Autor: Miguel Morgado
O Celica GT-Four, de nome de código “ST165”, foi o primeiro da Toyota, a competir no Campeonato Mundial de Ralis com tracção integral. Ele tem a distinção de dar à Toyota o seu primeiro título de pilotos, reivindicado por Carlos Sainz, em 1990.
Em 2007, o “Goodwood Festival of Speed” viu o lendário sueco “Bjorn Waldegard”, estrela de rali, mais uma vez a conduzir o carro em que ele conquistou uma monumental vitória no “Rally Safari 1990”.
Em 2007, o “Goodwood Festival of Speed” viu o lendário sueco “Bjorn Waldegard”, estrela de rali, mais uma vez a conduzir o carro em que ele conquistou uma monumental vitória no “Rally Safari 1990”.
O Celica GT-Four foi desenvolvido a partir do zero para atender às novas regulamentações do “Grupo A”, apresentando-se para a temporada de 1988, mas um atraso na homologação levou a que ele não fizesse a sua estreia até ao “Tour de Corse”, o quinto evento do ano.
Havia muitos recursos inovadores no design e engenharia do “GT-Four”, incluindo uma caixa Xtrac de seis velocidades. A Toyota estava totalmente empenhada em ganhar o “WRC” e os seus engenheiros trabalharam intensamente na solução de problemas até ao meio da temporada de 1989. Depois veio o crédito para o qual todos tinham trabalhado, com “Carlos Sainz” a colocar-se num impulso agressivo no “Rali dos 1.000 Lagos”, demonstrando exactamente o que este carro notável foi capaz de fazer. A sua qualidade foi selada no evento seguinte, o “Rali da Austrália”, com “Juha Kankkunen” conseguindo a sua primeira vitória no Mundial.
Havia muitos recursos inovadores no design e engenharia do “GT-Four”, incluindo uma caixa Xtrac de seis velocidades. A Toyota estava totalmente empenhada em ganhar o “WRC” e os seus engenheiros trabalharam intensamente na solução de problemas até ao meio da temporada de 1989. Depois veio o crédito para o qual todos tinham trabalhado, com “Carlos Sainz” a colocar-se num impulso agressivo no “Rali dos 1.000 Lagos”, demonstrando exactamente o que este carro notável foi capaz de fazer. A sua qualidade foi selada no evento seguinte, o “Rali da Austrália”, com “Juha Kankkunen” conseguindo a sua primeira vitória no Mundial.
Em 1990, o GT-Four foi sistematicamente o alvo a abater. Após conquistar o segundo lugar na corrida de abertura em “Monte Carlo”, ele ganhou o “Rali Safari”, da “Acrópole”, “Nova Zelândia”, “1.000 Lagos” e o “RAC”. Carlos Sainz foi o primeiro piloto da Toyota a ser campeão do mundo de ralis e a marca conquistou o segundo lugar no campeonato de fabricantes.
A vitória de “Bjorn Waldegard” no “Rali Safari de 1990” foi heróica, verdadeiro material de que são feitas as lendas. Cinquenta e oito carros alinharam na partida, mas apenas 10 acabaram, lutando em condições extremas, com as chuvas torrenciais a cada dia do evento.
A vitória de "Waldegard" nessa edição, foi a sua quarta e mais doce, tendo conquistado o percurso de 4.181 km com 38 minutos de avanço sobre o seu rival mais próximo. A Toyota confirmou ainda os terceiro e quarto lugares do Rali.
A vitória de "Waldegard" nessa edição, foi a sua quarta e mais doce, tendo conquistado o percurso de 4.181 km com 38 minutos de avanço sobre o seu rival mais próximo. A Toyota confirmou ainda os terceiro e quarto lugares do Rali.
O motor de base para o “GT-Four” foi o “3S-GTE Turbo Toyota 2,0-litro”, unidade de quatro cilindros DOHC, com uma produção aumentada de 185 para 265cv em consonância com os novos regulamentos do Grupo A. Pontos fortes: boa resposta, boa aceleração e entrega de binário em baixo e médio regime, acoplado à tracção e desempenho proporcionado pelo sistema de quatro rodas motrizes.
O carro estava chegando ao pico de perfeição no início da temporada 1991, vencendo em “Portugal”, “Córsega”, “Nova Zelândia” e “Argentina”. O destino levou a melhor no entanto, com a saída de estrada de Sainz em dois eventos consecutivos e foram suficientes para lhe negar os títulos. Mas o GT-Four conseguiu desempenhar um papel formidável no estabelecimento da relação entre a “Toyota” e a “Toyota Team Europe (TTE)” como um dos principais entre as equipas de fábrica, alcançando o seu pleno potencial em apenas dois anos.
Características do modelo real
Configuração: 3S-GTE Rectilineo 4
Localização: Frente, montado transversalmente
Cilindrada: 1,998 litros / 121,9 no cu
Diâmetro / Curso: 86,0 milímetros (3,4 in) / 86,0 mm (3,4 in)
Compressão: 8.5:1
Valvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: Directa
Aspiração: Turbo e Intercooler
Transmissão
Chassi / Carroçaria: Monobloco, aço
Travões: De discos ventilados, em todas
Caixa de velocidades: Xtrac caixa de velocidades manual de 6 velocidades
Tracção: AWD
Dimensões
Peso: 1100 kg
Comprimento / Largura / Altura: 4365 mm (171,9 in) / 1710 mm (67,3 in) / 1300 mm (51,2 in)
Performance
Potencia: 265 cv / 198 KW @ 6000 rpm
Binário: 380 Nm / 280 ft lbs @ 4400 rpm
Peso/Potencia: 0,24 cv / kg
Localização: Frente, montado transversalmente
Cilindrada: 1,998 litros / 121,9 no cu
Diâmetro / Curso: 86,0 milímetros (3,4 in) / 86,0 mm (3,4 in)
Compressão: 8.5:1
Valvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: Directa
Aspiração: Turbo e Intercooler
Transmissão
Chassi / Carroçaria: Monobloco, aço
Travões: De discos ventilados, em todas
Caixa de velocidades: Xtrac caixa de velocidades manual de 6 velocidades
Tracção: AWD
Dimensões
Peso: 1100 kg
Comprimento / Largura / Altura: 4365 mm (171,9 in) / 1710 mm (67,3 in) / 1300 mm (51,2 in)
Performance
Potencia: 265 cv / 198 KW @ 6000 rpm
Binário: 380 Nm / 280 ft lbs @ 4400 rpm
Peso/Potencia: 0,24 cv / kg
O modelo de Slot
Fez parte dos primeiros modelos equipados com autêntico sistema de tracção integral às quatro rodas. Inicialmente este fabricante, a "Scalextric / SCX", havia-se lançado nesta aventura através dos "Audi Quattro", mas cuja tracção era feita através duma correia que passando por uma polia, unia o eixo de trás ao da frente, aliás, sistema ainda hoje imensamente divulgado e utilizado.
Mas a par do modelo "959" da "Porsche", o "Toyota Celica" integrava um motor cuja designação "RX8", possuía um veio extraordináriamente longo para a frente do modelo. Em cada uma das extremidades acoplou-se um pinhão, cuja tarefa era fazer o ataque a uma cremalheira que se situava tanto no eixo posterior como normalmente acontecia, mas também agora, ao eixo anterior. Também hoje imensamente vulgarizado este sistema, foi no entanto naquela época, revolucionário.
Nascia assim para o mundo do Slot, uma revolução ao nível das quatro rodas motrizes. Poderemos dizer então, que também aqui o"Celica" se tornou num modelo revolucionário.
De boa reprodução geral, sobretudo se atentarmos à época em que o aprimorar dos pormenores não era ainda tido em atenção como actualmente, mas de linhas muito puras e a definir muito bem as linhas do modelo real.
Nas imagens acima mostradas, surge um "Toyota Celica" de reedição. Nas duas imagens abaixo, pode observar-se o modelo original e uma fotografia para que se constate um pormenor de erro que no entanto faz valorizar o modelo.
De pouca quantidade, saíram ainda uns quantos modelos em que o sticker da "Repsol" situado na capota, está virado para trás. Trata-se de um erro de tampografia, mas que para quem os tiver, que os guarde bem guardadinhos, .....há poucos......
Nas imagens acima mostradas, surge um "Toyota Celica" de reedição. Nas duas imagens abaixo, pode observar-se o modelo original e uma fotografia para que se constate um pormenor de erro que no entanto faz valorizar o modelo.
De pouca quantidade, saíram ainda uns quantos modelos em que o sticker da "Repsol" situado na capota, está virado para trás. Trata-se de um erro de tampografia, mas que para quem os tiver, que os guarde bem guardadinhos, .....há poucos......
Características do modelo de Slot
Fabricante: Scalextric / SCX
Motor: RX-8
Posição: Inline
Tracção: AWD
Iman: Regulável, Traseira
Transmissão: AWD
Posição: Inline
Tracção: AWD
Iman: Regulável, Traseira
Transmissão: AWD
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Bons dias!
ResponderEliminarVerdadeira máquina do inferno... Mas quem sou eu para falar. A História já diz que baste para me orgulhar do exemplar em questão para me convencer a adquirir o seu irmão mais novo, st185 de 91.
A meu ver ficou apenas por acrescentar a mais valia estética desta linha de Toyotas. Quer o st165, st175 e st185 têm linhas que me parecem intemporais. A Toyota nestes modelos conseguiu o pleno de uma máquina eficaz e bonita.
Mas quem sou eu para falar... :)
Passo a palavra aos nosso fieis seguidores...
Abraços
Pois é seu Toyoteiro.....
ResponderEliminarEstá-te no sangue ... e na alma... palavras para quê?
Um abraço
Viva.
ResponderEliminarMais uma boa peça de divulgação e informação.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Obrigado amigo Nogueira.
ResponderEliminarUm abraço