sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mau serviço prestado ao Slot - Superslot

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Parecendo o "Porsche RS Spyder" estar a passar uma fase de "carro da moda", teve nos fabricantes "Scalextric / Superslot" e "Carrera" os pioneiros, na fase em que ainda se encontrava este modelos, na sua primeira etapa de desenvolvimento.
Os mini-modelos fabricados, correspondem à primeira versão de desenvolvimento com participações exclusivas no campeonato "American Le Mans Series" no continente Norte Americano.
A primeira fase de testes de desenvolvimento deste carro decorreu em território português, no "Autódromo do Estoril". Vestido de branquinho, mais parece uma noiva a partir para o desconhecido.
Linhas simples e suaves, sem grandes complexidades aerodinâmicas, aparentes.
Dois aspectos que caracterizam esta versão, situam-se na sua zona frontal, com um bico central de grandes dimensões e um grupo óptico também grande e de formas rectangulares numa zona da extremidade dos guarda-lama, bastante angulada e um eixo da frente de aspecto algo recuado.
As suas participações na "American Le Mans Series" estiveram a cargo da equipa Norte Americana "Penske" a quem a Porsche entregou a sua tecnologia com a finalidade de a desenvolver, integrando os modelos na classe "LMP2", onde facilmente demonstraram grande superioridade, no ano de 2006.Para 2007, a "Porsche" apresentou um novo produto para o mesmo "RS Spyder". Completamente redesenhado depois de sujeito a grandes desenvolvimentos aerodinâmicos, apresentou em 2007 linhas muito mais rebuscadas aerodinâmicamente passando a sua silhueta geral para um conceito muito mais arredondado, verificando-se esse aspecto sobretudo no seu grupo óptico.
Lateralmente, perde também as suas ténues linhas passando a formas muito mais abruptas, vincadas e complexas, surgindo agora zonas de escoamento aerodinâmico, quase inexistentes na primeira versão.
Com várias participações no mesmo campeonato e ainda sob o apoio do mesmo preparador, conseguiu alguns êxitos à geral, chegando mesmo a sobrepor-se aos rápidos "Audi R8" e continuando na sua imbatível saga dentro dos "LMP2".

No ano de 2008, a Porsche muda a sua política e ao invés de ter participações semi-privadas, entrega os seus modelos a equipas privadas, acabando assim com a sua exclusiva participação no campeonato "American Le Mans Series".
Surgem pela primeira vez estes modelos em "Le Mans", entre os quais o da equipa holandesa "Van Merksteijn Motorsport" através da tripla "Peter van Merksteijn / Jos Verstappen / Jeroen Bleekemolen", classificando-se no 10º lugar da geral e o Team inglês "ESSEX" que viria a finalizar a mesma prova, na 12ª posição da geral, com a equipa de pilotos "John Nielsen / Casper Elgaard / Sascha Maassen".
Serviu o primeiro dos modelos aqui anunciado, para uma das maiores trafulhices por parte da "Scalextric / Superslot" e um péssimo préstimo à comunidade slotística.
Esta versão existe enquanto decoração, mas não esta decoração nesta carroçaria.
De engenho duvidoso, o fabricante inglês pegou no modelo que havia já fabricado e decorou-o com as cores do "Team holandês". Como forma de disfarçar mais ou menos a coisa, deu-se ao desplante de recorrer a uma artimanha de péssimo gosto. A parte transparente dos cristais dos faróis da frente, foi pintada de forma a simular o arredondado existente no modelo verdadeiro.
É caso para dizer que por este andar, também teremos a "Spirit" a pegar nos "Dallara" e a fazerem "RS Spyder's", ou aberrações do género e a "Avant Slot" que efectivamente criou o modelo, ainda vai ficar para trás.....
Por favor, não me façam mais coisas destas..........
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3 comentários:

  1. É pena num fabricante que vinha fazendo um esforço no sentido de melhorar os seus produtos.

    Mas o pior mesmo é ter pintado as ópticas para as arredondar. Mais valia não lhes ter mexido.

    Pedro Correia

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  2. Viva Pedro!

    Eu diria que se trata de um "ESCANDALO".

    Sem comentários....

    Um abraço

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  3. Viva.
    É "batota" atrás de "batota".
    Não sei quanto tempo isto vai durar.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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