quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vanwall VW 1958 - Cartrix

.

"Tony Vandervell" era um industrial inglês que começara a sua vida de piloto, ao volante de um Ferrari 125, em 1949. Mais tarde viria a fundar a sua própria marca, através de uma parceria com "John Cooper" que contribuía com a construção do chassis. O primeiro motor de origem "Norton", tinha apenas 500cc. A marca, esssa, era a "Vanwall".

A primeira participação, com o "Vanwall 01" ocorreu no ano de 1954 no Grande Prémio da Grã Bretanha, em "Silverstone". Entre 31 participantes, Peter Collins viria a qualificar-se para a grelha de partida no 11º lugar, embora não tivesse terminado a mesma.

Em 1955, vários resultados de relevo, como a 9ª posição final no Grande Prémio da Grã Bretanha, foram servindo para o lançamento da marca.

1956, foi um ano de evolução do modelo. Embora possuidores de bons motores, o aspecto aerodinâmico era o ponto baixo da marca. Então são encomendados projectos a "Colin Chapman" para o desenvolvimento de um novo chassis para o modelo e a "Frank Costin" ("Cos" de Cosworth) ocupou-se do desenvolvimento aerodinâmico. Foi então no decorrer deste ano que a "Vanwall" conquistou pontos diversas vezes, registando-se um 4º lugar no Grande Prémio da Bélgica.

Em 1957, o modelo "VW 57", tratava-se já de um monstro de potência capaz de debitar 285 cv às 7.300 rpm e ganhava o seu primeiro título mundial de construtores.
O mini-modelo da "Cartrix" surge-nos com óptima reprodução, aliás, à semelhança do anteriormente editado pela concorrente "Scalextric - Superslot". Perece-me no entanto menos refinado do que o anteriormente editado, sobretudo na forma dos vincos das diversas partes da carroçaria e dos depósitos. Algo exagerados talvez, parecem-me de melhor qualidade no modelo rival.Por outro lado, a proporção do boneco parece-me estar melhor conseguida no modelo "Cartrix". Quanto à reprodução dos pneus, se neste me parecem algo exageradas no que respeita à largura, na reprodução da "Scalextric", parecem-me excessivamente estreitas.Estou certo que no capítulo da dinâmica, o modelo "Cartrix" dará cartas, pois tem sido timbre o fornecimento de modelos praticáveis, ao invés da concorrente, que após retirado o íman, tornam-se modelos para verdadeiros especialistas do Slot.
Mais uma bela reprodução deste fabricante, que vem engrossar o já interessante lote de modelos deste tipo.
.

3 comentários:

  1. Conduzir este carro à escala 1/1 devia ser fantástico .

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente conduzi ontem na pista da Slot Arrábida (madeira) o modelo da superslot e é divertido, tem um andamento vivo e é muito eficaz!, claro que com outros pneus e sem iman.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Viva caríssimo Eduardo Jorge.

    É bem possível que numa pista de madeira em que a falta de Grip é uma realidade, a coisa se componha, mas numa "Carrera" já bem usada, o modelo anda mais vezes às cambalhotas do que em derrapagem. Mas são carros lindíssimos.

    Cumprimentos e obrigado pela sua participação e colaboração

    ResponderEliminar