terça-feira, 20 de outubro de 2009

Subaru Impreza - SCX

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A história por trás do sucesso do Impreza é melhor contada pelas estatísticas: seis títulos mundiais e 46 vitórias em ralis.
O Impreza tem sido o carro de definição na elevação da Subaru duma relativa obscuridade e da sua passagem para uma lenda no mundo dos ralis. Desde a sua criação em 1993, o Impreza tem provocado um assalto sensorial sobre os fãs do desporto motorizado em todo o globo. O Subaru, fardado de azul e amarelo, é tão icónico como o motor que entoa e onde pontifica o contínuo sucesso do carro. E para um grande carro, tem havido grandes pilotos: Ari Vatanen, Kenneth Eriksson, Colin McRae, Carlos Sainz, Juha Kankkunen, Tommi Mäkinen e infelizmente, perdeu-se Richard Burns. Mais recentemente, Petter Solberg fez do Impreza o seu cavalo de corrida, demonstrando o seu apetite por glória quando ganhou o Mundial de Pilotos em 2003.Antes da temporada de 2006, o campeonato levou o maior abalo nas normas técnicas, já que os "World Rally Car" foram introduzidos em 1997. A fim de cortar custos, os diferenciais activos e injecção de água foram proibidos. As equipas também foram obrigados a voltar a usar carros e motores seleccionados em "pares" de eventos - um sistema que foi tentado em alguns ralis em 2005. Todas essas mudanças de regras significavam que a Subaru, como todas as outras equipas, era obrigada a correr com o seu carro de 2006 no primeiro rali do ano, em vez de introduzir um novo no inicio da época.

Para 2007, a equipa reverteu a sua estratégia de introdução do seu novo carro no Rali do México. Enquanto o carro novo foi concluído, o WRC 2006 foi utilizado em Monte Carlo, Suécia e Noruega e terminou nos pontos em cada um dos eventos. O WRC 2007 foi o resultado de uma colaboração contínua entre a "FHI" e a "STI" no Japão e na "Subaru World Rally Team", no Reino Unido. As principais melhorias foram feitas nas áreas de distribuição de peso, geometria de suspensão e diferencial, enquanto que o WRC 2007 também apresenta novos amortecedores e um radiador e intercooler diferente em comparação com o seu antecessor.Características do modelo real
Motor
Configuração: B 4
Localização: Frente, montado longitudinalmente

Cilindrada: 1,997 litros / 121,9 no cu
Válvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: Directa
Aspiração: Turbo IHI


Transmissão Chassi / Carroçaria: Aço monobloco
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados, às quatro rodas
Caixa de velocidades: Sequencial de 6 velocidades
Tracção: AWD


Dimensões
Peso:
1230 kg / £ 2711,7
Comprimento / Largura / Altura: 4465 milímetros (175,8 a) / 1800 mm (70,9 in) / 1390 mm (54,7 in)

Performance
Potencia:
300 cv / 224 KW @ 5500 rpm
Binário: 589 Nm / 434 ft lbs @ 4000 rpm
Peso / Potencia: 0,24 cv / kg



Características do mini modelo da Scalextric / SCX
Motor: inline, RX-81B
Transmissão: AWD
Iman: Regulavel e removivel na traseira
Patilhão: Pivotante, ARS
Luzes: Sim
Peso do conjunto: 91 gramas

Este Subaru apresenta bons pormenores a nível de decoração. Destaque para as jantes e chassis perfeitamente decorados e no correcto tom de dourado. Em pista com íman não há grande emoção. O carro fica preso, o motor não desenvolve e a condução é algo... previsível.




Já sem íman e com pneumáticos trabalhados, a conversa muda.


Sem dúvida um modelo eficaz nos troços mais rápidos e que tira vantagem do seu comprimento para dar estabilidade em recta. Já em curva o que a largura de eixos não anula, a tracção ás 4 ajuda. De resto, estamos perante um motor que não brilha mas também não desilude.

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3 comentários:

  1. Viva.
    Confeso que o modelo não me entusiasma muito (não sou apreciador deste Subaru), mas em pista é agradável ver o seu comportamento.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  2. É verdade amigo Nogueira, eu partilho da sua opinião.

    Apesar de defensor acérrimo das máquina oriundas do outro lado do mundo, os Subaru nunca me suscitaram simpatia pelas linhas.

    No entanto é um facto que estamos perante uma máquina feroz e eficaz, quer a real, quer o modelo à escala.

    Abraço!

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  3. Olá amigos.

    Já eu, que nunca fui grande apreciador dos modelos do "Sol Nascente", nutro um carinho muito especial pelos modelos da "Subaru".

    Um abraço

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