quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Chaparral 2F

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Numa prova ganha por um "Porsche 910" pilotado pela dupla "Joe Buzzetta / Udo Schütz", depois de terem estabelecido apenas o 7º lugar da grelha, o único "Chaparral 2F " inscrito nesta prova, partiu da Pole Position com o registo de 8:31.900, tripulado pela dupla "Phil Hill (USA) / Mike Spence (GB)", vindo a desistir com problemas de caixa de velocidades.

Em cima, o momento da partida desta edição de "Nurbürgring", tipo "Le Mans"
Imagens da participação deste modelo da "Chaparral" na edição dos "1000 Km de Nurbürgring 1967".
Este modelo da Chaparral foi objecto de reprodução de algumas marcas de Slot. Entre elas e recentemente, a "Scalextric / Superslot" e a "MRRC".
A reprodução escolhida para servir de base para este artigo, foi a do fabricante "MRRC", por se mostrar a melhor reprodução do mercado, em todos os capítulos.

Trata-se da reprodução do modelo participante nos "1000 Km de Nurburgring", em 1967. Serve-nos de imagem para termo de comparação, um dos raros modelos que se encontram em colecções privadas, pois serve na perfeição para a análise comparativa de alguns pormenores.

Na vista frontal, o modelo está excelente, faltando talvez um pouco de melhor reprodução dos faróis. Quanto ao resto, bem proporcionado, tomadas de ar correctas e alguns pormenores bem reproduzidos.

Lateralmente também pouco a apontar, chamando mais a atenção pela negativa, o desenho das cavas das rodas da frente, que me parecem no minimodelo, excessivamente arredondadas. Todos os pormenores se encontram deliciosamente reproduzidos, como por exemplo os pilotos iluminadores do número, ou o fecho da porta. Comparando as duas imagens, podem-nos também chamar à atenção os pilares de apoio do aileron, bastante distintos em ambos. Mas, quando observadas as imagens do modelo que lhe deu origem, as do participante nos "1000 Km de Nurburgring", constata-se que de facto eram nesta versão, pilares finos e redondos e não como os da imagem do modelo acima apresentado.

Em termos de carroçaria, na vista traseira nada a apontar. Tudo correcto e proporcionado. Apenas uma falha que me parece grave. Tal como na imagem que acima e no início do "post" se apresenta, existia também o círculo redondo preenchido com o Nº4. Uma pena este erro grosseiro e perfeitamente escusado, se bem que também relativamente simples de ser resolvido.



Estas duas imagens servem para aquilatar o pormenor das rodas. Talvez o aspecto deste modelo, menos conseguido, mas aqui deve ser feita uma ressalva. Embora sejam pouco profundas, são de extrema dificuldade a sua reprodução, razão pela qual não terei em consideração esse aspecto, pois noutros modelos já observados, a qualidade fica muito mais distante. E diga-se, trata-se de uma excelente reprodução, faltando apenas alguma profundidade às mesmas, apresentando-se também com uns pneus demasiado altos e com o seu bordo extremamente vertical.


Em suma, a "MRRC", disponibilizou-nos uma bela peça de colecção em que o chassis é multi-funcional, sendo repartido por mais dois modelos de produção deste fabricante, sendo eles o "Ford GT 40 MKIV" e o "Porsche 910". Provido de íman, é com este apêndice uma verdadeira máquina de corridas. Sem ele, não colhemos elementos capazes de o poder analisar.

Parabéns "MRRC", tanto mais que este fabricante não atingiu o estatuto de marca de referência no que à correcção de reproduções diz respeito.
Na imagem de baixo, o modelo "2F" correspondente também à mesma prova, mas do fabricante "Scalextric / Superslot". As diferenças são imensas, a começar logo pelas jantes.....

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2 comentários:

  1. A bela da coisa nunca mais vista...


    Sem dúvida um daqueles carros que marcou a história...

    Abraço

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  2. Viva Morgado.

    Uma marca que deixou um cunho especial no desporto automóvel.

    Cada modelo, um marco histórico que arrastará para todo o sempre "um misterioso sabor"....

    Um abraço

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