



O Manta 400 Grupo B da AC Delco finalmente chegou ao fim da vida, devido à alta velocidade, à alta potência e aos fatais acidentes que vinham ocorrendo devido ao ritmo acelerado de desenvolvimento das máquinas. Foi no Rally da Corsega de 1986, onde um Lancia S4 com Hery Toivonen ao volante caiu sem testemunhas e sem sobreviventes, que levou a "desligar-se a luz" no Grupo B e os emergentes carros do Grupo S.


Características do modelo real
Actividade: (1983-1986) Cv @ RPM: 275/7200
Binário (Nm) @ RPM: 300/5200
Comprimento Largura Altura: 4475.1670.1320
Peso (kg / BPM Ratio): 980 ()
Tracção: RWD
Motor
Posição: Frente Longitudinal
Compressão: 95,2
85 Válvulas
Injecção: OHC 2 Electronics
Travões: De aço com painéis de Kevlar
Motor: SCX Prospeed (20000 rpm)
Posição: Anglewinder
Íman: N/A
Patilhão: Basculante
Luzes: N/A
Este modelo apesar de não ser propriamente popular na escala real, apresenta-se como uma opção bastante interessante na escala 1/32. Quer na vertente coleccionista pois como é sabido a "Sloter" abriu falência, pese embora os detalhes exteriores deixarem algo a desejar, quer na vertente "slotista".
Equipado com um motor "Pro Speed" da SCX em posição anglewinder, antevê-se uma disponibilidade e velocidade interessante no capitulo do comportamento. Apesar da largura dos pneus não fazer jus á largura do mini modelo, a capacidade magnética do motor na posição em que se encontra, confere-lhe uma estabilidade extra permitindo-lhe uma dinâmica interessante e acima da média.
O patilhão basculante com mola e bastante curso, é mais um pormenor a ajudar no capitulo do comportamento. Sem dúvida que estamos perante uma opção interessante, para e segundo os regulamentos actuais, um WRC competitivo.
Deve ressalvar-se ainda que os chassis que viream a equipar os modelos da primeira série do seu lançamento, não estavam de acordo com as especificidades do fabricante, o que os levou a um desenvolvimento, chegando mesmo a substituir os chassis a quem tivesse adquirido aqueles modelos, a custo zero. .
Viva.
ResponderEliminarPara comprar uma carroçaria (feia) e ter depois de comprar tudo o resto (excepto o motor), não obrigado.
Tenho pena dos trabalhadores que foram para o desemprego, no resto a marca não deixa mesmo saudades.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Cheguei a ter o Rothmans, mas depois desfiz-me dele, e com alguma pena.
ResponderEliminarQuanto à utilidade deste modelo para WRC, não esquecer que é necessário adaptá-lo para tracção 4x4, o que não é muito fácil com a disposição do motor em "anglewinder". Este é um modelo mais adaptado a "Grupo B", mas não se fazem muitas provas deste tipo.
De nota, acrescento ainda que a adaptação anglewinder do motor RX com uma cremalheira em plástico da SCX completamente "de origem" deu um resultado espetacular, o sistema funciona mesmo muito suave (acho que fica até mais suave do que na disposição tipica "inline"!)
Boas!
ResponderEliminarMais um caso em que partilho da opinião do amigo Nogueira. Não é propriamente bonito, no entanto nem o real o era se me peguntar.
Quanto á eficácia... é mais um subaru.
Hugo: se fosse fácil adaptar, não tinha piada :) eu vou tentar algo...
Abraços