Na edição de 1980 das "24 Horas de Le mans", a Porsche concluiu a prova com um modelo oficial, na segunda posição.
Segundo recolhas por mim feitas, trata-se de um "Porsche 936/80". Segundo outros, tratava-se de um "Porsche 908 - disfarçado". Quem terá razão??
De facto, uma história complicada. Por vezes surge como 908 e noutros casos é escrito 936!
Passo a transcrever um texto, sobre este carro quando esteve presente no "Autódromo do Estoril".
"Detalhe do habitáculo do Porsche 908/80: o exemplar que veio ao Estoril tem o chassis #936 004 e foi restaurado por David Morse, de acordo com as cores de Le Mans de 1980. Nessa prova, o "908" (patrocinado pela Martini, tradicional "sponsor" dos carros oficiais) ficou em segundo lugar da geral. Em 1981 ainda regressaria à pista de La Sarthe, tendo desistido após ter comandado nas primeiras horas. Como 908/80, o carro ficaria ainda em 2º da geral nos 1000 km de Nurburgring de 1981. Para 1982, já com o regulamento do Grupo C em vigor, e com os Grupo 6 +2000cc impedidos de participar em provas do Mundial, o carro de Joest alinhou e venceu no DRM (campeonato alemão) já assumido como 936/80 e com Bob Wolleck ao volante. "
Bem, no Sports Car Archives vão ainda mais longe, denominaram o modelo de 908/80 e 936/80-004 eheheh
ResponderEliminarVejam aqui:
http://www.racingsportscars.com/photo/1980/Le_Mans-1980-06-15-009.jpg
Viva Hugo.
ResponderEliminarParece-me algo duvidoso.
Martini Racing - Liqui Moly?
Como poderá ter sido inscrito pela "Liqui Moly" e não constar um único sticker publicitário?
Este carro, tal como poderás verificar na fotografia do livro que publico e que diz respeito a todas as participações dos "Porsche", foi inscrito pela "Martini Racing" apenas.
Outro aspecto que confunde é ter sido 4º da grelha e ter estabelecido o 2º melhor tempo da qualificação....??
Parece-me uma notícia pouco credível, mas......
Um abraço
Afinal surge o "Liqui Moly", mesmo na lateral a seguir à roda de trás...
ResponderEliminarMas que saiba, esse nome não fez parte da inscrição????
Notícias contraditórias quanto baste....em quem acreditar????
Um abraço
Mais alguma informação.
ResponderEliminarTrata-se de um chassis de um 936 de 1977 e era de facto o nºoo4.
Também foi de facto inscrito pela "Liqui Moly", segundo o Site "http://lm24database.com/1980/80009.jpg".
Vou continuar a pesquisa...
Amigo Mota, penso poder explicar como é possível um carro fazer o segundo tempo da qualificação e partir em 4º em Le Mans. Penso que era usual a grelha ser constituída em alternância de classes, assim penso que em 1980, o último ano das partidas "tipo Le Mans", história essa a que este carro fica inevitavelmente ligado, a grelha seria constituida assim:
ResponderEliminar1º Carro mais rápido (neste caso Sport +2L)
2º Carro mais rápido de outra classe (neste caso GTP)
3º Carro mais rápido de nenhuma das anteriores (neste caso IMSA/Gr.5)
4º 2º melhor Sport 2.0L+
5º 2º melhor GTP
6º 2º melhor IMSA/Gr.5
e assim sucessivamente...
Este sistema de ordenação continuou até final dos anos 90 em que os LMP alternavam com os GT1, havendo no entanto o bom senso de deixar os lentos GT2 lá para trás na grelha.
Pelo que pesquisei sobre o assunto, não se tratava da equipa oficial, que estava concentrada na estreia do malfadado 924 na categoria GTP, mas de uma inscrição privada (ou não!) pelas mãos de Reinhold Joest, por esta altura a dar os primeiros passos como dono de equipa. O que se passava é que a Porsche sempre se recusou a ceder o Porsche 936 a privados insistindo que o veículo destinado aos mesmos era o 935, ou em alternativa o velho 908 com o motor 2.1L Turbo, pelo que "baptizou" este 936 de 908/80 seguindo mesmo a sequência de numeração de chassis dos 908.
Por isso para os resultados oficiais foi inscrito e ficou classificado em 2º lugar um Porsche 908/80 por uma equipa privada, quando na realidade correu uma equipa semi-oficial, como o apoio da Martini e a presença de Jacky Ickx, denunciam com um Porsche 936 que só podia ser oficial, pois não havia versão cliente deste modelo.
Abraço
Pedro Correia
Viva Pedro.
ResponderEliminarBastante explícita a explicação. No entanto, a inscrição oficial da prova é de um Porsche 936/80.
Algo confuso...
Obrigado pela explicação.
Mota
ResponderEliminarO mesmo site refere que o carro de 1980 era um 908/80.
http://lm24database.com/1980/1980.htm
Mas é um facto que este chassis, antes de ser rebaptizado de 908/80, era um chassis de reserva da equipa oficial de 1977, com o número de série 936-004.
Estes tipos da Porsche, pah... só fazem asneiras.
ResponderEliminarViva Hugo.
ResponderEliminarA Ferrari também não é nenhum exemplo nesta matéria...he,he
Um abraço
Em todos os locais consultados o resultado devolvido é sempre o mesmo, o carro foi inscrito com a designação 908/80 e apenas a posteriori a Porsche "admitiu" o que estava à vista de todos, que se tratava de um 936 rebaptizado, pelo que em alguns locais vem assim mencionado e noutros traz mesmo as duas designações.
ResponderEliminarFalta mesmo consultar o local mais importante, o site do ACO que está em actualização.
Abraço
Pedro Correia
Em 1981 estava assim inscrito:
ResponderEliminarJoest Racing Porsche 908/80
[936/80-004] Porsche
(2,141 cc.) (T) GR. 6 Reinhold Jöst/Dale Whittington/Klaus Niedzwiedz Dunlop .
Ou seja, as duas designações.
Ora bem... a lista oficial de entradas também nao esclarece e ainda deita mais fumo para os olhos - agora é "Porsche Gr.6 80 Turbo.
ResponderEliminarE tem pormenores curiosos: Cilindrada de 3 litros e o nome oficial de "Martini Racing - Liqui Moly"
Vejam aqui:
http://www.racingsportscars.com/covers/_Le_Mans-1980-06-15e.jpg
Cilindrada 3.0L porque se usava na altura o factor de equivalência 1.4.
ResponderEliminar2140 * 1,4 = 2996 c.c.
Ficava inserido na classe até 3,0L
Actualização
ResponderEliminarEm relação ao facto do "nosso" Porsche ter feito o 2º tempo e ter partido em 4º há outra explicação.
Ameaças de greve dos cronometristas nesta edição aliadas à introdução da cronometragem electrónica ainda em fase experimental e que falhava constantemente muitos tempos não foram homologados nas qualificações da edição de 1980.
Claro que não teve nada a ver com serem franceses, mas o Rondeau do próprio de Jassaud se viu na pole apesar de terem sido um Porsche 935K3 e o nosso Porsche a terem feito o primeiro e segundo tempo respectivamente, tempos esses não homologados. Nada de inédito na maratona francesa...
Viva Hugo e Pedro.
ResponderEliminarParece ter sido uma edição de luxo a todos os níveis...bolas!!
Um abraço
Ah, é verdade, a famosa fórmula da equivalência. Só achei curioso...
ResponderEliminarIndependentemente do que possam chamar ao carro, qualquer pessoa que olhe para a "chapa" do carro vê um 936. Enfim... pormenores
Mas Hugo, que se trata de um 936 ninguém tem dúvidas, por isso mesmo a Porsche foi "obrigada" a admiti-lo.
ResponderEliminarA questão aqui reside na artimanha da Porsche para ceder um 936 a uma equipa privada, a Joest, sem quebrar o compromisso com as equipas que corriam com os 935, de que não enfrentariam a concorrência de 936 privados.
Só acho estranho a política de não meter um "não 936 privado" partilhado pelo Joest e pelo... Ickx.
ResponderEliminarSe calhar ele nao quis correr de 935 :)
O problema nos 935 é que o carro com apoio "oficial" tinha sido batido pelo K3 desenvolvido independentemente pela Kremer em 1979.
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