De modo quase acidental, esta extraordinária peça veio-me parar às mãos, pois o seu pára-brisas encontrava-se partido. E foi essa a causa que que o trouxe até mim, pois havia necessidade de o colar, de forma a deixá-lo com aspecto minimamente aceitável. De aspecto geral muito bem conservado, tem no entanto com solução quase irreversível o estado dos seus pneus.
Depois de bem olhado para o modelo, parece tratar-se de um BRM de F1 à escala 1/24, mas de fabricante desconhecido. Alguns dos elementos levarão a crer que se trate de um modelo de origem "Cox", mas este tipo de motor é-me de todo desconhecido, deste fabricante.
Muito bem conservado, parecia apenas precisar de uma operação mais aprofundada de limpeza.
Com jantes de aperto de excelente efeito, conferem a este Fórmula um aspecto muito bonito com uma conjugação de cores pouco comum, mas agradável.
O pára-brisas tal como mo fizeram chegar, estava separado do modelo e dividido em dois.
O conjunto pinhão/cremalheira, foi o que em todo o modelo mais me surpreendeu. De dentes cónicos a fazer lembrar os satélites dos diferenciais, proporcionam um ataque extraordinário entre as duas engrenagens, ao mesmo tempo que os dois elementos se apresentam como peças de aperto com parafuso allen.
Com algum cuidado, o modelo foi sendo esventrado para uma cuidada limpeza e operação de lubrificação, já que se encontrava todo ele excessivamente seco.
O patilhão tem como peça de aperto também através de parafuso allen, um grande anel de latão que serve ao mesmo tempo de lastro.
A inclinação existente entre as duas partes que formam o chassis, encontram-se desalinhadas de forma a proporcionar um aproximar do íman do motor, da pista. Este por seu lado, do tipo "RX" da "Scalextric", proporciona que o prolongamento para a traseira das suas paredes laterais, sirva de apoio e encaixe de todo o conjunto eixo/cremalheira, traseiro.
O lamentável estado dos pneus é perfeitamente observável através destas imagens.
O pinhão cónico é muito bem observável nesta imagem de baixo, assim como os encaixes para o eixo.
Depois de desmontado, foi possível a operação de limpeza e lubrificação, mas também a correcção de alguns elementos que se encontravam incorrectamente montados.
Fantástica peça e fantástico artigo! Eu tive a oportunidade de ver a peça montada (ja sem os pneus) e fiquei ainda mais impressionado com as particularidades do modelo ao vê-lo todo "esventrado"!
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarBela peça, sem dúvida.
Relativamente aos pneus, a Ortmann tem um catálogo muito extenso, com medidas muito variadas, que incluem pneus de muitos modelos clássicos. Não sei se terão a medida deste modelo, mas acho que não custará tentar...
Um link para um grande revendedor Ortmann:
http://www.overdrive-shop.net/Tuning/Spareparts/Tires/Ortmann---7000_7060_7140.html
Boas gatilhadas!
Viva Miguel.
ResponderEliminarNão sei se nos valerá, mas não deixa de ser um grande contributo que sem dúvida merece um grande agradecimento.
Obrigado Miguelão.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarPeça de museu sem qualquer dúvida, mas à qual parecem faltar alguns elementos (suspensões e barras de direcção da frente) certamente.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Viva uma vez mais amigo Nogueira.
ResponderEliminarSenti-me impotente ao não conseguir descobrir o fabricante, para dessa forma poder confirmar a exactidão do modelo. No entanto, pelo que no modelo é possível observar, não me parece faltar absolutament nada. Apenas o peso dos anos lhe confere algum mau aspecto, mas quanto a faltar, não me parece. Era bastante austero, parecendo-me ter havido uma maior preocupação da parte do fabricante em torná-lo competitivo, do que numa fiel reprodução. Mas também não posso garantir absolutamente nada.
Um abraço