quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Porsche 935 - Falando de formas - 1/43

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Dois verdadeiros gloriosos da "Porsche" para uma mesma sigla.
Embora esta marca tenha imposto alguns dos seus mágicos números ao mundo, o "935" tornou-se sem dúvida alguma, por de uma representação menor, num verdadeiro símbolo de grandiosidade para a "Porsche". Aqui vão ser mostrados dois verdadeiros heróis. De igual designação básica, o "935" viu-se complementado num dos casos pela versão "K3" e no outro pela versão "JLP3". O "Porsche 935 K3 - (Nº41)", representa o êxito maior no continente Europeu com uma estrondosa vitórias nas "24 Horas de Le Mans de 1979" e o "Porsche 935 JLP3 - (Nº18)", com êxito semelhante mas conseguido no continente Norte Americano ao sagrar-se vencedor absoluto nas "24 Horas de Daytona de 1982", ambos batendo modelos de respeitável superioridade.
A aparente semelhança entre estes modelos afastados no tempo em 3 anos, está longe de ser aquilo que parece. E de comum mesmo têm apenas a capota e a tampa do motor que suporta também o aileron traseiro. Tudo o resto, inclusive o tablier é distinto em ambos os "Porsche".
E poderemos começar pela frente do modelo, constituído pelo capôt, guarda-lamas e pára-choques/spoiler.Como pormenor de maior evidência neste terço do carro, temos uma saída de ar sobre o capôt, no modelo azul e que na primeira versão era inexistente.
Também a forma como os guarda-lama foram redesenhados, alterando as ranhuras de escoamento do ar das cavas das rodas e perdendo as nervuras verticais existentes na versão "K3" desde a sua frente quase até à porta, conferem um aspecto alterado. No modelo "JLP3", essa mesma nervura apenas existe na sua extremidade junto à porta. Também a extremidade frontal dos guarda-lama têm perfeito nivelamento com o spoiler frontal, onde na versão "K3" apresentava uma ligeira quebra.
Embora não sendo de fácil observação, também os "tablier's" são distintos. No "K3" corresponde ao característico da "Porsche", mas no "JLP3" foi todo modificado.
Quando observados por comparação através de uma vista superior, repara-se que embora o comprimento total seja igual, o prolongamento dos guarda-lama traseiros do modelo azul, são uma realidade, pois a "família - John Paul" resolveu esticar este acessório conferindo-lhe um visual de modelo mais comprido.
Ainda neste sector do modelo, a parte superior dos guarda-lama contemplam uma abertura de saída de ar das cavas das rodas e onde é possível observar-se a passagem de um tubo canalizador de ar de arrefecimento para o motor, que vem desde a zona da porta, outro dos orgãos da carroçaria profundamente modificados. Esta foi substancialmente abaulada para o exterior de forma a ganhar o alinhamento mais exterior dos guarda-lama. Da zona do puxador da porta para a traseira, foi criada uma deformação como forma de canalizar o ar para o motor.
Na zona frontal, só mesmo junto ao guarda-lama é que esta arredonda profundamente para permitir a libertação do ar circulante no interior da cava das rodas da frente. Também a embaladeira é de todo disforme entre ambos, muito mais proeminente no "JLP3", tanto à frente como atrás.Na traseira, encontramos um aileron de maior largura, enquanto todo o conjunto do pára-choques desapareceu na versão americana. A simulação da traseira ainda existente no "K3" e que contemplava o conjunto dos "Stop's", desapareceu também. Por essa razão, parte do conjunto dos escapes conjuntamente com os turbos ficaram à vista, enquanto os farolins traseiros foram inventados e acoplados numa zona ao mesmo nível dos anteriores.
Tal como se demonstrou, a semelhança entre ambos é tremendamente enganadora, não havendo quase pontos de comunhão entre ambos, apra além de uma linha geral muito familiar.

E enquanto a versão europeia se viu reproduzida por intermédio da "Fly" e da "Racer" para o Slot, será improvável chegar-mos a vêr esta versão "JLP3", a trilhar os mesmos caminhos de plástico.

Em cima o modelo da "Racer" com os seu habituais exageros de medidas e em baixo o da "Fly", talvez mais correcto mas com um tremendo erro de aproveitamento de molde, não reproduzindo convenientemente as entradas de ar para os radiadores dos guarda-lama traseiros.

Em baixo, a família toda....

....e esperemos que a "Fly" não se lembre de reproduzir este glorioso de "Daytona".....

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