quarta-feira, 7 de outubro de 2009

JP Slot - Motor

.
Um novo motor chega ao mercado.
O seu fabricante, o mesmo que disponibilizou para o mercado palhetas cuja ausência de oxigénio no cobre de que eram constituídas, parece ter dado excelentes resultados, tendo surgido as palhetas de alta condutividade.
Desenvolveram ainda palhetas estanhadas que proporcionam excelente contacto e alta durabilidade, demonstrando bastante resistência ao desgaste.
Estando este fabricante empenhado no desenvolvimento extremo do aperfeiçoamento da transmissão eléctrica estudando e evitando sobretudo o tipo e causas das perdas de condutividade, lança-se agora no campo dos motores, esperando nós que a sua inicial filosofia se mantenha também neste campo, optimizando assim as tão desejadas performances.

Motor fechado de caixa longa, tipo "Mabuchi FK-180SH"
20,000 rpm a 14,8 v
Torque: 240 gr/cm
Tamanho: 2cm x 3.1cm x 1.5cm
.

5 comentários:

  1. Não percebo muito do capitulo de Motores Avançados, mas este parece-me algo que vale a pena o teste...

    No entanto encontro informações contraditórias aqui:

    http://www.mabuchi-motor.co.jp/cgi-bin/catalog/e_catalog.cgi?CAT_ID=fk_180sh

    No que toca a binário e velocidade...

    Mas mais uma vez saliento que de motores sou um nabo... Se alguem me quiser explicar a diferença entre o catalogo da Mabuchi e os dados aqui apresentados estarei imensamente grato.

    Será mais um grande passo para o meu doutoramento :)

    abraços

    ResponderEliminar
  2. Viva Morgado.

    Algo a quem se deixa um espaço especial aos especialistas.

    Seria bom que alguém com conhecimentos se pronunciasse, já que é matéria que me passa ao lado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Hum... fui ver ao blogue SlotCarNews e diz lá que este motor da JP Slot é BASEADO no dito Mabuchi FK-180SH, por isso é provavelmente uma adaptação (carvões, ímanes ou outra coisa qualquer).

    Não sabia que havia fichas técnicas tão detalhadas, disponíveis pelos fabricantes. Pensava que a maior parte dos motores eléctricos de pequeno porte eram produzidos pela Sun (não a dos lava-loiças nem a da informática...).


    Já agora, Morgado, o que te posso dizer é que FK-180 traduz a referência ao que nós vulgarmente chamamos de motor de "caixa larga" ou "tipo Boxer" ;)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Hugo!

    Entretanto encontrei este artigo que achei deveras interssante num blog também com bom aspecto:

    http://mmslot.blogspot.com/2009/05/motores-scx-explicacao-sobre-sua.html

    ResponderEliminar
  5. Esse artigo também está curioso, Morgado...


    Para quem quiser saber mais sobre as referências dos motores em geral, há a brilhante lista de motores do SlotCarNews. Na introdução desse artigo, aparecem as referências:

    http://slotcarnews.blogspot.com/2007/02/slot-car-news-motor-list.html


    Para quem tiver preguiça de ir ver, eu fiz "copy-paste" da parte que interessa:

    Generic designation (in parentheses) is based on Mabuchi designations:
    (FC-130) is the standard slot car motor, sometimes called Mabuchi or S type.
    (FK-130) is the Fox or TSRF type.
    (FK-180) is the Boxer or long can type.
    (FF-050) is the slim, long can F1 type.
    (FF-030) is the slim, short can such as SCX 1/43 Compact.
    (SH-030) is the small box type.

    ResponderEliminar