Um novo fabricante de resinas para o Slot, a "G-M-C / Good Models Cars of Slot Car", de origem francesa, trás-nos um modelo com significado especial para todos quantos apreciam os modelos de "Estugarda".
Trata-se do "Porsche 917/81" e que funcionou como o "canto do cisne" para tão afamado modelo da "Porsche" e que para a história mais conhecido ficou por "Malardeau", oriundo do patrocínio que o vestiu para aquela prova.
Com autorização especial por parte da marca, o preparador "Kremer" levou a efeito o ressurgimento de tão carismático modelo do construtor alemão, levando-o mesmo à participação nas "24 Horas de Le Mans" no ano de 1981, 10 anos após a hibernação deste modelo.
É pois com bastante agrado que o vemos publicado no Slot, visto de outra maneira não ser certamente possível.
Numa edição limitada a 50 exemplares e numerada, será editado de três maneiras possíveis. Em Kit simplesmente, em Kit pré-pintado, ou completamente acabado. As duas primeiras versões rondarão os 50€ e o completa entrará na ordem dos 140€.
Receberão as Referência "GMC-01", "GMC-01A" e "CMC-01C", esta última para o modelo completo.
Como nota mais significativa relativamente ao modelo original, além de pequenos pormenores em que a carroçaria foi modificada, o surgimento de um aileron é que marca a maior das diferenças, ainda complementada com o preenchimento com carroçaria da parte inferior do capôt traseiro e que recebeu a^cor preta disfarçando de algum modo a diferença para os originais 917.
Numa análise muito sumária, direi que se trata de um modelo bem conseguido. Na série pré-pintada e na série montada, devo referir que a cor não foi conseguida, não correspondendo à verdadeira. Na verdade é um amarelo mais claro e com uma mínima tendência para o esverdeado. Também a tampa que cobre os cilindros surge neste caso pintada de vermelho, quando na verdade era verde. Dois aspecto que apresentam clara falha, mas que no seu todo parece uma peça bem conseguida.
O próximo modelo da lista deste fabricante é o "Chevron B8" no caso em versão Le Mans de 1969. Este modelo marcou a minha infância, sobretudo pela forte ligação que os unia às motorizações de 2L da BMW, marca pela qual já na altura nutria a minha simpatia.
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Esta notícia marcou-me mais pelo facto que desconhecia: o 917 ter corrido em 1981!
ResponderEliminarSendo assim, parece-me uma boa aposta deste fabricante. Tratando-se do modelo que é, com a particularidade de ter sido renascido para as corridas, e sendo uma edição tão limitada, concerteza será bem acolhido pelos Porschistas como peça rara nas colecções.
Viva Hugo.
ResponderEliminarEste é um daqueles raros acontecimentos que marcam os Porschistas, dado o extraordinário historial que está por trás desses três dígitos.
Um abraço
Correu sim, como um Porsche 908/80 correu em 1980, ficando mesmo em segundo lugar, com o motor 2.1 turbo dos 934, 935 e 936.
ResponderEliminarDiz-se no entanto neste caso que o carro era mais um 936 que um 908, sendo denominado de 908, para contornar a "decisão" da Porsche de não ceder a privados o 936.
Viva Pedro.
ResponderEliminarEm 1980, o Porsche que ficou em 2º, foi um 936/80 Group 6, da "Martini" e com o Nº9, pilotado por "Ickx e Jöest". Tratava-se de um model0 equipado com um motor de 2142cc Turbo e pesava 778 Kg. Cumpriu a prova completando a mesma com 458,3 Km a uma média de 190,97Km/h.
Ickx teve que parar na curva Indianápolis e mudar a bomba e injecção, após o qual retromou a prova na 6ª posição. Ainda sérios problemas de caixa impediram que este carro chegasse à vitória. Essa, pertenceu ao "Jean Rondeau" que percorreu mais 225 Km que o Porsche.
Um abraço
Uh... oh mister Mota: entao se o 936 cumpriu um média de 190 km/h, entao em 24 horas percorreria 4560 km. Há aí uma pequena gralha ;)
ResponderEliminarÓbviamente que há um engano Hugo.
ResponderEliminarA Kilometragem correcta é 4583,30 Km......
Um abraço