quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mercedes-Benz DTM - Uma comparação, através de minimodelos

Os anos de 2002 e 2004, serviram para que tanto a "Scalextric / Superslot" como a "Carrera", reproduzissem o modelo da "Mercedes-Benz" tripulado pelo bem sucedido piloto alemão "Bernd Scheneider" e apoiado pela bem conhecida empresa de comunicações móveis "Vodafone", no conhecido campeonato alemão "DTM", pela extravagância de linhas e rapidez que estes modelos atingem.(em cima) Imagens do modelo participante na edição de 2002
Através da interpretação de um regulamento capaz de uma liberalização tremenda, conseguem-se transformar modelos de linhas "Turismo", em verdadeiros e loucos Formula 1 "capotados", capazes de proporcionar um espectáculo de velocidade e acidentes, ímpar.
O modelo de 2004, mais desenvolvido aerodinâmicamente

As reproduções para slot, tanto dum como do outro fabricante, aproximam-se bastante de reproduções brilhantes.
Também a "Scalextric / SCX" dedicou e dedica alguma atenção a estes modelos, mas infelizmente com uma distância qualitativa relativamente a estes dois fabricantes, abismal.
Em cima, o Mercedes da "Superslot" correspondente ao ano de 2002 e em baixo o da "Carrera", do ano de 2004
Entre os dois modelos, embora a extrema semelhança de linhas e uma decoração capaz de nos fazer mesmo confundir os dois modelos, os dois anos de diferença existentes, foram suficientes para modificar radicalmente os conceitos aerodinâmicos proporcionados pelo desenvolvimento dos estudos da dinâmica dos fluídos.
Novos apêndices, derivas e escoamentos de ar foram desenvolvidos acabando por obrigar a significativas alterações na linha do modelo.
Tendo a frente sido aquela que mais manteve as semelhanças com o predecessor de 2002, não sendo detectadas substanciais alterações, apesar da aposta numa também nova carroçaria, surgem como notas de maior distinção entre ambas, o formato da grelha e a entrada de ar para os radiadores, agora de maiores dimensões.
(em cima) Mesmo lateralmente, além da estrelinha que não existe no modelo de 2002 já que se encontra inserida na própria grelha, a semelhança na frente dos modelos entre ambos, é muito forte.
É na traseira que se situam as diferenças mais acentuadas. O apêndice designado por "aileron", além de receber um novo design, distingue-se sobretudo pela forma como é feita a ancoragem à carroçaria. Anteriormente apoiando na parte superior dos guarda-lama traseiros, passou a ter os seus pilares da apoio mais centrados e fixos à zona da "matrícula", fazendo com se tornasse possível recuá-lo substancialmente.
O fluxo de ar criado sob o modelo e cava das rodas, passou a ter um escoamento sujeito a uma muito maior complexidade. Estudadas as formas do seu aperfeiçoamento, acabaram por ser criados túneis capazes de orientar da melhor forma o ar que por aquelas zonas circula. Parte da carroçaria agora criada que funciona visualmente como guarda-lamas, além de tapar as rodas, passou a ser na prática, pouco mais do que derivas aerodinâmicas .Também a tampa da mala, recebeu na sua extremidade uma pala que a torna ligeiramente mais alongada.
(em cima) Na vista superior da traseira, é observável o excessivo diferencial existente nas formas entre ambos, passando o modelo de 2004 a formas muito mais rectilíneas.
(em cima) Lateralmente, esta imagem dos dois modelos mostra bem as diferenças no apoio dos ailerons e a distância a que ambos se situam em ralação à carroçaria e a pala que alonga a tampa da mala.
Lateralmente e abaixo da linha de cintura, o modelo de 2004 foi absolutamente redesenhado, sendo capaz agora de maior libertação de ar que circula na cava da roda da frente e ainda a criação de uma espécie de chaminé libertadora do ar excessivamente aquecido que circunda a zona dos escapes, permitindo ou tendo como objectivo a melhor movimentação do fluxo existente na parte inferior do modelo, e que optimiza o seu escoamento.
(em cima) Na vista superiora dos dois modelos lado-a-lado, fica a nítida ideia de que o modelo mais recente, é maior.
Comparados desta forma, distinguem-se bem ou do outro......
E quanto às reproduções, que dizer?
Dois bons exemplos e filosofias de estar no slot. Ambos muito perfeitos em termos de maqueta, dou no entanto o meu sinal mais, apesar de não representarem o mesmo modelo, à reprodução da "Carrera". E isto, exclusivamente porque a reprodução do conjunto "jante / pneu", ser de muito maior nível.
O desempenho dinâmico de ambos, quando equipados tal como nos são disponibilizados de origem , isto é, com íman, é notável, sendo no entanto de mais fácil condução o da "Superslot", por dispor de maior capacidade de travagem.
Dois belos modelos, sobretudo, para colecção.....
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5 comentários:

  1. Boa Mota!

    Andas a aprender umas coisas! :)

    Excelente comparativo.

    Abraço!

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  2. Em relação a ambos os modelos, sou suspeito para falar, uma vez que sou um grande fã dos modelos Carrera, ao contrário de muitos, pois acho-os muito bonitos e muito equilibrados dinâmicamente, mesmo sem iman.

    Claro que existe o senão de serem muito pesados devido ao kit de luzes, o interruptor de inversão de polaridade, espessura das carroçarias e chassis, etc., o que impede de serem minimamente competitivos contra o cronómetro.

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  3. Viva Pedro.

    É verdade sim, mas cheguei a fazer uma corrida com um Ferrari emprestado pelo Mendes e achei-o fantástico de conduzir. Claro, levei sopa, não andava, mas deu um gozo tremendo.

    Um abraço

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  4. Viva Amigo Mota.
    Continue.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  5. Obrigado amigo Nogueira.

    Um abraço

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