quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Formas e imprecisões - Porsche 917 NSR

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A vítima, desta vez é outro "Porsche 917" e o fabricante, a "NSR".
Como máquina de Slot e embora ainda não me tenha de todo convencido, é capaz de não deixar de ter potencialidades que a serem mais desenvolvidas, acabem por proporcionar outras performances a que ainda não consegui chegar, muito embora já tenha perdido algum tempo. Obviamente que estamos a falar de uma preparação desprovidade de íman, pois com ele, é de facto uma verdadeira máquina de prazer.

Mas a abordagem vai ser uma vez mais acerca das linhas, pormenores e incorrecções, tão comuns neste mundo dos fabricantes de modelos de Slot. E neste campo, mesmo tendo-me este modelo surpreendido pela positiva, também a "NSR", nos apresenta um modelo carregado de imprecisões, apesar de eu considerar que este "Porsche" nos é oferecido com uma qualidade maior ao nível das suas linhas gerais, quando comparado com os modelos da "Fly".
Poderemos então começar pelo ponto mais crítico em todos os modelos 917 e que é o capôt-motor. Em cima, no modelo da "NSR", este fabricante apresenta-nos um carro cuja sua linha se encontra já perto da perfeição. De linha geral muito boa, acaba por nos deixar quase em exclusivo para criticar, alguns pormenores. N
Nota-se então que no modelo de Slot, surgem umas pequenas entradas de ar junto à faixa "Porsche", que na verdade não existem. Por esse motivo o nome do piloto "David Piper" nos surge de reduzida dimensão.

Se atentarmos à imagem de baixo, na zona central do capôt-motor, mais ou menos a partir do meio e para a extremidade posterior, surge um apêndice aerodinâmico caracterizado pela sua transparência. Esse acessório não foi contemplado no modelo de Slot, muito embora não apresentasse qualquer dificuldade acrescida a sua inserção, já que não obrigaria a alterações de molde.

O modelo desta equipa possuía ainda um retrovisor que o distinguia dos demais participantes. Colocado na capota, o piloto conseguia olhar por ele, através de um buraco existente e de que mais nenhum 917 estava provido. A "NSR" não contemplou também este acessório neste seu modelo desta versão.

Na sua vista lateral, podemos observar como anda muito próxima da realidade, a linha geral deste carro.Talvez um ligeiro exagero no afundanço da capota na zona de ligação com o pára-brisas, seja um dos aspectos menos conseguidos. A reprodução do círculo branco do número, também se encontra algo diminuto. Também o lótipo da "Shell" existente na capota, não surge. A colocação do logótipo da "Sev Marchal" do capôt traseiro, também se encontra mal posicionado.
Um dos aspectos melhor observáveis nas imagens que se encontram acima e melhor demonstrados nas imagens abaixo, prende-se com a colocação dos tampões dos depósitos. Estes modelos no geral, apresentam apenas um tampão de grandes dimensões colocado na parte superior direita, entre o capôt-motor e a porta do piloto.
Mas na versão deste piloto, esse mesmo tampão desapareceu e foram colocados dois, entre as grelhas de arejamento dos guarda-lama da frente e as portas. Claro que este aspecto implicaria novo molde, pelo qual a "NSR" optou obviamente por manter os normalmente existentes. A parte da frente também se encontra correcta. O único aspecto incorrecto mas que de erro propositado, é mais facilmente verificável numa vista superiora e diz respeito à ranhura de saída de ar do radiador frontal. Esta foi propositadamente deslocada mais para a frente, para permitir que o pino de encaixe do patilhão coubesse. Mas por essa razão, o logo da "Sandeman" acabou por ser também deslocado para a extremidade do pequeno capôt da frente, para muito próximo do símbolo da "Porsche". Já a fita vermelha que ladeia os faróis da frente, foi exclusivamente utilizada durante a prova. A traseira está também ela com boa representação geral. Apenas alguma falta de correcção nas cores de alguns órgãos, como nos escapes por exemplo. Incorrectos estão os pequenos ganchos que suportam as pequenas palas que servem de prolongamento dos guarda lama e que se encontram pintados de vermelho.
Temos então uma peça de produção "NSR" que pode ser considerada de grande qualidade, sobretudo pela escala e correcção da sua linha geral, já que a maioria dos aspectos aqui analisados, acabam por ser pormenores que vão variando de modelo para modelo.
Uma chamada de atenção para a cor que este modelo de Slot apresenta, de um amarelo algo claro e que lhe proporciona um resultado final deslavado.
Dinâmicamente é que fica ainda muito por provar, apesar do aparente potencial que este modelo parece ostentar.
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8 comentários:

  1. É certo que os modelos da NSR parecem inferiores à concorrência nas pistas Carrera. Mas quem corre com eles na pista Ninco, conta outra história...

    Penso que o calcanhar de Aquiles será a imensa flexibilidade dos chassis, mesmo nas versões ditas rígidas (eu prefiro chamar "menos flexíveis", acho mais próximas da realidade).

    Seja como for, quer o Porsche 917 como o GT 40 da NSR são belos modelos e a marca está de parabéns pelo trabalho de reprodução de ambos. Pensaria-se que iriam sacrificar alguns aspectos em detrimento da "performance", e penso que conseguiram um equilíbrio muito bom.

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  2. Viva Amigo Mota.
    Nem sempre somos compreendidos...
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  3. Ha ha, amigo Nogueira.

    É verdade, quem nos compreenderá?

    Cumprimentos.

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  4. Quero submeter um protesto, fala-se demasiado do Porsche 917 neste blogue! :)

    A bem dizer... até a imagem do cabeçalho mostra um 917 há meses eheheh...

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  5. Sim, sim, o Hugo tem razão!!!

    Começa a faltar um pouco de Rosso Corsa nestas páginas!!!

    Ferrari ou Alfa Romeo JÁ!!!

    (...bem, também pode ser Lamborghini...)

    lol

    Parabéns por mais um excelente artigo nesta série "917".

    Um abraço.

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  6. Nem é uma questão de marcas a puxar para os Italianos...

    Então não há mais Porsches e bem sucedidos? :)

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  7. Boa tarde a todos.
    Por acaso ou não, está a decorrer neste período um Troféu com estes carros na pista de madeira do Slot Arrábida em Azeitão! É engraçado se pudessem ver a velocidade que alguns pilotos conseguem imprimir!
    Os modelos são de caixa só se podendo trocar os pneus originais!Eu, particularmente, estou encantado com o andamento do carro, embora seja a 2ª vez que corri lá!, mas na verdae sou suspeito por gostar tanto deste modelo! (alinho com o modelo Gulf nº 1).
    Parabéns pelo artigo.
    EJ

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  8. Caro Sr. Eduardo Jorge!

    É com muito orgulho que registo esta sua primeira intervenção, pois demonstra que o tema despoletou algum interesse.

    São de facto carros muito bons e fiquei também encantado na primeira vez que conduzi um, justamente, o modelo "Gulf" nº1. Claro que não resisti e acabei por adquirir também um, até porque sou um apaixonado "Porschista", em particular, pelo modelo 917.

    Mas as nossas corridas ocorrem em terreno "Carrera" e de acordo com os regulamentos em vigor, são fácilmente batidos por modelos de outros fabricantes "Slot.It". No entanto, não deixa de ser uma magnífica peça de competição.

    Obrigado pelo elogio ao artigo.
    Bem haja e participe sempre que considere pertinente.

    Obrigado e boa sorte para o seu campeonato

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