Os anos de 2002 e 2004, serviram para que tanto a "Scalextric / Superslot" como a "Carrera", reproduzissem o modelo da "Mercedes-Benz" tripulado pelo bem sucedido piloto alemão "Bernd Scheneider" e apoiado pela bem conhecida empresa de comunicações móveis "Vodafone", no conhecido campeonato alemão "DTM", pela extravagância de linhas e rapidez que estes modelos atingem.

(em cima) Imagens do modelo participante na edição de 2002



Através da interpretação de um regulamento capaz de uma liberalização tremenda, conseguem-se transformar modelos de linhas "Turismo", em verdadeiros e loucos Formula 1 "capotados", capazes de proporcionar um espectáculo de velocidade e acidentes, ímpar.



O modelo de 2004, mais desenvolvido aerodinâmicamente
As reproduções para slot, tanto dum como do outro fabricante, aproximam-se bastante de reproduções brilhantes.
Também a "Scalextric / SCX" dedicou e dedica alguma atenção a estes modelos, mas infelizmente com uma distância qualitativa relativamente a estes dois fabricantes, abismal.
Novos apêndices, derivas e escoamentos de ar foram desenvolvidos acabando por obrigar a significativas alterações na linha do modelo.
(em cima) Mesmo lateralmente, além da estrelinha que não existe no modelo de 2002 já que se encontra inserida na própria grelha, a semelhança na frente dos modelos entre ambos, é muito forte.
É na traseira que se situam as diferenças mais acentuadas. O apêndice designado por "aileron", além de receber um novo design, distingue-se sobretudo pela forma como é feita a ancoragem à carroçaria. Anteriormente apoiando na parte superior dos guarda-lama traseiros, passou a ter os seus pilares da apoio mais centrados e fixos à zona da "matrícula", fazendo com se tornasse possível recuá-lo substancialmente.
O fluxo de ar criado sob o modelo e cava das rodas, passou a ter um escoamento sujeito a uma muito maior complexidade. Estudadas as formas do seu aperfeiçoamento, acabaram por ser criados túneis capazes de orientar da melhor forma o ar que por aquelas zonas circula. Parte da carroçaria agora criada que funciona visualmente como guarda-lamas, além de tapar as rodas, passou a ser na prática, pouco mais do que derivas aerodinâmicas .

Também a tampa da mala, recebeu na sua extremidade uma pala que a torna ligeiramente mais alongada.
(em cima) Na vista superior da traseira, é observável o excessivo diferencial existente nas formas entre ambos, passando o modelo de 2004 a formas muito mais rectilíneas.
(em cima) Lateralmente, esta imagem dos dois modelos mostra bem as diferenças no apoio dos ailerons e a distância a que ambos se situam em ralação à carroçaria e a pala que alonga a tampa da mala.
E quanto às reproduções, que dizer?
Dois bons exemplos e filosofias de estar no slot. Ambos muito perfeitos em termos de maqueta, dou no entanto o meu sinal mais, apesar de não representarem o mesmo modelo, à reprodução da "Carrera". E isto, exclusivamente porque a reprodução do conjunto "jante / pneu", ser de muito maior nível.
O desempenho dinâmico de ambos, quando equipados tal como nos são disponibilizados de origem , isto é, com íman, é notável, sendo no entanto de mais fácil condução o da "Superslot", por dispor de maior capacidade de travagem.
Dois belos modelos, sobretudo, para colecção.....
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Boa Mota!
ResponderEliminarAndas a aprender umas coisas! :)
Excelente comparativo.
Abraço!
Em relação a ambos os modelos, sou suspeito para falar, uma vez que sou um grande fã dos modelos Carrera, ao contrário de muitos, pois acho-os muito bonitos e muito equilibrados dinâmicamente, mesmo sem iman.
ResponderEliminarClaro que existe o senão de serem muito pesados devido ao kit de luzes, o interruptor de inversão de polaridade, espessura das carroçarias e chassis, etc., o que impede de serem minimamente competitivos contra o cronómetro.
Viva Pedro.
ResponderEliminarÉ verdade sim, mas cheguei a fazer uma corrida com um Ferrari emprestado pelo Mendes e achei-o fantástico de conduzir. Claro, levei sopa, não andava, mas deu um gozo tremendo.
Um abraço
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarContinue.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Obrigado amigo Nogueira.
ResponderEliminarUm abraço