Autor: Miguel Morgado
O Celica GT-Four, de nome de código “ST165”, foi o primeiro da Toyota, a competir no Campeonato Mundial de Ralis com tracção integral. Ele tem a distinção de dar à Toyota o seu primeiro título de pilotos, reivindicado por Carlos Sainz, em 1990.
Em 2007, o “Goodwood Festival of Speed” viu o lendário sueco “Bjorn Waldegard”, estrela de rali, mais uma vez a conduzir o carro em que ele conquistou uma monumental vitória no “Rally Safari 1990”.
Em 2007, o “Goodwood Festival of Speed” viu o lendário sueco “Bjorn Waldegard”, estrela de rali, mais uma vez a conduzir o carro em que ele conquistou uma monumental vitória no “Rally Safari 1990”.

Havia muitos recursos inovadores no design e engenharia do “GT-Four”, incluindo uma caixa Xtrac de seis velocidades. A Toyota estava totalmente empenhada em ganhar o “WRC” e os seus engenheiros trabalharam intensamente na solução de problemas até ao meio da temporada de 1989. Depois veio o crédito para o qual todos tinham trabalhado, com “Carlos Sainz” a colocar-se num impulso agressivo no “Rali dos 1.000 Lagos”, demonstrando exactamente o que este carro notável foi capaz de fazer. A sua qualidade foi selada no evento seguinte, o “Rali da Austrália”, com “Juha Kankkunen” conseguindo a sua primeira vitória no Mundial.


A vitória de "Waldegard" nessa edição, foi a sua quarta e mais doce, tendo conquistado o percurso de 4.181 km com 38 minutos de avanço sobre o seu rival mais próximo. A Toyota confirmou ainda os terceiro e quarto lugares do Rali.
O motor de base para o “GT-Four” foi o “3S-GTE Turbo Toyota 2,0-litro”, unidade de quatro cilindros DOHC, com uma produção aumentada de 185 para 265cv em consonância com os novos regulamentos do Grupo A. Pontos fortes: boa resposta, boa aceleração e entrega de binário em baixo e médio regime, acoplado à tracção e desempenho proporcionado pelo sistema de quatro rodas motrizes.
O carro estava chegando ao pico de perfeição no início da temporada 1991, vencendo em “Portugal”, “Córsega”, “Nova Zelândia” e “Argentina”. O destino levou a melhor no entanto, com a saída de estrada de Sainz em dois eventos consecutivos e foram suficientes para lhe negar os títulos. Mas o GT-Four conseguiu desempenhar um papel formidável no estabelecimento da relação entre a “Toyota” e a “Toyota Team Europe (TTE)” como um dos principais entre as equipas de fábrica, alcançando o seu pleno potencial em apenas dois anos.
Características do modelo real
Configuração: 3S-GTE Rectilineo 4
Localização: Frente, montado transversalmente
Cilindrada: 1,998 litros / 121,9 no cu
Diâmetro / Curso: 86,0 milímetros (3,4 in) / 86,0 mm (3,4 in)
Compressão: 8.5:1
Valvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: Directa
Aspiração: Turbo e Intercooler
Transmissão
Chassi / Carroçaria: Monobloco, aço
Travões: De discos ventilados, em todas
Caixa de velocidades: Xtrac caixa de velocidades manual de 6 velocidades
Tracção: AWD
Dimensões
Peso: 1100 kg
Comprimento / Largura / Altura: 4365 mm (171,9 in) / 1710 mm (67,3 in) / 1300 mm (51,2 in)
Performance
Potencia: 265 cv / 198 KW @ 6000 rpm
Binário: 380 Nm / 280 ft lbs @ 4400 rpm
Peso/Potencia: 0,24 cv / kg
Localização: Frente, montado transversalmente
Cilindrada: 1,998 litros / 121,9 no cu
Diâmetro / Curso: 86,0 milímetros (3,4 in) / 86,0 mm (3,4 in)
Compressão: 8.5:1
Valvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: Directa
Aspiração: Turbo e Intercooler
Transmissão
Chassi / Carroçaria: Monobloco, aço
Travões: De discos ventilados, em todas
Caixa de velocidades: Xtrac caixa de velocidades manual de 6 velocidades
Tracção: AWD
Dimensões
Peso: 1100 kg
Comprimento / Largura / Altura: 4365 mm (171,9 in) / 1710 mm (67,3 in) / 1300 mm (51,2 in)
Performance
Potencia: 265 cv / 198 KW @ 6000 rpm
Binário: 380 Nm / 280 ft lbs @ 4400 rpm
Peso/Potencia: 0,24 cv / kg
O modelo de Slot
Fez parte dos primeiros modelos equipados com autêntico sistema de tracção integral às quatro rodas. Inicialmente este fabricante, a "Scalextric / SCX", havia-se lançado nesta aventura através dos "Audi Quattro", mas cuja tracção era feita através duma correia que passando por uma polia, unia o eixo de trás ao da frente, aliás, sistema ainda hoje imensamente divulgado e utilizado.
Nas imagens acima mostradas, surge um "Toyota Celica" de reedição. Nas duas imagens abaixo, pode observar-se o modelo original e uma fotografia para que se constate um pormenor de erro que no entanto faz valorizar o modelo.

Características do modelo de Slot
Fabricante: Scalextric / SCX
Motor: RX-8
Posição: Inline
Tracção: AWD
Iman: Regulável, Traseira
Transmissão: AWD
Posição: Inline
Tracção: AWD
Iman: Regulável, Traseira
Transmissão: AWD
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Bons dias!
ResponderEliminarVerdadeira máquina do inferno... Mas quem sou eu para falar. A História já diz que baste para me orgulhar do exemplar em questão para me convencer a adquirir o seu irmão mais novo, st185 de 91.
A meu ver ficou apenas por acrescentar a mais valia estética desta linha de Toyotas. Quer o st165, st175 e st185 têm linhas que me parecem intemporais. A Toyota nestes modelos conseguiu o pleno de uma máquina eficaz e bonita.
Mas quem sou eu para falar... :)
Passo a palavra aos nosso fieis seguidores...
Abraços
Pois é seu Toyoteiro.....
ResponderEliminarEstá-te no sangue ... e na alma... palavras para quê?
Um abraço
Viva.
ResponderEliminarMais uma boa peça de divulgação e informação.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Obrigado amigo Nogueira.
ResponderEliminarUm abraço