terça-feira, 20 de outubro de 2009

Opel Manta 400 - Rothmans - Sloter

Com a popularidade dos ralis tanto como desporto como uma arena para o desenvolvimento e promoção de tecnologia e veículos, a década de 1970 foi um bom momento para os avanços na versão de rali do Opel Manta "B".
Com a produção do primeiro carro inteiramente desenhado para ralis, o Lancia Stratos, havia numerosos fabricante em busca de sucessos a fim de promover os seus veículos de produção. Os regulamentos do "Grupo B" estipulava que eram necessárias 400 versões de um carro a ser construído para que fosse homologado e a Opel não foi excepção, com o Manta 400.
O Manta 400 era um 2420cc (147.7cu) 16 válvula de 275cv (@ 7500RPM) e era mais um competidor de tracção traseira num momento em que o desenvolvimento foi ficando um pouco "fora de mão" - os veículos 4x4 foram surgindo como opções viáveis e todos os grandes jogadores estavam a colocar dinheiro em algumas máquinas poderosas. Este foi o tempo do Audi Quattro, Peugeot 205 T16, Lancia Delta S4, Ford RS 200 e o Metro 6R4.

O Manta 400 Grupo B da AC Delco finalmente chegou ao fim da vida, devido à alta velocidade, à alta potência e aos fatais acidentes que vinham ocorrendo devido ao ritmo acelerado de desenvolvimento das máquinas. Foi no Rally da Corsega de 1986, onde um Lancia S4 com Hery Toivonen ao volante caiu sem testemunhas e sem sobreviventes, que levou a "desligar-se a luz" no Grupo B e os emergentes carros do Grupo S.
Para a história fica um mitico 4º lugar na geral e vitória na categoria de duas rodas motrizes no Rally paris Dakar de 1984.

Características do modelo real
Actividade: (1983-1986) Cv @ RPM: 275/7200
Binário (Nm) @ RPM: 300/5200
Comprimento Largura Altura: 4475.1670.1320
Peso (kg / BPM Ratio): 980 ()
Tracção: RWD

Motor
Posição: Frente Longitudinal
Compressão: 95,2
85 Válvulas
Injecção: OHC 2 Electronics
Travões: De aço com painéis de Kevlar
Características do mini modelo / Sloter
Motor: SCX Prospeed (20000 rpm)
Posição: Anglewinder
Transmissão: RWD
Íman: N/A
Patilhão: Basculante
Luzes: N/A

Este modelo apesar de não ser propriamente popular na escala real, apresenta-se como uma opção bastante interessante na escala 1/32. Quer na vertente coleccionista pois como é sabido a "Sloter" abriu falência, pese embora os detalhes exteriores deixarem algo a desejar, quer na vertente "slotista".
Equipado com um motor "Pro Speed" da SCX em posição anglewinder, antevê-se uma disponibilidade e velocidade interessante no capitulo do comportamento. Apesar da largura dos pneus não fazer jus á largura do mini modelo, a capacidade magnética do motor na posição em que se encontra, confere-lhe uma estabilidade extra permitindo-lhe uma dinâmica interessante e acima da média.
O patilhão basculante com mola e bastante curso, é mais um pormenor a ajudar no capitulo do comportamento. Sem dúvida que estamos perante uma opção interessante, para e segundo os regulamentos actuais, um WRC competitivo.

Deve ressalvar-se ainda que os chassis que viream a equipar os modelos da primeira série do seu lançamento, não estavam de acordo com as especificidades do fabricante, o que os levou a um desenvolvimento, chegando mesmo a substituir os chassis a quem tivesse adquirido aqueles modelos, a custo zero.
.

3 comentários:

  1. Viva.
    Para comprar uma carroçaria (feia) e ter depois de comprar tudo o resto (excepto o motor), não obrigado.
    Tenho pena dos trabalhadores que foram para o desemprego, no resto a marca não deixa mesmo saudades.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  2. Cheguei a ter o Rothmans, mas depois desfiz-me dele, e com alguma pena.

    Quanto à utilidade deste modelo para WRC, não esquecer que é necessário adaptá-lo para tracção 4x4, o que não é muito fácil com a disposição do motor em "anglewinder". Este é um modelo mais adaptado a "Grupo B", mas não se fazem muitas provas deste tipo.

    De nota, acrescento ainda que a adaptação anglewinder do motor RX com uma cremalheira em plástico da SCX completamente "de origem" deu um resultado espetacular, o sistema funciona mesmo muito suave (acho que fica até mais suave do que na disposição tipica "inline"!)

    ResponderEliminar
  3. Boas!

    Mais um caso em que partilho da opinião do amigo Nogueira. Não é propriamente bonito, no entanto nem o real o era se me peguntar.

    Quanto á eficácia... é mais um subaru.

    Hugo: se fosse fácil adaptar, não tinha piada :) eu vou tentar algo...

    Abraços

    ResponderEliminar