quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Le Mans Miniatures - Matra-Simca

Uma imagem dos três modelos da "Matra" vencedores das "24 Horas de Le Mans". Em 1972 o nº15, em 1973 o nº11 e em 1974, o nº7. Todos estes modelos fazem parte de uma colecção de estáticos e não de Slot.

Aquele que é no meu ponto de vista, o maior ícone das resinas ligado ao mundo do Slot, a "Le Mans Miniatures", edita dois modelos da "Matra", ambos vencedores das "24 Horas de Le Mans".
Ambos com a designação de "MS 670b", correspondem no entanto aos anos de 1972 e 1974.
Do modelo de 1974 retratado nestas primeiras imagens, foram reproduzidos os três modelos participantes, sendo no entanto aqui mostrado, apenas o modelo vencedor e tripulado pela dupla "Henri Pescarolo - Gerard Larrousse"
Mais uma excelente reprodução deste fabricante, que nos tem habituado a grandes reproduções de modelos participante e vencedores desta fantástica prova francesa.
De um nível de detalhe notável e já habitual, são magníficas peças de excelente escala e acabamento.
O único reparo a fazer nesta primeira versão aqui retratada diz respeito à decoração. Pelas conhecidas normas anti-tabágicas, os logos da "Gitanes" foram suprimidos.
A mecânica é própria do fabricante, recorrendo ao motor de caixa pequena em posição transversal. Dinâmicamente não se tratam de modelos de grandes prestações, mas que proporcionam uma condução macia e agradável.
O "Matra - MS 670b de 1972", representa a primeira versão deste construtor francês a vencer a clássica de "Le Mans", com a dupla de pilotos "Henri Pescarolo - Graham Hill". Neste caso e embora tivessem marcado também presença com três carros, apenas o modelo vencedor se encontra reproduzido, uma vez que este era o único em versão curta. Os outros dois, tratam-se de versões de cauda longa, o que implica modelos de traseira absolutamente distinta.
Em cima, uma imagem do modelo real e em baixo a excelente peça da "Le Mans Miniaturas", que muito bem reproduz este marco da indústria automóvel francesa da época.
Trata-se também de um modelo cujos adjectivos atribuídos ao anterior modelo, também aqui se aplicam como uma luva.

Na vista traseira, foge-se um pouco aos pormenores de reprodução mecânica, uma vez que as características próprias e inerentes a um modelo de Slot, implicam órgãos mecânicos inapropriados para uma fiel reprodução, acabando por surgir quase uma parede preta, como forma de ocultar o motor eléctrico que move estas miniaturas. Não deixa apesar disso, de estar bem disfarçado.
Como forma de não confundir a estrutura tubular agarrada à caixa de velocidades com o fundo negro, as cores foram trocadas passando do original preto para o prateado. No modelo real, suprimiu-se compreensivelmente a bateria, mas esta surge na reprodução. Na imagem de baixo, uma vista da traseira do mesmo modelo, mas da escala 1/43.
Tal como no anterior modelo, mecânicamente a filosofia é a mesma.
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6 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Mais uma boa "peça" de enciclopédia.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  2. Tem muito bom aspecto.

    Mais um "LeManico" de linhas fluídas redondinhas...

    Quanto a mecânicas... é trabalhavel sempre... E um campeonato de clássicos de Le Mans, apesar de não ser a minha especialdade, não caia nada mal :)

    Abraços

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  3. Viva Morgado.

    Até pode ser trabalhado, mas o seu próprio peso por se tratar de um modelo em resina, já se torna por si só, num problema....


    Um abraço

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  4. Trazer um carro destes para a pista? Mas está tudo maluco? :)

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  5. Um campeonato de Clássicos Le Mans?

    Deixa-me pensar que campeonatos acabaram no início do mês...

    Se calhar Clássicos Le Mans à sexta e Clássicos Americanos sábado, não?

    Ups...

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