sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Os Carros do Cinema - 24 Horas de Le Mans

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A edição de 1970 das "24 Horas de Le Mans", quase que nos faculta a todo o momento, matéria para explorar.
Extraordinária edição, que contemplou uma histórica batalha entre as marcas "Porsche" e "Ferrari", através desses extraordinários modelos respectivamente "917" e "512S", tanto no território de guerra própriamente, como também na tela cinematográfica.
Constiuíu ainda a primeira e histórica vitória para a marca alemã, nesta prova que viria a ser o verdadeiro "exlibris" para a marca Porsche.
Muitos outros temas serão passíveis de belos assuntos, numa edição que nos inspira agora para versar os modelos que acabaram por servir também de inspiração para os fabricantes de "Slot".
Pródiga em edições limitadas, a "Fly" explorou os modelos que fizeram parte de rodagens fotográficas, no caso presente em análise, de alguns dos intervenientes para o famoso filme de "Steve McQueen", precisamente com o mesmo nome de "24 Horas e Le mans".
Essa película, para além de extraordinária, serviu para a reprodução destes belos exemplares, de que os "procuradores" de pequenos tesouros, se orgulharão de ter.

Integrado numa pequena série da qual fizeram parte quatro referências, justamente dedicadas a esse também extraordinário actor que nutria uma paixão fora de série pelo desporto automóvel, "Steve McQueen", com a segunda referência, "SMo2", era editado este "Porsche 908 Flunder" que tendo participado na edição de 1970 da prova francesa, integrava na sua carroçaria duas câmaras de filmar que lhe conferiam este aspecto inusual. Montadas uma à frente e outra atrás, ao longo da prova ia registando imagens para posterior montagem no filme que viria a ser acabado, apenas um ano mais tarde.Tendo participado inscrito na prova, teria direito a uma classificação oficial. E embora tivesse completado a mesma na oitava posição da geral, não viu a mesma ser oficialmente reconhecida, pelo incumprimento do número mínimo de voltas exigido pelo regulamento. Isso deveu-se ao facto das inúmeras paragens para troca das bobinas de filmagem que naturalmente se iam esgotando.Numa série dedicada mesmo ao filme e com o título "Making of Le Mans", a "Fly" editou numa série muito especial, um "Ford GT 40" do Team de "John Wyer", um modelo modificado e transformado propositadamente para o efeito, tendo-lhe sido cortada a capota para permitir assim, ao lado do condutor, a presença de um "cameraman" que dali iria controlando as câmaras adaptadas no carro. Este Ford, pela modificação sofrida, tornou-se então num temível carro cujos pilotos não gostavam de conduzir, por se ter tornado sériamente perigoso com a perda de rigidez do conjunto.Esta peça tem a referência 99039 e faz-se ainda acompanhar de um "CD" e de um pequeno"livrito", onde nos são descritas com algum pormenor, uma série de peripécias e dificuldades que rodearam a feitura e realização desse histórico filme, assim considerado pelos verdadeiros apaixonados pelo mundo automóvel de competição e apreciadores em simultâneo, pela sétima arte.Este Ford GT 40 no entanto e apesar de ser uma peça de belo efeito, não sei se corresponderá verdadeiramente à realidade. Isto porque, por mais que tenha procurado em imagens, não consegui nunca descobrir nenhuma em que este fantástico modelo se visse equipado desta verdadeira artilharia cinematográfica, à frente do modelo. É no entanto de belo efeito e podemos também partir do princípio que corresponderá mesmo à verdade.Com a conhecida combinação de cores do patrocinador "Gulf" num modelo por demais exótico, será sempre uma referência de eleição em qualquer colecção.A falta do tejadilho confere-lhe uma imagem suigéneris e interessante. Pena de facto não ter sido complementada com a presença do segundo boneco, que no fundo seria até a chave mestra e a cereja na ponta do bolo, deste conjunto.
O terceiro modelo aqui a abordar, faz parte também dos modelos do Team orientado por "John Wyer" no que ficou famoso por Team "Gulf Porsche" e integra a mesma série editada pela "Fly" com o tema "Making of Le Mans", sendo a sua referência, 99128.
Correspondendo a um dos participantes dessa equipa, com o número 21, era no entanto um quarto carro e não o verdadeiro participante com esse dorsal.Como aqui se mostra através do conjunto desse Team correspondente aos participantes nessa edição, o nº21 constituía um dos elementos participantes. Assim, a equipa de realização simulou através de um quarto participante extra prova, o modelo correspondente.Nas duas imagens que acima se mostram, estão representados o modelo que fez parte activa do "Team" e o utilizado para as rodagens no decorrer dessa edição de Le Mans, ambos editados pelo mesmo fabricante "Fly".

Também aqui, parece-me ter havido alguma simplificação por parte do fabricante, mas o resultado final não deixa de ser interessante.Três belos exemplares, para uma colecção cuja temática é pouco usual.
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