A pouca adesão registada, com a presença de apenas oito pilotos, levava a crer que a competitividade decrescesse. Felizmente assim não aconteceu.
Registe-se a presença de um dos antigos praticantes, em que na época em que marcava presença assídua, era um dos valores a ter sempre em conta aquando das disputas pelos lugares cimeiros.
José Pedro Vieira, surge então como uma mais valia para este campeonato, apesar do seu ainda atraso relativamente à modernidade a que a modalidade se tem desenvolvido. Dêem então tempo ao tempo e teremos dentro em breve, mais um adversário de se lhe tirar a cartola.

Na tentativa de tornar estes modelos mais rápidos e menos cansativos do que com as motorizações originais, o regulamento obrigou para este ano, à utilização dos motores "Slot.It - cabeça laranja".
O que na verdade aconteceu, foi que para além dos registos dos tempos por volta terem piorado, o grau de exigência na sua condução, aumentou exponencialmente. Tendo-se tornado modelos altamente delicados e obrigando a uma condução altamente aprimorada e de condução na ponta da unha , o número de despistes aumentou e foi uma constante. O grau de dificuldade na preparação aumentou também, recorrendo-se bastante ao uso de lastro.

Mais para trás, José Pedro de regresso às competições, mostrava um andamento surpreendente, apesar dos anos de interregno e do evidente handicap que constituía a falta de preparação do seu BMW. Pedro Correia por seu lado, é que não conseguia desenvencilhar-se dos inúmeros problemas manifestados no seu Volvo. Falta de tracção e constantes falhas de corrente foram progressivamente determinando o seu desempenho na prova, não permitindo que fugisse ao último lugar da classificação.
No final da manga, após tão bom desempenho de "Kikas", pairava no ar a expectativa do que poderia dar à geral, tão elevado ritmo.
Para a segunda manga e com o melhor registo da qualificação surgia Emídio Peixoto em BMW, seguido de Rui Mota, Augusto Amorim e Hugo Figueiredo.
Dada a partida, Emídio Peixoto demonstra de imediato andamento que o posiciona na cabeça da prova, enquanto mais para trás Augusto Amorim, Hugo Figueiredo e Rui Mota vão fazendo o melhor possível por forma a manterem as máquinas nas respectivas calhas.

Mas sensivelmente a meio da prova, é Rui Mota que se apodera do comando, cavando mesmo um ligeiro fosso para Emídio Peixoto, enquanto Hugo Figueiredo aproveita o final da prova para conseguir alguns bons registos contrariando um início algo complicado. Também Augusto Amorim se vê a braços com as naturais dificuldades que estes modelos impuseram a todos os participantes, ficando na luta com Hugo Figueiredo, sendo este último a levar a melhor.
No pódio por modelos, embora os BMW se tenham mostrado fortes, foi um Seat que se impôs neste primeiro confronto. Veremos como vai decorrer o segundo confronto, desta feita em estreia das instalações do "BB Clube" neste campeonato.

No pódio de pilotos, Rui Mota o vencedor, com Emídio Peixoto o terceiro à sua esquerda e uma mão ostentando o BMW de Kikas, o segundo classificado. A mão, essa, pertence a Hugo Figueiredo, já que por motivos de força maior, Kikas haveria de ter que se ausentar.
No final e após contas feitas, o que se temia, veio a confirmar-se. Embora Emídio Peixoto tivesse ocupando o segundo lugar na manga, Kikas haveria de lho roubar na geral, relegando-o para a terceira posição. Belíssima prova deste piloto, sobretudo sabendo-se que não esteve em luta directa com os pilotos mais rápidos, o que lhe poderia ter dado outra perspectiva pelo assalto ao primeiro posto absoluto. Parabéns Kikas.



Como notas significativas, notar que não marcou presença nenhum modelo da "Honda" e que o "Volvo" parece prometer.
Classificação na prova
1º - Rui Mota - Seat
2º - Kikas - BMW 3.20
3º - Emídio Peixoto - BMW 3.20
4º - Hugo Figueiredo - Volvo
5º - Augusto Amorim - Seat
6º - António Maia - Seat
7º - José Pedro Vieira - BMW 3.20
8º - Pedro Correia - Volvo
Classificação Campeonato
1º - Rui Mota - 15 Pontos
2º - Kikas - 12 Pontos
3º - Emídio Peixoto - 10 Pontos
4º - Hugo Figueiredo - 8 Pontos
5º - Augusto Amorim - 6 Pontos
6º - António Maia - 5 Pontos
7º - José Pedro Vieira - 4 Pontos
8º - Pedro Correia - 3 Pontos
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Foi um 4º lugar atribulado, tive de tirar "uns pneus" da cartola... foi teimosia minha de arrancar com eles, tinha a ideia de que o mal poderia passar por aí, mas lá remediei a tempo na corrida.
ResponderEliminarDa próxima já arranco com os pneus como deve ser... tenho é de melhorar os tempos por volta, já que o carro ganhou em estabilidade mas perdeu em velocidade. Não se pode ter tudo, não é?
Viva Hugo.
ResponderEliminarUm campeonato com muitas componentes a ponderar.
Vida complicada esta de piloto de "carrinhos de brincar"...
Um abraço e parabéns...
O Mota é um slotista de sábado à tarde eheheh
ResponderEliminarParabéns Mota
8 participantes é que é pouco :/
Eu não tenho carro porque se não ia.
Na proxima nao posso mesmo que arranja se carro
Boas.
ResponderEliminarA preparação destes carros é mesmo manhosa, sobretudo com a alteração do motor.
Para além da diferença enorme do peso do motor (facilmente compensada com lastro), há a questão que o motor slot.it fica acima da posição desejável (como me fizeram notar, cria-se uma situação de "offset invertido").
Depois temos a questão que, uma vez que o motor caixa curta é mais alto que o motor RX, os minimodelos não fecham totalmente, ficando o motor a forçar a bandeja porta piloto. Esta situação é mais notória em alguns modelos que outros.
Talvez aqui a solução fosse permitir a substituição da bandeja de origem por uma de lexan.A discutir entre os participantes.
Um abraço.
Boas
ResponderEliminarCom o carro preparado em cima da prova, sem qualquer volta dada antes da qualificação, posso afirmar que se tratam de carros muito difíceis de afinar com o motor V12/3 da Slot.it.
Mas no drift ninguém me bateu, eheheh...
Olá Miguel.
ResponderEliminarA questão de alguns dos modelos não fecharem convenientemente, terá mesmo de ser revista.
No entanto concordaria mais que a solução passasse pelo corte do plástico que esteja a dificultar o fecho do moldelo ou que se possa derreter a parte do plástico que esteja a estorvar. Mas essa da substituição do interior do interior pelo "Lexan" é uma solução...
Um abraço
Hó Pedro, acabaste por ser o herói da jornada.
ResponderEliminarSem dúvida que participar com modelos que tantas dificuldades criam a toda a gente e acabado à última da hora, foi obra.
Quanto aos "Drifting's", alguns foram verdadeiramente espectaculares
Um abraço
Viva Zé Pedro!!
ResponderEliminarEu digo-te pá!!
...mas tens razão, assim parece ser...he he ....
Tenho um "Alfa-Romeo" por preparar, que já não me lembrave dele. Se precisares, diz....
Um abraço e aparece, se bem que me parece não poderes fazer a próxima não é?
A próxima prova é no BB, não é?
ResponderEliminarExiste horário disponível para treinos ?
Convinha para reduzirmos o número de despistes... ;)
Um abraço slotista,
Emídio.
Bem falado Emídio.
ResponderEliminarSolicita-se resposta a esta pergunta, por parte de quem saiba responder...
Um abraço
para a próxima nao posso e gostava mesmo de ir ao BB para aprender a um bocado a pista :P
ResponderEliminarÉ oficial.
ResponderEliminarO Paulo Mendes assegurou-me que a pista do BB CLUBE estará aberta na próxima quinta-feira à noite para treinos do Campeonato Turismo BTCC 2009.
Fica aqui a informação.
Um abraço slotista,
Emídio Peixoto
Obrigado Emídio.
ResponderEliminarUm abraço