Fazendo parte da série "Historical Teams" do fabricante "Fly" e com a terceira referência desta série, foi editado o conjunto respeitante ao "Team Gulf" que integrava três "Porsche 917 KH" da participação desta equipa nas "24 Horas de Le Mans" em 1970.Porém, embora este "Set" seja constituído por três carros, o modelo com o dorsal 21 era vendido em separado, mas a caixa especial dedicada a este Team, contemplava o espaço para a introdução deste modelo, situado entre os dois que o compunham.Importa agora abordar o rigor das linhas destes modelos, que damos de barato, por absolutamente correctas. Dissecadas as formas ao pormenor, verificaremos que de facto assim não é e os erros passam até a ser grosseiros e alguns até, escusados. Tendo como base um modelo da escala 1/43, comecemos por verificar a parte traseira abaixo do nível do capôt-motor, imediatamente antes da cava da roda. Existe uma pequena deformação, por forma a compensar o aumento da largura deste capôt que os modelos desta equipa sofreram. De facto a via traseira, apenas nos modelos desta equipa, era mais larga do que nos restantes. Por essa razão, o capôt teve que sofrer uma deformação de alargamento para cobrir as rodas do eixo traseiro. A deformação provocada nesse órgão da carroçaria, proporciona um aspecto visual diverso do dos restantes Porsche 917 KH participantes nessa edição.
Na imagem de baixo é bem possível obsevar-se como o capôt na zona das rodas alarga e mais para trás, retoma o original alinhamento. Estes capôt's são únicos nesta edição de "Le Mans". No entanto, observados os modelos integrantes desta série da "Fly", são absolutamente iguais aos demais editados.
Também o pequeno apêndice aerodinâmico central na extremidade do mesmo capôt, sai bastante mais do que no modelo editado pela "Fly". Este, poderia ter sido muito melhor reproduzido, visto tratar-se apenas de uma questão de posição.
Nestes dois distintos modelos aqui retratados, podem observar-se as formas do capôt-motor entre os dos modelos da "Gulf" e o dos restantes participantes do mesmo ano, no caso, o de "David Piper". Na zona laranja do mesmo capôt, antes do "sticker" "Gulf-Porsche", existem umas pequenas tomadas de ar. O modelo "Fly" não as reproduz, ficando mais identificados com os dos outros participantes, como fácilmente se verifica no outro modelo aqui mostrado, de "David Piper".
A falta de outros pormenores é um aspecto a que não daremos importância, dado tratarem-se de modelos de Slot, e que provávelmente não justificará, mas as incorrecções da traseira do modelo, são notáveis.
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A falta de outros pormenores é um aspecto a que não daremos importância, dado tratarem-se de modelos de Slot, e que provávelmente não justificará, mas as incorrecções da traseira do modelo, são notáveis.
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Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarSão faltas de rigor que para conhecedores (principalmente)são incompreensíveis, mas que mesmo asim continuam a acontecer.
Não querem saber do rigor, o único interesse é o imediato encaixe com as vendas.
Continue.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Caríssimo Nogueira.
ResponderEliminarAssim é.
Uma triste realidade para os mais exigentes, mas ao mesmo tempo uma realidade sem importância, para os que vivem o slot pela vertente competitiva.
Ficamos a perder amigo Nogueira...