domingo, 25 de outubro de 2009

Campeonato Turismo "BTCC" - 1ª prova

Foi dia 24 , no passado sábado, que começou a segunda edição do campeonato dedicada aos modelos de "Turismo", em Braga.
A pouca adesão registada, com a presença de apenas oito pilotos, levava a crer que a competitividade decrescesse. Felizmente assim não aconteceu.
Registe-se a presença de um dos antigos praticantes, em que na época em que marcava presença assídua, era um dos valores a ter sempre em conta aquando das disputas pelos lugares cimeiros.
José Pedro Vieira, surge então como uma mais valia para este campeonato, apesar do seu ainda atraso relativamente à modernidade a que a modalidade se tem desenvolvido. Dêem então tempo ao tempo e teremos dentro em breve, mais um adversário de se lhe tirar a cartola.
Após a qualificação, ficaram apurados para a primeira manga, Kikas, o mais rápido, seguido de António Maia, José Pedro e Pedro Correia, este último a debater-se mais com um Volvo muito pouco cooperante do que própriamente com as dificuldades acrescidas que as novas regras trouxeram a este campeonato.
Na tentativa de tornar estes modelos mais rápidos e menos cansativos do que com as motorizações originais, o regulamento obrigou para este ano, à utilização dos motores "Slot.It - cabeça laranja".
O que na verdade aconteceu, foi que para além dos registos dos tempos por volta terem piorado, o grau de exigência na sua condução, aumentou exponencialmente. Tendo-se tornado modelos altamente delicados e obrigando a uma condução altamente aprimorada e de condução na ponta da unha , o número de despistes aumentou e foi uma constante. O grau de dificuldade na preparação aumentou também, recorrendo-se bastante ao uso de lastro.
Mas começada a prova, era notória a grande superioridade de Kikas que impôs de imediato um ritmo avassalador. António Maia ainda tentou a perseguição, mas o BMW do comandante da prova não permitia veleidades. António Maia era ainda vítima de inúmeras e algumas violentas saídas que o iam atrasando substancialmente.
Mais para trás, José Pedro de regresso às competições, mostrava um andamento surpreendente, apesar dos anos de interregno e do evidente handicap que constituía a falta de preparação do seu BMW. Pedro Correia por seu lado, é que não conseguia desenvencilhar-se dos inúmeros problemas manifestados no seu Volvo. Falta de tracção e constantes falhas de corrente foram progressivamente determinando o seu desempenho na prova, não permitindo que fugisse ao último lugar da classificação.
No final da manga, após tão bom desempenho de "Kikas", pairava no ar a expectativa do que poderia dar à geral, tão elevado ritmo.

(Da esquerda para a direita) - Pedro Correia, António Maia, Kikas e o regressado José Pedro.
Para a segunda manga e com o melhor registo da qualificação surgia Emídio Peixoto em BMW, seguido de Rui Mota, Augusto Amorim e Hugo Figueiredo.
Dada a partida, Emídio Peixoto demonstra de imediato andamento que o posiciona na cabeça da prova, enquanto mais para trás Augusto Amorim, Hugo Figueiredo e Rui Mota vão fazendo o melhor possível por forma a manterem as máquinas nas respectivas calhas.
Mas sensivelmente a meio da prova, é Rui Mota que se apodera do comando, cavando mesmo um ligeiro fosso para Emídio Peixoto, enquanto Hugo Figueiredo aproveita o final da prova para conseguir alguns bons registos contrariando um início algo complicado. Também Augusto Amorim se vê a braços com as naturais dificuldades que estes modelos impuseram a todos os participantes, ficando na luta com Hugo Figueiredo, sendo este último a levar a melhor.
(Da esquerda para a direita) - Emídio Peixoto, Augusto Amorim, Rui Mota e Hugo Figueiredo.
No final e após contas feitas, o que se temia, veio a confirmar-se. Embora Emídio Peixoto tivesse ocupando o segundo lugar na manga, Kikas haveria de lho roubar na geral, relegando-o para a terceira posição. Belíssima prova deste piloto, sobretudo sabendo-se que não esteve em luta directa com os pilotos mais rápidos, o que lhe poderia ter dado outra perspectiva pelo assalto ao primeiro posto absoluto. Parabéns Kikas.

No pódio por modelos, embora os BMW se tenham mostrado fortes, foi um Seat que se impôs neste primeiro confronto. Veremos como vai decorrer o segundo confronto, desta feita em estreia das instalações do "BB Clube" neste campeonato.

No pódio de pilotos, Rui Mota o vencedor, com Emídio Peixoto o terceiro à sua esquerda e uma mão ostentando o BMW de Kikas, o segundo classificado. A mão, essa, pertence a Hugo Figueiredo, já que por motivos de força maior, Kikas haveria de ter que se ausentar.
Como notas significativas, notar que não marcou presença nenhum modelo da "Honda" e que o "Volvo" parece prometer.
Classificação na prova
- Rui Mota - Seat
2º - Kikas - BMW 3.20
3º - Emídio Peixoto - BMW 3.20
4º - Hugo Figueiredo - Volvo
5º - Augusto Amorim - Seat
6º - António Maia - Seat
7º - José Pedro Vieira - BMW 3.20
8º - Pedro Correia - Volvo
Classificação Campeonato
- Rui Mota - 15 Pontos
2º - Kikas - 12 Pontos
3º - Emídio Peixoto - 10 Pontos
4º - Hugo Figueiredo - 8 Pontos
5º - Augusto Amorim - 6 Pontos
6º - António Maia - 5 Pontos
7º - José Pedro Vieira - 4 Pontos
8º - Pedro Correia - 3 Pontos
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13 comentários:

  1. Foi um 4º lugar atribulado, tive de tirar "uns pneus" da cartola... foi teimosia minha de arrancar com eles, tinha a ideia de que o mal poderia passar por aí, mas lá remediei a tempo na corrida.

    Da próxima já arranco com os pneus como deve ser... tenho é de melhorar os tempos por volta, já que o carro ganhou em estabilidade mas perdeu em velocidade. Não se pode ter tudo, não é?

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  2. Viva Hugo.

    Um campeonato com muitas componentes a ponderar.

    Vida complicada esta de piloto de "carrinhos de brincar"...

    Um abraço e parabéns...

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  3. O Mota é um slotista de sábado à tarde eheheh

    Parabéns Mota

    8 participantes é que é pouco :/

    Eu não tenho carro porque se não ia.
    Na proxima nao posso mesmo que arranja se carro

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  4. Boas.

    A preparação destes carros é mesmo manhosa, sobretudo com a alteração do motor.

    Para além da diferença enorme do peso do motor (facilmente compensada com lastro), há a questão que o motor slot.it fica acima da posição desejável (como me fizeram notar, cria-se uma situação de "offset invertido").

    Depois temos a questão que, uma vez que o motor caixa curta é mais alto que o motor RX, os minimodelos não fecham totalmente, ficando o motor a forçar a bandeja porta piloto. Esta situação é mais notória em alguns modelos que outros.
    Talvez aqui a solução fosse permitir a substituição da bandeja de origem por uma de lexan.A discutir entre os participantes.

    Um abraço.

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  5. Boas

    Com o carro preparado em cima da prova, sem qualquer volta dada antes da qualificação, posso afirmar que se tratam de carros muito difíceis de afinar com o motor V12/3 da Slot.it.

    Mas no drift ninguém me bateu, eheheh...

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  6. Olá Miguel.

    A questão de alguns dos modelos não fecharem convenientemente, terá mesmo de ser revista.

    No entanto concordaria mais que a solução passasse pelo corte do plástico que esteja a dificultar o fecho do moldelo ou que se possa derreter a parte do plástico que esteja a estorvar. Mas essa da substituição do interior do interior pelo "Lexan" é uma solução...

    Um abraço

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  7. Hó Pedro, acabaste por ser o herói da jornada.

    Sem dúvida que participar com modelos que tantas dificuldades criam a toda a gente e acabado à última da hora, foi obra.

    Quanto aos "Drifting's", alguns foram verdadeiramente espectaculares

    Um abraço

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  8. Viva Zé Pedro!!

    Eu digo-te pá!!

    ...mas tens razão, assim parece ser...he he ....

    Tenho um "Alfa-Romeo" por preparar, que já não me lembrave dele. Se precisares, diz....

    Um abraço e aparece, se bem que me parece não poderes fazer a próxima não é?

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  9. A próxima prova é no BB, não é?
    Existe horário disponível para treinos ?
    Convinha para reduzirmos o número de despistes... ;)
    Um abraço slotista,
    Emídio.

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  10. Bem falado Emídio.

    Solicita-se resposta a esta pergunta, por parte de quem saiba responder...

    Um abraço

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  11. para a próxima nao posso e gostava mesmo de ir ao BB para aprender a um bocado a pista :P

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  12. É oficial.
    O Paulo Mendes assegurou-me que a pista do BB CLUBE estará aberta na próxima quinta-feira à noite para treinos do Campeonato Turismo BTCC 2009.
    Fica aqui a informação.
    Um abraço slotista,
    Emídio Peixoto

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