "Can-Am" e a primeira aposta, um modelo cujo seu piloto fora "Campeão do Mundo de Formula 1", tratando-se do "Lola T260". "Jackie Stewart" era o piloto escolhido e a prova, "Riverside 1971".
O modelo constituído por três órgãos básicos, um chassis, um sub-chassis e uma carroçaria, era depois ainda complementada por um interior onde fora também depositado bastante cuidado estético.O chassis servia quase exclusivamente para apoio do sub-chassis. Este por sua vez, torna-se o principal apoio de todo o conjunto, pois é nele que se agregam o motor, o conjunto dos dois eixos e o patilhão.
Mas é no eixo de trás que se situa a obra-prima deste fabricante.
A cremalheira, ou melhor, aquilo que parece uma vulgar cremalheira mas de aspecto algo volumoso, proporciona um autêntico milagre de comportamento destes carros.
Pois trata-se afinal de um autêntico diferencial, exactamente igual ao de um modelo verdadeiro. Um milagre reduzido à escala.
Posto o modelo em pista, o resultado proporcionado traduz-se por uma condução extremamente suave e de uma agradabilidade fora-de-série. A tendência para a derrapagem é fortemente minimizada, suavizada e quase anulada.


Mas afinal porque desapareceu este fabricante?
Graves erros acompanharam este extraordinário desenvolvimento.
Todo o conjunto era constituído por matéria plástica sem a resistência necessária para os esforços que destes modelos exigimos sempre e sem dó nem piedade.
Nestas imagens, alguns conselhos para que o conjunto funcione melhor e se torne mais durável.

O conjunto do satélite, deverá ser bem lubrificado com uma boa maça consistente.
Mas sem grande solução e que foi o calcanhar d'Aquiles do conjunto, estão os dentes do conjunto que fazem própriamente as vezes de cremalheira. Sem margem para penetrar o veio do motor como vulgarmente acontece numa vulgar cremalheira, os dentes desta ficam muito sujeitos ao desgaste prematuro, comprometendo em absoluto todo o êxito do projecto.
E foi por aqui que se deu o declínio deste extraordinário desenvolvimento, que poderia ter enveredado o Slot por outros desenvolvimentos.
Duas versões deste Lola foram editadas e ainda vários outros modelos, mas outra questão também se levanta e que terá certamente prejudicado a extrapolação para a ribalta, deste fabricante. Tem a vêr com a escala.
Tratando-se a "Fly" de um fabricante relativamente fiável, servimo-nos de um "Porsche 917/10" deste fabricante e que militou no mesmo campeonato, como termo de comparação relativamente às cotas dos modelos. É de facto brutal e inadmissível, a disparidade entre ambos.
Talvez tenham sidos estes dois aspectos a ditar o prematuro desaparecimento de uma marca tão prometedora.
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4 comentários:

  1. Sem saber ler nem escrever, sou o feliz proprietário de um desses modelos... Não sabia ser o primeiro da MG Vanquish, escolhi-o por ter sido conduzido pelo Jackie Stewart.

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  2. Essa solução para além de erros de escala se calhar também tinha problemas de peso, não?

    E não me parece que qualquer tentativa de o encaixar num campeonato multimarca corresse lá muito bem.

    Digo eu...

    No entanto parece-me de facto um enorme esforço para trazer á "nossa" escala um pouco mais de pormenor.

    Abraço!

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  3. Viva.
    Mais uma boa peça. Parabéns.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  4. Uma vez mais obrigado, amigo Nogueira

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