sábado, 10 de outubro de 2009

4ª jornada "Clássicos de Le Mans" - Ausgusto Amorim campeão

.
Foi cumprida a última jornada de um extraordinário campeonato "Clássicos de Le Mans", com uma brilhante conquista do título por parte do até então líder, Ausgusto Amorim.
Embora a menos participada de todas as jornadas, terá sido talvez a melhor disputada. Numa brilhante jornada em que até os participantes da penúltima manga conseguiram intimidar os que fecharam com chave de ouro esta 4ª e última etapa deste capeonato, a melhor de sempre, pela quantidade de pilotos participantes e também pelo elevado nível de preparação dos modelos em presença.
Um aliciante extra foi disponibilizado no espaço do "Club Slot de Braga", palco desta última jornada onde se registaram os acontecimentos. Uma exposição de uma extraordinária compilação de valiosos modelos "Ferrari", conseguida reunir pela conjugação de esforços entre as pessoas do "Club Slot de Braga" e do "GT Team Slot Clube" abrilhantou os acontecimentos e todos encantou, sobretudo os apaixonados pelos modelos transalpinos.

O campeonato foi entregue a "Augusto Amorim", enquanto Emídio Peixoto e Paulo Mendes arrecadavam respectivamente o 2º e 3º lugares.

Num dos espaços da pista, a extraordinária exposição de que os pilotos puderam usufruir e contemplar.

O pequeno Hugo, um apaixonado por estas coisas.
Em cima, três gerações para o 156 - "Sharknose"
Fantásticos e raros Ferrari puderam aqui ser admirados









Escalas diferentes para o mesmo modelo
Depois de admirados belos exemplares, foi então tempo de concentração para os pilotos, tendo que enfrentar a qualificação, com vista à definição das respectivas mangas e calhas.
(da esquerda para a direita) Filipe, Hugo, Pedro Correia, Filipe Vilas Boas, João Silva e Domingos Calado, integraram a primeira das mangas.
Definida que foi então essa primeira fase, deu-se início à prova, que integrou aqueles que haviam feito os registos mais altos na qualificação.
Nesta manga, Filipe Vilas Boas domina os acontecimentos, o que vem comprovar o que já se vinha observando, isto é, um piloto cada vez mais rápido e consistente, permitindo-lhe um excelente desempenho, a comprovar também que o "Ford GT40 - Fly", parece ter sido uma das melhores apostas para este campeonato. Domingos Calado comprova também o seu ascendente ficando no lugar seguinte, com um "Porsche Carrera 6 - Fly" que demonstrou também ser uma provável boa opção. Hugo Gomes impõe-se com alguma facilidade ao seu pai Filipe Gomes, estabelecendo mais 4 voltas. João Silva com um "Lola T70 - Fly" com um motor pouco colaborante, consegue ainda assim impor-se a Pedro Correia cujo "Porsche 908" sofre ainda de défice de preparação.
A grelha de partida da primeira manga
Na segunda manga, encontravam-se já pilotos mais experientes, adivinhando-se que as médias subissem, pois também as máquinas apresentavam já outro nível de desenvolvimento.
(Da esquerda para a direita) António Maia, Vítor Lopes, Francisco Matos Jr., Carlos Alvim (Kikas), Rui Mota e José Eduardo.
Dada a partida, é José Eduardo que impõe o ritmo apesar dos esforços de Rui Mota, Carlos Alvim e Francisco Matos em segui-lo. Vítor Lopes sente mais dificuldade em entrar nesse ritmo e António Maia, é mesmo o azarado da jornada. Com um "Ferrari 512 Cauda Longa - Fly" extremamente bem preparado, vê-se batido por uma tremenda dor de cabeça e também por problemas de punho que o obrigam a nada menos do que duas trocas.
Enquanto José Eduardo vence a manga com alguma facilidade e Rui Mota ocupa o segundo posto, Carlos Alvim bate Francisco Matos por metros, deixando atrás de si Vítor Lopes e António Maia.
A segunda manga viu o "Porsche 908" de Carlos Alvim na primeira linha.
A terceira e última manga, integrava aqueles que aspiravam ao título. Com vantagem inicial por parte de Augusto Amorim, apenas a certeza de que tudo poderia acontecer.
Após a partida, a surpresa maior vinha da parte de Miguel Queirós que participa na baralhação das contas, imiscuindo-se na luta pela cabeça da prova, misturando-se com Augusto Amorim e Paulo Mendes, este último a estrear desta vez um "Ford GT40 - Fly". Mas o "Ferrari 512S Cauda Longa - Fly" de Miguel Queirós, que sem qualquer saída na primeira calha, vence mesmo esta primeira batalha. Mas tanto Augusto Amorim como Paulo Mendes, não se dando qualquer deles por vencidos, empreendem um elevadíssimo andamento, que acaba por provocar algum desequilíbrio, partindo ambos para o assalto ao primeiro lugar. Entretanto, Emídio Peixoto e Hugo Figueiredo, não acompanham o andamento inicial. Mas Augusto Amorim consegue bater categóricamente Paulo Mendes, tendo este último visto ainda a segunda posição final altamente comprometida, pelo forcing final imposto por Emídio Peixoto. Miguel Queirós é que mesmo tendo acabado por se atrasar, consegue garantir a posição à frente de Hugo Figueiredo.
Uma nota, para o andamento de José Eduardo que consegue depois de contas feitas, roubar o 4º lugar final a Miguel Queirós, o que comprova o excelente andamento imposto também pelos pilotos da manga anterior.

Os modelos que abrilhantaram o fecho deste extraordinário campeonato
Augusto Amorim consegue a vitória e a confirmação do título, secundado por Emídio Peixoto no resultado final do campeonato. Paulo Mendes viria a ocupar o terceiro degrau após o somatório dos resultados das quatro provas que constituíram o campeonato "Clássicos de Le Mans".
Mais uma vez, a confirmação dos extraordinários dotes de pilotagem e preparação de Augusto Amorim que tão bem tem sabido manter ao longo da sua carreira.
Uma nota de relevo para Paulo Mendes que se tem desdobrado na ajuda da preparação de um infindável número de carros, com prejuízo da preparação da sua própria máquina. Um belo exemplo de como se sabe estar no Slot e que merece um "muito obrigado" de todos a quem tem dado sempre uma mãozinha. Da minha parte, OBRIGADO MENDES....

Belas imagens dos modelos alinhados no fim da prova

O Lola T70, uma das mais bonitas máquinas que desfilaram neste campeonato


Os três primeiros da classificação desta prova, onde o domínio dos "Ford GT40 - Fly", esteve em crescendo

Após a finalização da jornada, os três primeiros modelos foram abertos e sujeitos à habitual vistoria, super visionada pela organização.

O pódio da prova, com Augusto Amorim no primeiro lugar ao centro, Paulo Mendes à sua direita o segundo e à sua esquerda Emídio Peixoto, o terceiro.

Classificação na Prova

- Augusto Amorim - Ford GT 40 (Fly)

2º - Paulo Mendes - Ford GT 40 (FGly)

3º Emídio Peixoto - Ferrari 330 P4 (Superslot)

4º - José Eduardo - Porscha 917 K (Fly)

5º - Miguel Queirós - Ferrari 512S Cauda Longa (Fly)

6º - Rui Mota - Porscha 917K (Fly)

7º - Hugo Figueiredo - Ferrari 330 P4 (Superslot)

8º - Carlos Alvim - Porsche 908 (Fly)

9º - Francisco Matos Jr. - Ferrari 30 P4 (Superslot)

10º - Vítor Lopes - Porsche 917K (Fly)

11º - António Maia - Ferrari 512S Cauda Longa (Fly)

12º - Filipe Vilas Boas - Ford GT 40 (Fly)

13º - Domingos Calado - Porsche 906 (Fly)

14º - Hugo Gomes - Ferrari 330 P4 (Superslot)

15º - Filipe Gomes - Porsche 908 (Fly)

16º - João Silva - Lola T70 (Fly)

17º - Pedro Correia - Porsche 908 (Fly)

Classificação Final do Campeonato

- Augusto Amorim - 54 Pontos

2º - Emídio Peixoto - 40 Pontos

3º - Paulo Mendes - 37 Pontos

4º - Hugo Fgueiredo - 30 Pontos

5º - Vítor Lopes - 15 Pontos

6º - Rui Mota - 15 Pontos

7º - Nuno Aguilar - 12 Pontos

8º - Daniel Costa - 12 Pontos

9º - José Eduardo - 11 Pontos

10º - Carlos Alvim - 10 Pontos

11º - Luís Azevedo - 8 Pontos

12º - Miguel Queirós - 8 Pontos

13º - Eduardo Carvalho - 5 Pontos

14º - António Maia - 4 Pontos

15º - Francisco Matos - 3 Pontos

16º - Filipe Vilas Boas - 0 Pontos

17º - Domingos Calado - 0 Pontos

18º - Rui Loureiro - 0 Pontos

19º - João Silva - 0 Pontos

20º - Hugo Gomes - 0 Pontos

21º - Francisco Matos Sr. - 0 Pontos

22º - Pedro Correia - 0 Pontos

.

6 comentários:

  1. Boas.

    Parabéns ao Augusto pela vitória na prova final e no campeonato. Ambas foram tiradas a ferros. A concorrência não facilitou!

    Parabéns também aos promotores e expositores do "Memorial do Cavalinho". Muitos ficámos a "babar" por longos momentos junto daquelas belas maquinetas... Brilhante!

    Excelente campeonato! Foi muito emotivo e disputado. E muito belo também.

    Julgo que se estabeleceu um equilíbrio interessante entre os diversos modelos, abertos e fechados, que permitiu que houvesse sempre grandes lutas entre modelos muito diversos: Ford GT40, Porsche 917, 908, Carrera 6, Ferrari 512, P4... muito bom!

    Acho que estamos todos de parabéns: os participantes por animarem as provas com uma presença entusiasta; a organização por arranjar uma boa desculpa para que os corredores saíssem de casa nestas últimas 4 semanas... :)

    Espero que os próximos campeonatos sejam igualmente interessantes e tenham o mesmo entusiasmo junto dos participantes!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida Miguelão.

    Foi posta à prova uma excelente fórmula, com o resultado que se viu. A unificação dos dois clubes foi uma brilhamnte ideia em termos de campeonatos e acabou por resultar numa excelente ideia.

    Obrigado pelo esforço de todos e venham agora os próximos.

    ResponderEliminar
  3. Viva Amigo Mota.
    Parabens pelo 6º lugar.
    Venha lá o próximo.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  4. Este brasileiros naturalizados... Deus me livre parecem uma praga... EEm todo o lado sem pre aquerer mostrar que são os maiores... Nunca vi...


    Tava na brinca!

    PARABENS AUGUSTO!!! Meu canarinho endiabrado!!


    Parabens também a todos os que participaram, organizaram e construiram esta brilhante ideia de unificar os clubes! Excelente formula!

    ResponderEliminar
  5. Já acabou? Oh, que pena, agora que eu estava a gostar... :)

    Foi um campeonato de curta duração mas suficiente para ser memorável: a média de 18 pilotos por prova e felizmente... felizmente, um campeonato em que não houve assim modelos que eram evidentemente superiores aos restantes. Acho que, no global, imperou algum equilíbrio. Sempre foram 3 modelos vencedores, pra não falar que os pódios contiveram alguns 917, que embora nao tivessem ganho aqui, também deram nas vistas.

    Os parabéns ao Augusto por ter sido o justo vencedor: não só por ser o único piloto que marcou presença em todos os pódios de prova, mais por ter sido sempre um candidato à vitória em qualquer das corridas realizadas.

    Quanto aos participantes - nunca é demais dizer que estão todos de parabéns. Quem está atrás do cronómetro e com mais atenção aos desempenhos nota que há alguns pilotos mais "novatos" que começam já a dar uns "ares de suas graças". É bom ver que as provas são não somente muito participadas - são também bem participadas! Parabéns igualmente aos dois clubes por terem conseguido levar a bom porto aquilo que foi na minha curta carreira de "slotista", o campeonato mais participado que vi...

    Esta prova ficou marcada pelo meu acumular de funções: agora, não só tenho de prestar assitencia aos "cronos", tive ainda que assistir à já celebre exposição de modelos Ferrari! :)


    Venham os próximos embates... espero que sejam tão participados como este.

    ResponderEliminar
  6. Vou transcrever o que já escrevi no blog do CSB:



    Agradeço desde de já o vostos de congratulações que me foram endereçados. (Só um aparte Morgado: eu não pertenço a referida praga porque não so naturalizado...ha! ha!)

    Gostava de salientar que em todos estes anos (desde 1988) este foi o campeonato mais e melhor disputado que assiti e participei em Braga. Poderá, eventualmente, ter existdo uma prova com igual n.º de pilotos mas não houve, com certeza, um campeonato que mantivesse essa média em todas as provas (18 pilotos).

    Constatei, também, que todos, até os melhores pilotos, evoluiram desde a primeira próva até a última. Uma palavra: impressionante.

    Penso que as provas correram razoávelmente bem em termos de organização, tenso em atenção a quantidade de participantes. Nesse sentido, quero agradecer o apoio organizativo prestado pelo Rui Mota, Miguel Queiros, Hugo Figueiredo, Pedro Correia e todos que de alguma forma ajudaram no desenrolar das provas do campeonato. Um agradecimento especial, penso que em nome de todos, ao Filipe Vilas Boas pelos magníficos cartazes que elaborou e outro, muito especial, a todos os participantes que souberam estar neste campeonato de forma serena e permitiram este êxito.

    Relativamente a minha participação, não çpoderia ser melhor. Comecei meio que timidamente mas fui constatando que a minha base era sustenta e fui desenvolvendo-a ao longo do campeonato, apesr do percalço do chassi partido entre a 2.ª e 3.ª provas.

    Abraço
    Augusto

    ResponderEliminar