
Uma imagem dos três modelos da "
Matra" vencedores das "
24 Horas de Le Mans". Em 1972 o nº15, em 1973 o nº11 e em 1974, o nº7. Todos estes modelos fazem parte de uma colecção de estáticos e não de Slot.
Aquele que é no meu ponto de vista, o maior ícone das resinas ligado ao mundo do Slot, a "Le Mans Miniatures", edita dois modelos da "Matra", ambos vencedores das "24 Horas de Le Mans".
Ambos com a designação de "MS 670b", correspondem no entanto aos anos de 1972 e 1974.

Do modelo de 1974 retratado nestas primeiras imagens, foram reproduzidos os três modelos participantes, sendo no entanto aqui mostrado, apenas o modelo vencedor e tripulado pela dupla "
Henri Pescarolo - Gerard Larrousse"

Mais uma excelente reprodução deste fabricante, que nos tem habituado a grandes reproduções de modelos participante e vencedores desta fantástica prova francesa.

De um nível de detalhe notável e já habitual, são magníficas peças de excelente escala e acabamento.

O único reparo a fazer nesta primeira versão aqui retratada diz respeito à decoração. Pelas conhecidas normas anti-tabágicas, os logos da "
Gitanes" foram suprimidos.

A mecânica é própria do fabricante, recorrendo ao motor de caixa pequena em posição transversal. Dinâmicamente não se tratam de modelos de grandes prestações, mas que proporcionam uma condução macia e agradável.
O "
Matra - MS 670b de 1972", representa a primeira versão deste construtor francês a vencer a clássica de "
Le Mans", com a dupla de pilotos "
Henri Pescarolo - Graham Hill". Neste caso e embora tivessem marcado também presença com três carros, apenas o modelo vencedor se encontra reproduzido, uma vez que este era o único em versão curta. Os outros dois, tratam-se de versões de cauda longa, o que implica modelos de traseira absolutamente distinta.

Em cima, uma imagem do modelo real e em baixo a excelente peça da "Le Mans Miniaturas", que muito bem reproduz este marco da indústria automóvel francesa da época.

Trata-se também de um modelo cujos adjectivos atribuídos ao anterior modelo, também aqui se aplicam como uma luva.


Na vista traseira, foge-se um pouco aos pormenores de reprodução mecânica, uma vez que as características próprias e inerentes a um modelo de Slot, implicam órgãos mecânicos inapropriados para uma fiel reprodução, acabando por surgir quase uma parede preta, como forma de ocultar o motor eléctrico que move estas miniaturas. Não deixa apesar disso, de estar bem disfarçado.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarMais uma boa "peça" de enciclopédia.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Tem muito bom aspecto.
ResponderEliminarMais um "LeManico" de linhas fluídas redondinhas...
Quanto a mecânicas... é trabalhavel sempre... E um campeonato de clássicos de Le Mans, apesar de não ser a minha especialdade, não caia nada mal :)
Abraços
Viva amigo Nogueira.
ResponderEliminarMuito obrigado
Viva Morgado.
ResponderEliminarAté pode ser trabalhado, mas o seu próprio peso por se tratar de um modelo em resina, já se torna por si só, num problema....
Um abraço
Trazer um carro destes para a pista? Mas está tudo maluco? :)
ResponderEliminarUm campeonato de Clássicos Le Mans?
ResponderEliminarDeixa-me pensar que campeonatos acabaram no início do mês...
Se calhar Clássicos Le Mans à sexta e Clássicos Americanos sábado, não?
Ups...