quinta-feira, 22 de outubro de 2009

24 Horas Le mans 1997

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Esta edição das "24 Horas de Le Mans 1997", trouxe-nos a nós portugueses um gostinho especial, por duas razões. Primeiro, pelo excelente 5º lugar da geral de "Pedro Lamy", colocando-se à frente de toda a armada "Porsche" na classe "GT1" e 2º, porque a presença dos irmãos "Mello-Breyner" representou mais um marco histórico, ao terem conseguido pela primeira vez, uma tripla de irmãos a concluir a mítica prova francesa, após 66 edições.
Felizmente, os fabricantes de modelos de Slot dedicaram alguma atenção a esta edição, proporcionando-nos alguns belos exemplares de bastante significado.
De produção "FlY", o modelo vencedor, um "TWR - Porsche" e o "Panoz Eperante GTR 1", modelo de origem americana e de linhas invulgares.
Por parte da "Slot.It", os fantásticos "Mc'Laren F1 GTR" e o "Nissan R 390".
O modelo vencedor fez parte da categoria "LMP850" enquanto os restantes faziam parte da categoria "GT1".
Algumas imagens do mini-modelo, acompanhado de imagens do modelo real.
O "TWR-Porsche" da "Fly", além de algumas incorrecções de linha geral e de pornmenores, quando retirado o íman que o equipa originalmente, é uma máquina verdadeiramente para esquecer.
Tratando-se de um aproveitamento de molde do modelo participante e também vencedor da edição do ano transacto, obviamente incorre nalguns erros da qual não poderia escapar, salvo se se recorresse a um molde absolutamente novo. Mas dada a grande proximidade de linhas de ambos os modelos, aos menos atentos tornar-se-hão imperceptíveis as falhas.
A equipa vencedora, formada por "Tom Kristensen / Michele Alboreto / Stefan Johansson".
Repare-se na localização da bandeira alemã na lateral do carro. No local correcto, no mini-modelo surgem umas grelhas de escoamento de ar. Também a traseira foi modificada, algo que através destas imagens se torna difícil de constatar.

Algumas imagens dramáticas do fantástico "Mc'Leren F1 GTR" da outra equipa participante, "Team Gulf", acontecimento ocorrido já bem perto do final da prova. Este Team, havia já perdido um dos três dos seus modelos nos preliminares para a prova.

Este modelo de produção "Slot.It" encontra-se com elevado nível de reprodução, tendo falhado apenas na inclusão do bonequinho da "Michelin" na sua lateral traseira, o que se pode verificar por comparação com a imagem do modelo real, onde não existia. Uma falha de menor importância, dado o excelente trabalho geral conseguido e tanto mais que será de fácil reparação. Um pouco de álcool e "adeus boneco....".
Também de excelente qualidade é o seu desempenho dinâmico, que quando desenvolvido o torna numa temível arma para os adversários.
Será então uma peça fantástica tanto como objecto de colecção como de competição.
O Team que viria a ocupar a terceira posição final, composto pelos pilotos "Peter Cox / Roberto Ravaglia / Eric Helary".


No "Team Nissan", composto por três presenças, o modelo com o nº23 viria a ser o melhor classificado, mas apenas no 12º posto, um lugar atrás dos irmãos "Mello-Breyner", participantes num "Porsche 911 - GT2" e 3ºs classificados da categoria "GT2".

A melhor equipa dos "Nissan" seria composta por "Kazuyoshi Hoshino / Eric Comas / Masahiko Kageyama".
Modelo também de produção "Slot.It" e tal como é já seu apanágio, outra excelente reprodução. Apenas o rectângulo branco que serve de fundo para o nº, surge de dimensão reduzida e mancha um pouco a belíssima peça aqui mostrada.
Outra verdadeira máquina de competição, mas que infelizmente pouca oportunidade tem tido para brilhar.

Da "Fly", um modelo de muito meu agrado e de reprodução também muito interessante.
Embora a melhor classificação desta equipa se tivesse ficado apenas pela 22ª posição, o modelo aqui representado foi um pouco pior, vindo a ocupar apenas a 32ª posição.
O trio de pilotos era constituída por "Doc Bundy / David Brabham / Perry Mc Carthy".
Um pequeno erro no grupo óptico, pois os seus faróis de grandes dimensões encontravam-se encostados à sua extremidade exterior enquanto no mini-modelo surgem centrados. Em termos de dinâmica, trata-se de um modelo com que não se pode contar dada a habitual filosofia no fabrico dos chassis, posicionando o motor na frente do carro à semelhança do modelo real.

Duas imagens dos modelos das equipas dos portuguesas, surgindo em cima o modelo dos "irmãos Mello-Breyner" e em baixo o de "Pedro Lamy" (nº 33).

As tabelas de classificação da prova e o desenvolvimento de cada modelo hora-a-hora.
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6 comentários:

  1. Boas,

    Então amigo Mota, e o Porsche 993 GT1 do nosso Pedro Lamy, reproduzido há uns anos pela Ninco?

    Eu sei que a qualidade das decorações não tem comparação com as actuais, mas, tendo em conta que é um carro pilotado por um português, não merece referência?

    Abraço

    Pedro Correia

    PS: Este carro em particular tem um valor sentimental muito especial para mim, pois foi o meu primeiro slot.

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  2. Viva Pedro.

    É claro que mereceria, se o tivesse...

    Não o tendo, não foi possível inseri-lo no artigo tal como fiz com os apresentados.
    Estando em falha nesse capítulo, não tenho imagens para poder comentar.
    Também é pena que o nível da sua reprodução esteja áquem dos aqui mostrados, mas é o que há....ou melhor, não há....

    Um abraço

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  3. Muito obrigado amigo Nogueira

    Um abraço

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  4. Viva Amigo Mota.
    Mais uma "enciclopédia" para gaudio dos seguidores.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  5. Esse Mclaren F1... É simplesmente uma bomba mitica... Quiça digna de um artigozinho :)

    Abraços

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  6. De que esperas?.....

    Um abraço Morgado

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